Urbô amplia atuação pelo país e projeta marcar mais um ano de crescimento
Matheus Menezes e Aloysio Rebello_Crédito Thyago Rodrigues

Marca mineira de moda masculina expandiu atuação com a pandemia e planeja crescer 20% em 2022

Marca de moda que propõe a sustentabilidade e o minimalismo no vestuário para o homem moderno, a Urbô vem conseguindo se manter firme no propósito de crescer e ampliar sua atuação. Afinal, na contramão da indústria do vestuário, que vinha acumulando perdas de cerca de 30% durante os últimos dois anos, segundo a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), a empresa nascida em Divinópolis, na região Oeste do estado, faturou R$ 9 milhões em 2021 e provou ao mercado que é possível fazer a diferença, aprender e crescer na crise.

O plano agora é fechar 2022 com crescimento da ordem de 20% em relação ao ano anterior. E o plano vem dando certo até o momento. Para isso, a Urbô aposta no posicionamento da marca, de oferecer ao mercado peças feitas a partir de matérias-primas sustentáveis, como borra de café, cânhamo e fibra de banana e, principalmente, de primeiríssima qualidade. "Desde o início da Urbô, nossa principal inquietação era oferecer ao mercado os melhores produtos com preço justo. Não quer dizer que oferecemos produtos mais baratos que nossos concorrentes, mas que temos um cuidado maior em selecionar os melhores fornecedores, com as melhores e mais tecnológicas linhas de tecido, até como uma forma de apoiar a nossa extensa e diversa cadeia de fornecedores", afirma o diretor Comercial e sócio fundador da Urbô, Aloysio Rebello.

Ao lado de Matheus Menezes, sócio-fundador que atua como Diretor de Marketing e Estilo da Urbô, Aloysio administra a empresa que, em plena pandemia, alcançou a excelente marca de 300 varejistas multimarcas que levam a Urbô para 15 estados Brasil afora, além de inúmeros consumidores on-line que navegam pelo e-commerce da marca. Para se ter uma ideia do sucesso, a Urbô já acumula quase 46 mil seguidores no seu perfil no Instagram – uma das principais portas de entrada para novos clientes de qualquer segmento atualmente.

Além de manter a qualidade e a sustentabilidade em todas as suas linhas, a diversificação da carteira de clientes foi e continua sendo o foco da empresa neste ano. Antes da pandemia, 90% dos clientes eram de Minas Gerais e os outros 10% de fora. Com vários estados variando fechamentos e aberturas do comércio, a Urbô viu que era necessário expandir e equilibrar a sua atuação pelo país e também incrementar sua presença no ambiente digital. “Agora, queremos alcançar mais 2 estados, melhorar a eficiência da fábrica e, mais importante, conseguir criar mais profundidade e fidelidade entre os clientes que já conseguimos”, conta Aloysio.

Marketing é um dos grandes diferenciais

Para fidelizar seus clientes, um dos diferenciais da Urbô é o investimento da marca em Marketing. “Temos uma preocupação muito grande de como nosso produto será exposto no show room dos nossos clientes. Porque não adianta deixar a peça em um canto e não mostra-la”, conta Aloysio.

Dessa forma, a Urbô se preocupa em oferecer todo apoio necessário aos lojistas, como catálogos, sinalizadores de loja, vídeos e fotos das coleções e até mesmo a gestão de conteúdo on-line para os lojistas. “Quando nossas coleções são criadas, nosso Marketing já entra em ação. Para seguirmos na marcha do crescimento, é preciso que nosso produto performe bem na loja do meu cliente e a Urbô é totalmente aberta a colaborar da melhor forma para os lojistas”, conta Aloysio.

Localização estratégica motiva equipe para novos projetos

Mobilidade e ganho de eficiência também estão no radar da Urbô para este ano. Um dos gargalos da empresa era a descentralização e a divisão dos setores em três endereços – fábrica, expedição e escritório administrativo. Em 2022, esse problema acabou. A empresa acaba de dar mais um salto na sua trajetória e parte para um novo estágio: a mudança para uma sede única, no centro de Divinópolis, na Rua São Paulo. Em uma área total de 1800 m2, o novo endereço reúne toda a empresa promovendo maior integração entre os 135 funcionários diretos e indiretos que trabalham no local.

Aloysio Rebello afirma que a centralização das operações visa melhorar a vida dos funcionários, que antes precisavam se deslocar de um prédio para outro para reuniões com departamentos diferentes. Além disso, segundo ele, a localização da nova sede trará um ganho de mobilidade, tendo em vista a localização e a facilidade de acesso que beneficiará grande parte dos funcionários que vão gastar menos tempo ao se deslocarem no trajeto de casa ao trabalho, além de proporcionar melhor acesso a serviços como supermercados, restaurantes, agências bancárias, entre outros para a equipe. “O ganho de eficiência proporcionado vai colaborar ainda mais para seguirmos no rumo do crescimento com novos mercados e novos parceiros”, finaliza Aloysio.

Editorias: Industria  Moda  Propaganda e Marketing
Tipo: Pauta  Data Publicação: 12/05/22