E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Com retorno às aulas no ensino híbrido, Colégio Humboldt fortalece formação docente para atender demanda da educação digital
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

No último dia 14, a Prefeitura de São Paulo liberou a reabertura de escolas na capital em 1º de fevereiro com 35% dos alunos, notícia que continua consolidando a fusão entre o aprendizado presencial e o virtual. O cenário atípico do fechamento das escolas em 2020 exigiu um novo planejamento de gestores e acelerou uma demanda latente: a reestruturação dos modelos educacionais. O Colégio Humboldt – instituição bilíngue e multicultural (português e alemão) localizada em Interlagos (SP), já vinha trabalhando com o conceito de ensino híbrido há dois anos, perseguindo a necessidade de mudança e de disrupção dentro da educação, implementando diversas estratégias diferentes que foram essenciais para o sucesso do modelo de educação remota que vem sendo adotado durante a pandemia.

Desde 2018, o Colégio vem investindo em metodologias ativas e recursos digitais para se adaptar ao ensino híbrido, com a Suite do Google For Education com professores e alunos conectados via Google Classroom. “Adotamos esses recursos previamente e já vínhamos capacitando nosso corpo docente de forma contínua e com a pandemia, o que precisaríamos implementar, já tínhamos, mas não era utilizado. E com isso, conseguimos “saltar” com os professores”, avalia Erik Hörner, Vice-diretor do Colégio Humboldt.

O projeto tomou corpo e proporção com a ampliação de uso e domínio discente das ferramentas e a partir do início do ano letivo de 2020, as turmas de 8º do Ensino Fundamental II a 2ª série do Ensino Médio utilizam um Chromebook por aluno. Além disso, o Colégio investe constantemente na formação de docentes. Em julho e setembro de 2020, as jornadas de capacitação foram sobre ensino híbrido e também sobre estratégias de aulas com aplicação digital. Em 2021, o programa começou em janeiro e vai até o mês de abril com alguns sábados de trabalho. “A formação vai conciliar teoria e prática, focando no Planejamento Reverso e combinará aspectos da metodologia japonesa Lesson Study, uma estratégia centenária de formação de professores no Japão”, diz o Vice-diretor do Humboldt.

No momento pandêmico, o modelo híbrido de ensino-aprendizagem ganhou força e o Colégio Humboldt se preparou no mês de julho para que em setembro pudessem ter aulas presenciais e aplicar ferramentas híbridas para alunos que ficariam em casa, quando naquele momento, as aulas voltariam a ser presenciais, mas foram canceladas pelas autoridades. “No caso do Humboldt, com toda essa caminhada que já tínhamos construído anteriormente com as novas tecnologias, facilitou alguns aspectos: nos deu suporte para que o ensino remoto se constituísse dentro de um modelo específico”, constata.

Hibridismo no Humboldt

Erik Hörner explica que o hibridismo implica em combinar ou misturar, em doses variadas, cada ingrediente de metodologias ativas, recursos digitais, ensino presencial e remoto, com foco em uma aprendizagem mais efetiva e significativa.

O modelo de ensino híbrido seguido pelo Colégio Humboldt é em formato de um plano semanal de estudos, distribuído em, aproximadamente, 2/3 assíncrono, com apoio docente, 1/3 síncrono com videoconferências. “O aluno consegue desenvolver esse plano em aula presencial e em casa também. É o planejamento que dá sentido para o ensino híbrido”, diz o vice-diretor do Colégio Humboldt. Agora, com a retomada das aulas presenciais, o Colégio pretende manter o método, aperfeiçoando-o.

“Para o retorno presencial, nossa aposta é no fortalecimento das ações socioemocionais, com acolhimento dos alunos e foco na atenção da autonomia do estudo, que é o ponto forte do Colégio”, afirma Erik Hörner. “Também, teremos que seguir com os estudos em casa e o aluno precisa estar munido de ferramentas intelectuais individuais - não é autodidatismo, mas sim, um estudo autônomo orientado à distância. Nesse sentido, o ensino híbrido vem a se somar com o estudo individual do aluno”.

Para o vice-diretor, o Colégio Humboldt já se adaptou a essa nova rotina. “Do ponto de vista do que precisa ser feito, estamos preparados e adaptados. Temos professores qualificados para o trabalho remoto e o número de professores com dificuldades em tecnologia caiu, além de estarmos equipados”.


Sobre o Colégio Humboldt
Mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a aproximadamente 1.100 alunos, desde o Maternal até o Ensino Médio. A instituição - referência quando o assunto é ensino de qualidade - oferece ensino bilíngue (português/alemão) e multicultural e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. O Colégio oferece, ainda, a possibilidade de avaliação para ingresso no Ensino Superior alemão - Abitur, e a Formação Profissional Dual, ou seja, cursos técnicos na área de Administração, Logística e Informática.

Editorias: Educação  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Communica Brasil  
Contato: FatimaRobustelli  
Telefone: 11-941697148-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.