Comida di Buteco 2021: organização exige cumprimento dos protocolos de segurança sanitária

Não cumprimento das regras de funcionamento de forma reincidente pode eventualmente gerar multas e fechamentos pelo poder público, bem como a desclassificação no Comida di Buteco; neste ano o concurso é de forma híbrida

Com a flexibilização e a retomada do setor de bares e restaurantes está de volta o Comida di Buteco, realizado com muita responsabilidade. Adaptações foram implementadas pela organização para garantir a segurança do público e em Uberlândia, o concurso vai até o dia 22 de agosto e conta com a participação de 11 bares.

De acordo com a diretora de Operações do evento, Maria Eulália Araújo, os estabelecimentos participantes do Comida di Buteco estão sujeitos às regras de funcionamento dos bares e restaurantes, determinada pelo governo municipal. “Temos orientado os butecos a cumprir rigorosamente as regras definidas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid 19 e limitar o atendimento à capacidade permitida no estabelecimento. Estamos continuamente checando e reforçando esse cumprimento”, enfatiza.

Presente em todas as edições do concurso, o empresário José Gilberto Machado Silva (Betão), do Bar do Betão disse que está seguindo todos os protocolos para que possa trabalhar. “Estou com apenas 40% das mesas postas, o que me obrigou a fazer dois horários, trabalhando dobrado para atingir a renda que ganhávamos antes. Hoje, o estabelecimento é bar e restaurante e tenho percebido que aos poucos os clientes estão voltando a frequentar. Tem um casal de idosos, já vacinados, que depois de quase dois anos voltaram a vir aqui. Nossa fé é que a vacina atinja a todos o mais rápido possível”, disse Betão.

O proprietário do Bar Nosso Restaurante, Luís Cláudio Rossetto Paschoalotto, que está há seis anos no bairro Brasil, contou que precisou readequar os horários e fazer cortes de pessoal. “Essa é minha terceira participação no concurso. Foi preciso abrir para o almoço por causa da pandemia, porque a noite caiu muito o movimento e estou em uma região muito comercial. Tivemos uma queda de 60% nas vendas devido ao horário de fechamento às 21h e a conta não fecha. Este era o horário em que as pessoas costumavam chegar. Tive que demitir e reajustar a equipe, com freelancer em virtude do Comida di Buteco, mas estamos reformulando. O almoço está ajudando, temos uma casa ampla e não paramos de trabalhar. Em relação ao protocolo de segurança, nossas mesas estão há dois metros de uma para a outra, com o salão em mais de 40% reduzido. Todos os garçons usam máscaras e temos álcool em gel. O maior gargalo é o horário de fechamento mesmo”, explica Luís.

Pela primeira vez de forma hibrida

Em respeito aos que não se sentem confortáveis de frequentar espaços púbicos, este ano o concurso será de forma híbrida, isto é, o consumidor poderá pedir o petisco participante via delivery ou take away (retirada no local). E mais: a organização fez uma parceria com uma plataforma digital para administrar o fluxo de pessoas, que permite que os clientes que quiserem ir ao bar possam reservar a mesa com antecedência.

“Esta ferramenta está acessível no site www.comidadibuteco.com.br. Nele é possível localizar o buteco que quer visitar em cada cidade. O site traz também a digitalização dos cardápios. Todos os estabelecimentos, mesmo já sob a resolução do município em relação aos protocolos de segurança, receberam reforço de nossa parte para que haja cumprimento e respeito em relação ao número de pessoas por mesas, distanciamento, horário de fechamento, pois queremos trabalhar lado a lado com a cidade”, esclarece.

Maria Eulália explicou ainda que a organização também elaborou uma lista de dicas para os consumidores, para que também respeitem as regras. “Não queremos causar constrangimento aos butecos e eventualmente multas e fechamentos pelo poder público, bem como a desclassificação no concurso Comida di Buteco por desrespeitar as regras de funcionamento de forma reincidente. Entre as dicas para os bares estão não servir ninguém que não esteja sentado, nem efetuar vendas para que as pessoas consumam em pé ao redor do bar e para os consumidores, a obrigatoriedade do uso da máscara, álcool em gel nas mesas, entre outros”, finaliza.

Confira os dados dos 11 butecos participantes:

BAR DO CARLINHO

Pirata

Bolinho de tilápia recheado com queijo acompanhado com pirão.

Endereço: Rua Costa Pereira, 159 - Bom Jesus

Telefone: (34) 3217-5868

Horário: Segunda a Sábado: 18h às 0h

BAR DO SÔ CREYSSON

Mega Omelete do Sô Creysson

Mega Omelete do Sô Creysson feita com ovos, frango, calabresa, milho verde, presunto, muçarela, bacon, catupiry, cheiro verde e cenoura.

Endereço: Av. Dr. Arnaldo Godoy de Souza, 1945 - Cidade Jardim

Telefone: (34) 3237-5016

Horário: Segunda a Sábado: 17h às 0h

BAROA BAR

Vacatolano

Costela Bovina ao vinho tinto com batata baroa cozida e refogada na manteiga de garrafa com cheiro verde e crispy de alho poró.

Endereço: Alameda Uberaba, 200 - Jardim Finotti (próx. UFU Campus Santa Mônica)

Telefone: (34) 3235-1071

Horário: Segunda a Sábado: 18h às 23h30

CAMINHO D´ CASA

Costela Cura Cachaça

Costela bovina de panela com cebola crispy salteada e purê de inhame.

Endereço: Av Indaiá, 12 - Jaraguá

Telefone: (34) 99662-0707

Horário: Terça a Sexta: 17h às 23h30. Sábado: 11h às 23h30 e Domingo: 11h às 15h

LIBERTAS VENDA & BAR

Roots Pork Roots

Fraldinha suína serenada assada servida com chips de mandioquinha. Acompanha geléia caseira de laranja com gengibre e creme de alho poró com queijo canastra.

Endereço: R. Helvécio Schiavinato, 35 - Vigilato Pereira

Telefone: (34) 99810 0420

Horário: Segunda a Sábado: 18h às 0h

NETÃO BEER

Torresmo do Netão

Torresmo de barriga com mandioca frita. Acompanha molho especial da casa.

Endereço: Av. José Fonseca e Silva, 4061 - Jardim Europa

Telefone: (34) 3232-0596

Horário: Terça a Quinta: 18h à 0h. Sexta e Sábado: 18h às 02h. Domingo: 18h à 0h

NOSSO!

Delícia Empanada

Bolinhos empanados, a base de cenoura e batata, com bacon, alho e cebola, recheado com queijo.

Endereço: Av Afonso Pena, 3335 - Brasil

Telefone: (34) 3016 4600

Horário: Segunda: 11h às 14h. Quarta a Sábado: 11h às 14h e 17h às 00h

POINT DO MERCADO

Vaca Amarela

Filé de costela bovina com mandioca no açafrão e ervas. Acompanha molho de legumes e gengibre.

Endereço: R. Olegário Maciel, 255 Loja 2 - Centro

Telefone: (34) 3236-9227 - (34) 99696-6592

Horário: Terça a Sábado: 11h às 23h. Domingo: 11h às 17h

RECANTO DA CEVADA

Anéis de Cebola à Mineira

Anéis de Cebola fritos com queijo meia cura e bacon. Acompanha molhos de páprica picante com raiz forte e molho agridoce.

Endereço: Av. Laerte Caetano da Silva, 1337 - Alto Umuarama

Telefone: (34) 3212-5831

Horário: Quarta e Quinta: 18h à 0h. Sexta 17h à 0h. Sábado: 11h às 0h. Domingo: 11h às 22h

RECANTO DO RAIMUNDO

Mandioca do Raimundão

Carne serenada com chips de mandioca, cebola roxa caramelada e croutons de queijo coalho.

Endereço: Rua Marquês Póvoa, 180 - Osvaldo Rezende

Telefone: (34) 3236-1552

Horário: Terça a Quinta: 16h às 23h. Sexta e Sábado: 11h às 23h

BAR DO BETÃO

Traíra da Muié du Betão

Isca de traíra sem espinha, empanada e frita. Acompanha creme de alho com especiarias, molho de limão e purê de batata doce.

Endereço: Av. João Pinheiro, 263 - Centro

Telefone: (34) 3236-9130

Horário: Segunda a Sábado: 16h30 às 00h30. Domingo: 16h30 às 23h30

Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA

CNPJ: 06.204.569/0001-55.

Facebook: /comidadibuteco

Instagram: _comidadibuteco

Twitter: @_comidadibuteco

Site: comidadibuteco.com.br

Baixe o app ComidadiButeco.

Editorias: Gastronomia  Negócios  Sociedade
Tipo: Pauta  Data Publicação: 10/08/21