Levantamento do Imovelweb mostra que Zona Oeste é a região mais cara para comprar um imóvel em São Paulo
...

O preço médio do m² na capital paulista foi R$ 9.412 em agosto, segundo informações do Imovelweb, um dos maiores portais imobiliários do País. Houve aumento de 0,2% nos preços se comparado ao mês anterior e de 4,4% no período de 12 meses. De acordo com os dados, a região mais cara para se morar na cidade é a Zona Oeste, onde o preço de compra é R$ 11.277/m². Já o local mais barato é a Zona Leste, com média de R$ 5.137/m².

No período de um ano, os bairros onde o preço do m² mais subiu em São Paulo foram São Miguel Paulista (R$ 4.748/m², +12,9%), Jardim Helena (R$ 4.566/m², +11,9%) e Jaguara (R$ 5.965/m², +10,9%). Por outro lado, os bairros que mais se desvalorizaram foram Cidade Dutra (R$ 4.897/m², -6,0%), Pari (R$ 6.542/m², -9,0%) e Parelheiros (R$ 6.227/m², -11,6%).

Aluguel em estabilidade

O relatório do Imovelweb mostra que em 2021 o aluguel quase não registrou alterações, houve apenas uma pequena queda de 0,1%. Dessa forma, o preço de locação de um imóvel padrão (65 m², dois quartos e uma vaga) na capital paulista está, em média, R$ 3.453/mês, somente R$ 2 reais abaixo do valor do início do ano. Em 12 meses, houve um incremento de 3,1% no preço do aluguel.

Em 12 meses, os locais onde ficou mais barato alugar um imóvel foram Sé (R$ 3.091/mês, -15,8%), Bom Retiro (R$ 1.865/mês, -15,3%) e República (R$ 2.973/mês,
-11,9%). Os aluguéis ficaram mais caros em Itaquera (R$ 1.705/mês, +15,6%), Vila Medeiros (R$ 1.589/mês, +16,3%) e Belém (R$ 2.058/mês, +17,1%).

Rentabilidade
O índice de rentabilidade imobiliária relaciona o preço de venda e valor de locação do imóvel para verificar o tempo necessário para recuperar o dinheiro utilizado na aquisição do imóvel. No relatório de agosto, o índice foi de 5,8% bruto anual. Dessa forma, são necessários 17,3 anos de aluguel para obter o valor investido no imóvel, 11% a mais que há um ano.

Sobre o Imovelweb:
Com 22 anos de existência, o Imovelweb é um dos maiores portais do mercado imobiliário do Brasil. Referência em Real Estate, com cerca de 170 colaboradores no Brasil, é uma multinacional sólida, de capilaridade nacional e com a maior capacidade de investimento do mercado em plataforma digital. O Imovelweb se destaca em seu mercado por representar o consumidor em todas as suas necessidades e momentos de vida, oferecendo as melhores oportunidades de negócios do setor imobiliário no Brasil. Mais informações em www.imovelweb.com.br.

Editorias: Cultura e Lazer  Imóveis  Negócios  Sociedade
Tipo: Pauta  Data Publicação: 14/09/21