Smurfit Kappa ajuda empresa a evitar o uso de 14 toneladas de isopor por ano

A Smurfit Kappa, (http://www.s
murfitkappa.com/br), um dos principais fornecedores de soluções de embalagens de papelão do mundo, anuncia os resultados positivos da parceria com a Dorel, que, em 2021, lançou uma nova linha de artigos mobiliários para escritório, comercializados via e-commerce. Para o projeto, a Smurfit Kappa desenvolveu uma solução de preenchimento de papelão como uma alternativa sustentável ao EPS (Poliestireno Expandido), fonte utilizada anteriormente pela Dorel, que evitará a utilização de aproximadamente 14,4 toneladas de isopor por ano.

\"É muito gratificante aplicar a nossa expertise para contribuir com o sucesso dos clientes da Smurfit Kappa, principalmente os que têm objetivos de cunho sustentável. Além de fortalecer a parceria entre a Smurfit Kappa e a Dorel, a solução que desenvolvemos aumentará o valor agregado perante os consumidores da empresa, e no longo prazo, contribuirá para uma menor poluição do planeta, uma das nossas principais premissas”, afirma Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa no Brasil.

Para ajudar a Dorel a atingir os objetivos sustentáveis com o portfólio de móveis recém-lançado, a Smurfit Kappa realizou um estudo com base na necessidade da empresa de melhorar o transporte dos produtos por meio de uma solução de preenchimento que protegesse os produtos durante a complexa cadeia logística do e-commerce, mas que fosse produzida a partir de materiais recicláveis que não aumentassem a área das caixas – fator que dificulta o manuseio e manutenção das mercadorias - e contribuísse para reduzir os custos na cadeia lo
gística. O resultado foi uma solução feita de papelão, com certificação FSC, 100% reciclável, que protege os produtos e o meio ambiente.

\"Trabalhar com a Smurfit Kappa como fornecedora para este projeto possibilitou para que as nossas embalagens sejam 100% ecológicas, com mais proteção, qualidade e praticidade para o consumidor. Além disso, conseguimos otimizar o espaço para armazenamento das proteções, o que trouxe muitos benefícios para a Dorel”, destaca Magno Mendonça, Gerente de Produção da Companhia Dorel Brasil.

Inovação e tecnologias aplicadas em prol da sustentabilidade

A Smurfit Kappa conta com uma série de ferramentas licenciadas e proprietárias – como o eSmart, método de otimização da cadeia que serve como um guia de processo para o e-commerce, com foco em promover uma experiência superior e diferenciada ao consumidor e na eficiência de suprimentos - que possibilitam a composição das melhores e mais eficientes opções em embalagens. Com a tecnologia aliada à expertise da equipe de desenvolvimento da Smurfit Kappa, a companhia conseguiu chegar a uma solução de acomodação do produto
primário produzida 100% em papelão ondulado.

“A solução de embalagem produzida para a Dorel demonstra como a tecnologia aliada à experiência da Smurfit Kappa podem gerar resultados eficientes e sustentáveis para a indústria. Estamos muito felizes por conseguir realizar esse projeto para a Dorel, que sempre se mostrou muito preocupada com questões ambientais”, destaca Alcalá.

Portfólio diversificado de soluções para preenchimento

Os chamados buffers são um tipo de embalagem de preenchimento protetora, desenvolvidos de acordo com as necessidades do produto que será transportado, da cadeia de fornecimento e do canal de vendas.
Todas as soluções de preenchimento da Smurfit Kappa são criadas para oferecer um alto nível de resistência e proteção contra as exigências da cadeia de fornecimento.

Além da qualidade e proteção oferecidas pelos buffers, há uma questão sustentável ao fazer uso desse tipo de embalagem, pois não são utilizados materiais de EPS (isopor) ou plástico, apenas papel, um dos materiais mais sustentáveis disponíveis pois é reciclável, renovável e biodegradável.

A tecnologia da Smurfit Kappa permite que a companhia possa fornecer soluções de preenchimento para todos os tipos de produtos, que vão desde eletrodomésticos, mobiliários, dispositivos eletrônicos à objetos delicados, como peças de cerâmica, entre outros. Independentemente do tamanho, peso ou desafios da cadeia de fornecimento, a companhia é capaz de personalizar a solução de acordo com as necessidades do material, para assegurar que o produto chegará ao destino final em perfeitas condições.

Sobre a Smurfit Kappa

A Smurfit Kappa, empresa FTSE 100, é um dos principais fornecedores de soluções de embalagens em papel do mundo, com aproximadamente 46 mil funcionários presentes em mais de 350 locais de produção em 36 países e com receita de 8,5 bilhões de euros em 2020.

Localizada em 23 países da Europa e em 13 nas Américas, é a única produtora pan-regional de larga escala nas Américas. No Brasil, conta com um quadro colaborativo composto por mais de 2 mil colaboradores e possui quatro fábricas: Pirapetinga e Uberaba (MG); Bento Gonçalves (RS); e Maranguape (CE); além de unidades administrativas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

As fábricas de embalagens da Smurfit Kappa adquirem a maior parte de suas matérias-primas em fábricas de papel próprias e estão prontas para fabricar um portfólio incomparável de soluções para embalagens de papel, 100% renováveis e produzidos de forma sustentável, que melhoram a pegada ambiental da companhia e de seus clientes.

Temos orgulho de apoiar iniciativas sociais, ambientais e comunitárias nos países em que operamos, projetos que nos possibilitam apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, focando nas áreas em que acreditamos ser possível causar maior impacto.

Siga-nos no LinkedIn, Twitter, Facebook, YouTube, Instagram ou visite http://www.smurfitkappa.com/br.

Editorias: Imóveis  Industria  Negócios
Empresa: Barbara