GT Sprint Race: Etapa perfeita de Pedro Aizza em Tarumã, mais uma vitória no geral e três na PROAM
...

\"Um fim de semana espetacular\". Com essas palavras o piloto Pedro Aizza (Promax Bardahl/GM Motorport/Acesso Peças) definiu sua atuação na etapa de Tarumã, em Viamão (RS), da GT Sprint Race. Segunda de três etapas do minitorneio chamado de Special Edition, a disputa gaúcha teve Aizza, o mais jovem da categoria, com 16 anos, sempre em primeiro lugar na sua categoria: o mais rápido da PROAM no treino classificatório, para em seguida vencer as três provas disputadas contra seus concorrentes diretos, além da ponta no geral na primeira corrida, no sábado (14).

Com o resultado, o piloto Pedro Aizza, que já era o líder da PROAM na classificação que soma os pontos de todas as etapas da temporada, passa a ser também o primeiro na classificação da Special Edition, minitorneio com três etapas: Goiânia, Tarumã e Juiz de Fora. Enquanto Aizza subiu para a primeira colocação, com 142 pontos, Adalberto Baptista é o segundo, com 99, seguido pela dupla formada por Pedro Costa/Antonio Junqueira, com 89.

\"Fui rápido desde o começo da etapa, não só na minha categoria, mas também no geral. Sempre entre os três ou quatro primeiros. Venci a primeira corrida após largar no top 5, fui o terceiro no geral da segunda, após iniciar em sexto. E, na última, outro top 3, após largar na primeira colocação, em uma disputa que liderei por algumas voltas, perdi a posição para o vencedor. Tudo é aprendizado. Acho que foi um fim de semana espetacular para mim\", resumiu o dono do carro #35.

Primeira corrida - Top 5 nos dois treinos oficiais, Pedro Aizza conquistou a quarta colocação na classificação que definiu o grid de largada da primeira corrida. Após disputa emocionante, primeiro com Pedro Ferro e depois com Lourenço Beirão, ele completou as 16 voltas com o tempo de 21min37seg126. Foi a segunda vitória geral de Aizza, que já havia vencido uma corrida em Cascavel, na sua temporada de estreia na competição.

Na volta 10, depois de um erro do então líder Lourenço Beirão, Pedro Ferro assumiu a ponta, com Aizza logo atrás. Os dois pilotos passaram a brigar pela ponta, mas acabou ocorrendo um toque entre os dois, que provocou a saída de Ferro da prova. A partir daí, Beirão foi para cima e retomou a liderança na 15ª volta, mas não conseguiu segurar a reação de Aizza, que tomou a frente na última volta para garantir mais uma conquista em uma das principais categorias do automobilismo nacional.

\"Estou sem palavras. Tenho pouca experiência de carro e nunca tinha vivido esse tipo de disputa, com várias ultrapassagens. Mas soube usar o GT Attack (botão que garante, uma vez ao longo da prova, mais 40 cavalos de potência) na hora certa e consegui mais um resultado muito importante, que fica ainda mais valorizado por estar andando ao lado de gente muito boa. Só que, quando entro no carro, dou o meu máximo contra qualquer um, já que todos nós estamos aqui para competir\", destacou o vencedor.

Segunda corrida - O piloto Thiago Camilo, que largou em sétimo, ao completar a primeira volta era segundo colocado e na seguinte assumiu a liderança, mantendo a ponta até a vitória. Diante disso, a maior briga acabou sendo pelo segundo lugar, com vários pilotos se alternando na vice-liderança. Dudu Trindade, Cesar Ramos, Nathan Brito e Pedro Aizza foram o protagonistas destas disputas, que foi definida pela mínima diferença entre o segundo e o quarto colocados, e Nathan levou a melhor seguido por Aizza.

Terceira corrida - Na terceira corrida, Pedro Aizza largou em primeiro lugar e manteve a posição pelas três primeiras voltas, até ser atacado por Cesar Ramos. Aizza chegou a cair para quarto lugar, mas foi beneficiado pela quebra do carro de Thiago Camilo, que liderava nas últimas voltas. Assim, a vitória foi de Cesar, seguido de Sergio Ramalho, com o piloto Promax Bardahl em terceiro lugar, em uma corrida em que os pilotos cruzaram a linha de chegada com o caminhão de segurança na pista.

Calendário GT Sprint Race 2021:
Etapa 1 – 02 de Maio – Velocitta - Mogi Guaçu/SP (Brasil/#GrandOpening)
Etapa 2 – 23 de Maio – Goiânia/GO (#SpecialEdition)
Etapa 3 – 27 de Junho – Interlagos/SP (Brasil/#SuperPole)
Etapa 4 – 18 de Julho – Cascavel/PR (Brasil/#TripleX)
Etapa 5 – 15 de Agosto – Tarumã/RS (#SpecialEdition)
Etapa 6 – 05 de Setembro – Curitiba/PR (Brasil/#InverseRace)
Etapa 7 – 03 de Outubro – Juiz de Fora/MG (#SpecialEdition)
Etapa 8 – 31 de Outubro – Palmeira/PR (Brasil/#AirportTrack)
Etapa 9 – 05 de Dezembro – Curitiba/PR (Brasil/#MatchPoint)

Editorias: Esportes
Empresa: ZDL Comunicação