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Márcio Cacique / Divulgação |
O projeto TERREIROS NÔMADES - Macamba Faz Mandinga - Saberes Afrodiaspóricos nas Corporeidades da Cena, realiza encontro entre o indígena Márcio Cacique e alunos e professores de escolas zona sul de São Paulo: EMEI Cruz e Souza e EMEF Ana Maria Alves Benetti, nos dias 17 e 24 de setembro, respectivamente.
Com o tema Cosmovisões do Povo Guarani - Lutas e Resistências, as atividades e vivências ocorrem no dois turnos de ambas escolas. Após o encontro, as escolas retomam o tema junto aos alunos, expandindo as possibilidades de entendimento.
Cacique Karai Márcio Verá Mirim, da aldeia Yvy Porã TI Jaraguá, é atuante na luta pela demarcação da Terra Indígena Jaraguá, conselheiro do Museu das Culturas Indígenas São Paulo e do Conselho Estadual dos Povos Indígenas - CEPISP e membro do GT PNGATI - Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial Indígena. Também atua como guia indígena Guarani e palestrante sobre cultura e tradição do Povo Guarani.
Contemplado na 41ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, TERREIROS NÔMADES - Macamba Faz Mandinga - Saberes Afrodiaspóricos nas Corporeidades da Cena é realizado pela N’Kinpa - Núcleo de Culturas Negras e Periféricas. O projeto visa valorizar as culturas africanas, afrodiaspóricas e originárias colaborando para a aplicação efetiva, por meio da linguagem artístico-pedagógica, das Leis Federais nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino de história e de culturas afro-brasileira e indígena nas grades curriculares do ensino fundamental e médio. As duas escolas envolvidas no projeto - EMEF Ana Maria Benetti e EMEI Cruz e Sousa - foram contempladas por serem instituições onde essas leis são aplicadas levando a educação antirracista para além do material didático.
Ao longo de 2024, várias atividades e estudos vêm sendo realizados nas escolas numa parceria da N’kinpa com coletivos do entorno: vivências com mestres da cultura afrodiaspóricas, palestras e bate-papos com pensadores da cultura negra e indígena, encontros com pais, alunos e comunidade, programas de Podcast (Diáspora - A Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes) e criação de um espetáculo de teatro performático, concebido a partir desse percurso, cuja estreia está prevista para novembro.
Segundo Joice Jane Teixeira, idealizadora e proponente do projeto Terreiros Nômades e coordenadora da coletiva N’kinpa, “a escolha das duas escolas, além de serem instituições cujos projetos políticos-pedagógicos se pautam na implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, deve-se ao fato de estarem localizadas no bairro do Jabaquara, na região sul da cidade, um dos territórios de grande relevância histórica para o povo negro”. E completa: “buscamos com ações, conteúdos e vivências estabelecer, além de um diálogo com crianças, jovens e adultos, devolver o que lhes foi negado, ou seja, as histórias e os saberes de povos que, por conta do racismo estrutural histórico, foram e ainda são invisibilizados. Acreditamos que a partir disso ampliaremos as reflexões políticas, culturais e sociais/econômicas, além de fomentar e formar um público ativo na luta pelos os direitos, propositivo e participativo da vida de sua comunidade”.
N’KINPA - Núcleo de Culturas Negras e Periféricas é uma coletiva formada do encontro entre artistas-educadoras/es e agentes culturais negros e negras, dispostos/as e politicamente comprometidos/as a bulir, criar e propor ações contra coloniais para crianças, adolescentes e jovens a partir das cosmovisões africanas, afrodiaspóricas e originárias, visando a implementação das leis federais 10.639/03 e a 11.645/08.
Projeto: TERREIROS NÔMADES - Macamba Faz Mandinga
Encontro/vivência: Cosmovisões do Povo Guarani - Lutas e Resistências
Convidado: Márcio Cacique
Horários: Manhã - às 9h30 / Tarde - às 13h30
Duração: 2h. Evento restrito às escolas.
19 de setembro - Terça
EMEI Cruz e Souza
Rua Henrique da Costa, 348 - Jardim Itacolomi. São Paulo/SP.
24 de setembro - Terça
EMEF Ana Maria Benetti
Rua Cruz das Almas, 74 - Vila Campestre. São Paulo/SP.