Como investir seu dinheiro num momento de incertezas?
Jorge Castellar, diretor de negócios globais da Bricksave

POR JORGE CASTELLAR,MESTRE EM ECONOMIA, MBA EM FINANÇAS E DIRETOR GLOBAL DE VENDAS NA BRICKSAVE

Entre os ensinamentos que o último ano nos trouxe, um deles é que é bom ter uma reserva financeira para emergências. Guardar uma parcela de nossos rendimentos quando possível (e de forma metódica) para que não nos falte no futuro. Mas, simplesmente poupar o dinheiro pode ser uma faca de dois gumes cujas incertezas e volatilidade econômicas podem corroer o fruto de nosso trabalho.

É muito importante saber que o dinheiro deve trabalhar para você e não você trabalhar para o dinheiro, portanto, ter investimentos inteligentes é a forma mais interessante de fazer isso. São muitos conselhos você vai encontrar por aí, um deles é unânime: diversifique.

Mesmo para aqueles que tem um perfil mais conservador e fogem dos arrojados investimentos de alto risco, existem muitas formas de diversificar seus investimentos, portanto listamos algumas delas que devem ser consideradas na hora de investir e dividir seu capital:

Fundos de Renda Fixa - esse é o tipo de investimento seguro que já está entre os favoritos dos brasileiros que já abandonaram a caderneta de poupanças, já que quase não sofre variações, como ocorre, por exemplo, na renda variável. Os exemplos de investimentos que as pessoas podem fazer em renda fixa são: Tesouro Direto (emprestar para o Brasil), CDB (emprestar para o banco), LCI, LCA e LC.
Previdência Privada – A previdência privada não é propriamente um investimento, mas uma aposentadoria que não está ligada ao sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ela é complementar à previdência pública. Todo setor de previdência privada é fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do governo federal. É uma forma de fazer com que seu dinheiro trabalhe por você para que a longo prazo, ou seja, quando sua força de trabalho começar a se esgotar, você tenha um rendimento ou um valor considerável para ter uma aposentadoria mais tranquila. É necessário também fazer contribuições periódicas e metódicas.
Consórcio – É uma modalidade de investimento que permite investir em bens de alto valor, como casa, automóvel e serviços de forma planejada. Diferentemente do financiamento, o cliente não recebe o bem assim que passa a pagar as mensalidades, mas pode contar com inúmeros diferenciais e benefícios que levam em conta o seu planejamento financeiro. A partir do momento que você entra em um consórcio, passa a ser integrante de um grupo, que reúne diversos outros interessados em bens da mesma categoria escolhida. Ainda que costume ser uma forma de atingir um objetivo, é muito comum que as pessoas utilizem o consórcio como um método de guardar dinheiro de forma regrada.
Imóveis – Seja para morar, alugar ou explorar de alguma outra forma, a aquisição de imóveis costuma ser um investimento muito querido, porém demanda um aporte vultoso de recursos. Ainda que apresente muitas vantagens e muita segurança, a necessidade de imobilizar grande quantidade de capital e de administrar o bem, costumam ser encarados como suas maiores dificuldades.
Crowdfunding Imobiliário - oferece uma boa oportunidade para reduzir o risco investindo pequenas quantias em um dos mercados mais estáveis: tijolos e cimento. O crowdfunding imobiliário é administrado por empresas como a Bricksave, que escolhe as melhores oportunidades e realiza todos os trâmites legais para sua aquisição. Como você pode entrar com apenas uma parcela do o crowdfunding imobiliário é a maneira perfeita de colocar pequenas quantias em um imóvel específico e obter lucro imediato. Inclusive, é possível fazer aportes periódicos e escolher outros imóveis de seu interesse para continuar investindo e montando, assim, seu próprio \"fundo\" imobiliário. A vantagem é ter investimento diversificado em distintos tipos de imóveis, países, cidades, e até moedas, recebendo a renda do seu aluguel e a valorização do imóvel após sua venda.

Editorias: Economia  Imóveis
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Fernando Torres
Contato: Fernando Torres