Livro da 1ª Edição do Prêmio Rio de Contos será lançado neste sábado
...

Evento acontecerá na 4ª Edição da LER – Salão carioca do Livro, no Pier Mauá

No próximo sábado, 14, às 15h, será lançado o livro da 1ª Edição do Prêmio Rio de Contos na LER – Salão Carioca do Livro que está ocupando os armazéns 3, 4 e 5 do Pier Mauá até o dia 15, domingo. A obra traz uma coletânea de 25 contos escritos, com sua tiragem inicial de mil exemplares a ser distribuída gratuitamente para bibliotecas pública, comunitárias e para população de baixa renda.

Entre os autores a serem lançados há representantes do interior, da Baixada Fluminense, Niterói e de todas as zonas da capital carioca, tendo em seu bojo narrativas negras, LGBTQIA com um espetro amplo de idades que vão dos 20 aos 80 anos.

Embora a seleção da 1ª edição tenha sido realizada em 2020, apenas agora entendeu-se que havia segurança sanitária para a realização de um evento presencial da magnitude da LER, onde o livro terá o seu lançamento pela editora Mater.

Escritores de todo o estado do Rio de Janeiro que sonham em ter seu texto publicado têm podido se inscrever no Prêmio Rio de Contos, que já vai para a sua 3ª Edição. Com o objetivo de buscar novos talentos e fomentar a produção literária, o Prêmio Rio de Contos é um projeto idealizado e realizado pela escritora Bárbara Caldas, através de sua empresa, Mater Produções, em parceria com a FUNARJ e a LER. O prêmio é uma importante e fundamental estratégia, não apenas para fomentar a produção literária no RJ, como também a leitura, estabelecendo laços do leitor de todo o estado com a literatura contemporânea produzida aqui.

“Na primeira e na segunda edição do prêmio foram tantas e tão diversas inscrições, de textos com potenciais latentes vindos de todo os cantos do estado, que lançamos este livro dentro da mais absoluta experiência de termos visto na prática a concretização da teoria de que, sim, o RJ é um estado pleno de potenciais, repleto de gente escrevendo bem e querendo publicar. Pessoas que precisam de oportunidades, de aberturas de portas e do suporte técnico sólido e adequado para se transformarem em potências literárias”, conta Bárbara Caldas.

Os autores selecionados pela 1ª edição do prêmio passaram por uma série de vivências com cursos de escrita criativa com Cláudia Chigres da PUC Rio, literatura com Leonardo Tonus da Sorbonne Paris, aula magna de língua portuguesa com Pasquale Cipro, encontro com MV Bill como escritor e mentorias individuais com Bárbara Caldas, num processo de reescrita dos contos que foram amadurecidos para o lançamento desta obra final que vem com orelha do Professor Pasquale dizendo que “O Prêmio Rio de Contos é um verdadeiro oásis”.

“E eis que juntos somos pretos, brancos, indígenas ou tudo misturado. Somos além da juventude, da maturidade ou da dita velhice. Somos do subúrbio, do interior, da zona sul, da Baixada, da serra e do mar. Somos tudo o que o Rio de Janeiro é”. São palavras da contracapa do livro que logo estará nas livrarias do Rio de Janeiro.

Para acompanhar todas as atividades do Prêmio Rio de Contos, acesse o Instagram @premioriodecontos.

Autores e autoras:
Aglaéé Carvalho, Antonio de Medeiros, Camila de Araújo, Daiana de Souza, Dênis Rubra, Felipe Loureiro, Fernanda Bittencourt, Fernando Naxcimento, Gustavo Cunha, Henquique Bulhões, Jânderson Albino Coswosk, João Ricardo Campos, Kíssila Muzy, Luiz Henrique Romagnoli, Matheus Optiz, Máximo Lustosa, rafael amorim, Rafael Simeão, Raysa Blith, Ricardo Gualda, Sueka, Taís Victa, Teresa Garbayo, Thais Carvalho Azevedo e Thiago Emanuel.

Serviço:
Lançamento do livro da 1ª Edição do Prêmio Rio de Contos
Data: 14 de maio
Local: LER – Salão Carioca do Livro - Armazéns 3, 4 e 5 do Pier Mauá
O evento vai das 9h às 21h. A programação completa está disponível no site do evento (www.lersalaocarioca.com.br).

Editorias: Cultura e Lazer  Teen  Terceira idade
Tipo: Pauta  Data Publicação: 12/05/22