Rede de Parceiros Multiplicadores, do IEE, capacita 1.120 professores de 11 estados

O Instituto Esporte & Educação (IEE) está lançando, em formato on-line, o Projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional. Nele serão capacitados 1.120 professores de Educação Física, professores da Educação Infantil e Fundamental 1 e coordenadores das escolas públicas de 16 polos de formação. O projeto, utilizando a plataforma EaD (Ensino à Distância), atingirá 11 estados, de diferentes regiões do País, em um total de 16 municípios. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

Para o início das atividades do Rede de Parceiros Multiplicadores, o IEE e as Secretarias de Educação dos municípios vêm realizando articulações para a definição dos participantes e cronograma das ações. O projeto está previsto para começar ainda neste mês de maio.

A expectativa com o Rede de Parceiros Multiplicadores é de que os professores valorizem ainda mais a educação física como fator educacional e de saúde, ao reconhecerem o quanto ela é fundamental para as crianças e adolescentes. E, consequentemente, inserindo ou ampliando as práticas corporais nas escolas públicas.

Os municípios de Santo André, Teodoro Sampaio, Ouroeste e Itaí (SP), Marabá (PA), São Luís e Carolina (MA), Itaguaí (RJ), Serra (ES), Colinas de Tocantins e Porto Nacional (TO), São João do Piauí (PI), Araripina (PE), Camaçari (BA), Morrinhos (GO) e Uberlândia (MG) participam desta primeira edição de capacitação de professores e coordenadores.

Mais um passo do IEE para dar continuidade aos seus projetos, em meio à pandemia, levando conteúdo na plataforma EaD. Desde o início da Covid-19, o Instituto buscou alternativas para as suas diferentes atividades.

“Temos transformado o que era presencial em on-line. E, agora, vamos realizar pela primeira vez nesse formato o Projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, atingindo professores de diferentes regiões do País”, afirma a medalhista olímpica Ana Moser.

Diversos conteúdos - As atividades começarão na modalidade EaD, em função da necessidade de isolamento social. Elas foram organizadas em quatro Módulos de Formação e um Seminário de Avaliação, tendo conteúdos como Dimensões do Esporte, Esporte Educacional, Didática, Jogos, Sistema PROTEGE de Ensino, Eventos e Dança, entre outros.

Com o projeto, os professores terão a oportunidade de qualificar suas práticas pedagógicas com a elaboração de planos de ensino, utilização de ferramentas didáticas e realização de ações pedagógicas inclusivas e dialógicas, que valorizam a diversidade, promovendo educação integral e a autonomia dos alunos e alunas.

O Projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional tem como parceiros, nos diferentes municípios, Novelis, CTG, Vale, ISACEETP, Banco BV, AES Tietê e Bayer.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 50 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Editorias: Esportes
Empresa: ZDL Comunicação