Sovos lança plataforma de ponta a ponta para o Compliance fiscal no SAP NOW

A Sovos, líder global em tecnologia para tratamento fiscal, desenhou um plano estruturado de crescimento para o Brasil, país que abriga hoje um dos maiores centros de P&D da empresa globalmente. Com a recente aquisição da Taxweb, a empresa passou a ser a única de tecnologia no mundo a oferecer uma solução completa para manter a conformidade fiscal ponta a ponta: o Sovos 360 Taxview
A plataforma se destaca por ser a única no Brasil que abarca e integrar três grandes processos em um único software: Inteligência fiscal, Operação e Compliance. A novidade será apresentada no fórum SAP NOW, que este ano será 100% online em virtude da pandemia. As apresentações estarão disponíveis de 14 a 18 de setembro.

Por meio da automatização, o primeiro passo do Sovos 360 Taxview é coberto pelo Tax Intelligence Plataform, que fornece dados que permitem ao cliente estruturar o seu negócio baseado nas legislações que o afetam diretamente, receber informações sobre os estados que oferecem maiores vantagens tributárias para produzir, comprar ou vender seus produtos e também os impostos que incidem em cada uma das operações.
De posse deste data lake, o cliente terá uma visibilidade macro para a tomada de decisões estratégicas, como, por exemplo, se vai distribuir seu produto para todo o País, se vai produzir um pouco em cada região ou até mesmo ter filiais ou Centros de Distribuição em estados diferentes. “Dentro das empresas, o maior problema é o tempo gasto para fazer com que seus sistemas internos determinem os impostos corretamente em suas operações diárias ou em simulações para decisões estratégicas. Isso é a Inteligência Fiscal na prática. Com o nosso sistema, que chamamos de Tax Intelligence Plataform, todo este processo é automatizado e mantido atualizado de maneira simples e rápida”, explica José Lopes Neto, Software Architect da Sovos Taxweb.
o Sovos 360 Taxview permite a integração dessa inteligência fiscal no ERP do cliente, aprimorando os processos de compras e vendas da empresa. A segunda parte deste ciclo, chamada Tax Operational Plataform, permite que as empresas estejam sempre em conformidade com as leis locais, além de captar o imposto de venda correto, informar o tipo de relatório que deve ser enviado para o Governo no fim do mês e as obrigações fiscais que precisam ser atendidas. “É neste momento que a Sovos aplica o conhecimento das soluções de Inteligência Fiscal e distribui estas informações para o sistema do cliente, garantindo que nenhuma nota fiscal saia com alíquota de tributos equivocada ou desatualizada”, complementa José Neto.
Diante das inúmeras obrigações às quais as empresas estão submetidas no Brasil, o grande trunfo está em garantir a conformidade fiscal de uma vez por todas por meio do último pilar da solução, a Tax Compliance Platform. O cliente consegue ter a gestão integral e planejar suas entregas ao Fisco através de um workflow inteligente, que faz a pré-auditoria digital dos documentos fiscais antecipadamente e guarda todos os arquivos digitalizados na nuvem, permitindo que a empresa tenha toda sua documentação fiscal organizada em caso de uma auditoria.
Fruto da integração das Sovos com a Taxweb, o Sovos 360 Taxview nasceu da visão e necessidade dos clientes. “Foram inúmeras entrevistas com empresas clientes e não clientes, entre grandes e médias empresas que possuíam problemas de gestão e performance em sua área Fiscal para entender exatamente qual era o processo ideal, onde não houvesse GAPs de compliance”, explica Paulo Zirnberger de Castro, Country Manager da Sovos. “Após este mapeamento descobrimos ainda que existe uma relação de custo e risco associada à plataforma. Quanto mais manual é este processo, mais altas as chances de não estar compliance e, por consequência, o custo é maior. Quanto mais digital, o risco e o custo diminuem”, finaliza.
Ter um portfólio para atender o cliente de forma completa em todos os aspectos da área fiscal e tributária era o grande objetivo da Sovos em 2020. “Estamos prontos para decolar no Brasil. Temos uma meta de negócios agressiva para buscar e com a plataforma Sovos 360 Taxview conseguiremos atender a uma grande fatia do mercado brasileiro, incluindo os clientes SAP”, revela Zirnberger.

Editorias: Informática  Internet  Negócios
Empresa: LEONARDO NEVES BATISTA