Teltec Solutions é uma das 20 melhores empresas para trabalhar no Brasil
Natalia Pruchneski, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Teltec Solutions (Crédito da foto: Wallace Moraes Pereira)

A Teltec Solutions, empresa de capital 100% nacional e que oferece consultoria, serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicações, recebeu a certificação como organização de médio porte (de 100 a 999 funcionários) de Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistando a 14ª posição em 2021, em evento virtual da GPTW (Great Place to Work) Brasil realizado ontem, dia 18 de outubro; na edição de 2020, a empresa ocupou o 33º lugar.

A edição da premiação deste ano é significativa para ambas as organizações. A consultoria Great Place to Work das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil está comemorando 25 anos de edições da premiação. Enquanto a Teltec Solutions completa 30 anos de criação em 2021, tendo como um dos marcos desta celebração a idealização de um espaço diferenciado para atender e conectar ainda mais seus colaboradores, clientes, parceiros e um ecossistema de startups e com projeto de expansão de seus negócios por todo o País. O Hub Digital da Teltec Solutions foi projetado de modo a abranger soluções e tecnologias em diferentes frentes propondo o futuro do trabalho híbrido e promovendo a inovação.

Para concorrer ao ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil da GPTW, as empresas passam pelo processo de certificação, por meio da aplicação de uma pesquisa de clima com uma boa nota de satisfação, somada à análise das suas práticas culturais.

A metodologia de pesquisa de clima organizacional elaborada pela instituição GPTW visa auxiliar as empresas a identificarem seus pontos positivos e suas oportunidades de melhorias, acompanhando as transformações do mundo corporativo, mediante a análise de indicadores que medem aspectos ligados à inovação, comunicação, liderança, cuidados, entre outros. Neste quesito, a Teltec Solutions destacou-se com seus programas e planos de ação que focam no desenvolvimento de suas lideranças, o fortalecimento e a disseminação de uma comunicação transparente, além das práticas voltadas ao cuidado psicoemocional dos seus colaboradores.

“Combinar nossos valores e missão nos permitiu ter um ambiente que promove o debate de opiniões construtivas, a busca pela convergência e a colaboração entre todos. Neste sentido, o orgulho maior, além de a Teltec Solutions estar presente no ranking, é o de todos os colaboradores da empresa, os quais chamamos de ‘Solutions’, terem construído um clima organizacional que nos estimula a realizar melhorias contínuas para que eles encontrem um ambiente de trabalho cada vez mais produtivo, saudável e feliz", afirma Natalia Pruchneski, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) da Teltec Solutions.

Os principais pontos positivos apontados pelos colaboradores da Teltec Solutions na pesquisa de clima foram pessoas, ambiente de trabalho, cultura, ética, desenvolvimento pessoal/profissional, humana, lideranças, valores, oportunidade de crescimento, autonomia e cuidado com o colaborador. Estes pontos refletem diretamente nas ações da empresa para e com seus colaboradores.

Uma das principais ações é o programa de responsabilidade social da Teltec Solutions, denominado Giving Back, foi desenvolvido para incentivar a contribuição à sociedade, criando oportunidades e ajudando as pessoas em diversos aspectos. “Para nós, o compromisso e o envolvimento em causas sociais expressam nossa visão de um mundo mais colaborativo, sustentável e humano”, ressalta Natalia Pruchneski.

Outras três principais práticas da Teltec Solutions são o Kick Off, o evento de desdobramento estratégico que reúne (presencialmente na cidade de Florianópolis, antes de pandemia, e realizado remotamente em 2021) todos os colaboradores para comunicar o atingimento das metas do ano, as novas diretrizes, reconhecer e valorizas as pessoas, integrar, motivar e celebrar as conquistas alcançadas.

Ao longo do ano, ações da área de engajamento e cultura em datas especiais marcam o constante diálogo entre a liderança e os colaboradores; bem como o cuidado com os “Solutions” (nome interno dado aos colaboradores da empresa) desde o primeiro contato deles quando ingressam na Teltec Solutions até o fim de sua jornada.

De acordo com a Gerente de DHO da Teltec Solutions, “já estamos montando novos planos de ações com base nos resultados obtidos tanto na pesquisa geral, quanto nas segmentadas por áreas, com o corpo diretivo e as demais lideranças da empresa”. Essas ações abrangem planos de gestão de carreira; gestão de desempenho; a melhoria contínua no programa Onboarding, que é o processo para integrar o novo colaborador à empresa, desde o momento da sua contratação; melhorias no processo de atração de talentos e a incrementação do termômetro de clima, uma pesquisa rápida que tem o objetivo de entendermos como está o nível de satisfação e os sentimentos dos “Solutions” (como são denominados os colaboradores na Teltec Solutions).

Editorias: Economia  Informática  Negócios  Serviços  Recursos Humanos
Tipo: Pauta  Data Publicação: 19/10/21