Inteligência Artificial impactando no Marketing Digital

A meta é fornecer os produtos certos, para os clientes certos, na hora certa

Por *Cleverson Novo e *Bruna Rodrigues

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos trouxeram uma série de mudanças e oportunidades para o mercado digital. Inteligência artificial (IA) é uma delas e, em decorrência disso, tem sido amplamente explorada, resultando em modelos de negócios inovadores.

Ao contrário do que é retratado em filmes e livros de ficção científica, a inteligência artificial não se baseia em robôs quase humanos, mas na evolução de benefícios específicos para vários tipos de indústrias e áreas de atuação.

A tecnologia oferecida mudou completamente as indústrias, afetou o setor de varejo e agora está atualizando alguns processos internos. Aplicada ao marketing digital, a IA trabalha para modificar e modernizar alguns processos de comunicação dentro e fora das organizações.

A partir do momento em que o mercado se desprendeu da zona de conforto e direcionou sua atenção para os canais digitais, a meta se tornou: fornecer os produtos certos, para os clientes certos, na hora certa. Aliado ao marketing, o uso de inteligência artificial pode expandir esse objetivo de forma mais ágil e precisa, que qualquer humano seria capaz de executar.

Assim, a IA e o marketing digital oferecem uma série de conveniências e benefícios para a comunicação, como a obtenção de dados estruturados, a elaboração de conteúdos mais relevantes, além da realização de serviços e processos internos realizados de forma ágil.

A automação de tarefas é uma das principais vantagens dessa tecnologia, já que ela possibilita um atendimento ao cliente de forma natural, decisiva e rápida. Além de fornecer soluções para problemas básicos, também pode orientar os usuários a obter respostas mais específicas para outras questões que a ferramenta não esteja programada para solucionar.

Ao utilizar a inteligência artificial ​​integrada ao Machine Learning, torna-se possível coletar os dados dos usuários que passam o dia na internet e analisá-los de forma que informações importantes para estratégias de comunicação sejam extraídas. Mas, quais informações são essas? Para que o marketing digital ocorra de forma exata, as grandes empresas precisam entender o comportamento do público-alvo. Então, é necessário saber dados como localização, comportamento, tempo de permanência em sites, desejos de consumo e necessidades. Essa é a forma que as marcas encontraram para trabalhar a jornada de interesse do cliente.

Para que essa jornada ocorra da forma que o mercado espera, é necessário que os sistemas de recomendação utilizem dados de milhões de usuários cadastrados nas plataformas digitais, ou seja, ao descer o feed de alguma rede social ou acessar algum site específico, o consumidor terá acesso a anúncios de produtos, serviços e conteúdos similares a pesquisas já realizadas.

De acordo com o relatório divulgado pela Everstring, 71% dos profissionais de marketing estão interessados em usar a inteligência artificial para personalização de dados e 68% dos profissionais acreditam que as técnicas serão críticas para o marketing digital (EVERSTRING, 2018). E mesmo com a pandemia, a IDC calcula crescimento de 12,3% do mercado de IA em 2020.

Como é possível ver, as tecnologias envolvendo inteligência artificial estão entrando no mercado de redes com uma força cada vez maior. Com relação ao marketing digital e como essa solução poderá ser aplicada à comunicação com o consumidor, cabe aos profissionais estudarem e utilizarem uma marca de forma que consigam bons resultados. Em resumo, a IA está em praticamente tudo o que encontramos na internet. Isso nos mostra que, além dos analistas de marketing digital, as empresas de tecnologia e de propaganda ainda têm um caminho sinuoso a percorrer, para que o mercado esteja 100% conectado à IA. Estamos indo cada vez mais longe!

*Cleverson Novo é Diretor de Vendas e Marketing e *Bruna Rodrigues é Analista de Marketing, ambos da Open Labs.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Negócios  Serviços  Propaganda e Marketing  Telecomunicações
Tipo: Artigo  Data Publicação: 15/12/20
Local a ser realizado:   Data a ser realizado:
Tags:
Informações para contato