Objetivo traz engenheiro espacial responsável pelo resgate da nave Apollo 13 para live
Objetivo Divulgação

O palestrante Jerry Woodfill, que atuou 55 anos na NASA, falará, entre outros, sobre sua biografia abrilhantada pelas missões Apollo 11 e pelo resgate da nave Apollo 13, após a explosão de um tanque de oxigênio no espaço. Os tripulantes – os astronautas Jim Lovell, Jack Swigert e Fred Haise – retornaram à Terra em 17 de abril de 1970, completando, em 2021, 51 anos de uma das maiores missões de resgate espacial que já se teve notícia.
Depois de um “giro” sobre Marte em live proferida por três mestres da Física do Curso e do Colégio Objetivo, estudantes, seus familiares, educadores e admiradores do assunto irão surpreender-se com a nova live que vem aí: \"As aventuras de um engenheiro da NASA\", que acontece no dia 9 de abril, às 19h.
A apresentação trará como palestrante nada menos que um dos membros da equipe do Controle da Missão que resgatou a nave Apollo 13 do espaço: Jerry Woodfill.
A proeza rendeu-lhe a Medalha Presidencial da Liberdade. Woodfill é engenheiro formado pela Rice University. Trabalhou por 55 anos na NASA, onde foi responsável pelo sistema de monitoramento de alertas do Módulo Lunar Eagle, na Missão Apollo 11, e pelo sistema de alertas da nave Apollo 13.
Sob mediação de Antônio Marcio Rennó Matos - professor de Física do Colégio Objetivo Pouso Alegre - MG, embaixador na HESA/NASA em Huntsville em 2018 e bolsista na SEEC/NASA em Houston em 2020), Woodfill travará um bate-papo enriquecedor com o mediador e com outras feras da Física do Objetivo de São Paulo – professores Naldo, José Carlos Garcia e Ricardo Balbino.
O astronauta contará o que o levou a seguir a carreira de Engenharia; a importância de se estimular a juventude às profissões ligadas às ciências exatas como a Engenharia e a Física; os projetos que o levaram a alcançar tão alto posto na NASA; as funções de um controlador de alertas; o momento mais tenso durante o pouso da Eagle; o alerta da Apollo 13, entre outras questões espetaculares do tipo: “Como o Sr. descreveria a personalidade do comandante Armstrong?”.
O internauta poderá participar com envio de perguntas.
Imperdível. Acesse:

Editorias: Educação  Sociedade  Teen