SSAB revoluciona mercado de básculas e caçambas leves com o novo Hardox® 500 Tuf

A frota de transporte muitas vezes opera durante as 24 horas do dia e é o sistema circulatório de qualquer operação de mina. Caçambas mais leves e resistentes são uma demanda recorrente neste mercado, visto que ao mesmo tempo permitem maior durabilidade e espaçamento entre intervalos de manutenções e maior produtividade aproveitando o payload máximo dos caminhões. Soma-se a isso a redução do consumo de pneus e combustíveis, dois dos principais custos operacionais de qualquer mina.
Neste cenário, chega ao mercado o Hardox® 500 Tuf que oferece altíssima resistência à abrasão de 500 Brinell, excepcionais resistência à propagação de trincas e propriedades mecânicas, tudo em uma mesma chapa de aço. O material conta ainda com excelentes propriedades de processamento como soldabilidade, capacidade de conformação e corte, marca registrada dos produtos da SSAB.
“A concepção de projetos de básculas e caçambas ultraleves e resistentes, sempre esbarrou nos limites de propriedades dos aços encontrados no mercado. Atenta às necessidades do mercado, a SSAB desenvolveu o Hardox® 500 Tuf, e hoje já é possível a fabricação de implementos inovadores com reduções agressivas de peso em equipamentos de transporte. ”, diz Luiz Felipe Frayha, Gerente Regional de Vendas da SSAB para o mercado de mineração.
Benefícios
Um dos clientes da SSAB do segmento de mineração de grande porte, operando caminhões fora-de-estrada da classe de 240 toneladas, optou pela substituição do material AR450 de 19mm das básculas originais, pelo modelo ultraleve fabricado em Hardox® 500 Tuf de 16mm de espessura. No intervalo de operação de 10 mil horas, os resultados são surpreendentes: redução de 16% do peso do implemento e aumento de 10% da vida útil.
Caso optasse por manter a espessura das chapas em 19mm utilizando o Hardox® 500 Tuf, o ganho de vida útil atingiria impressionantes 41%.
“Esse resultado só é possível pela exclusiva combinação de propriedades estruturais e de resistência ao desgaste e propagação de trincas que o Hardox® 500 Tuf possui, tornando-o um produto único no mercado. Há um ganho substancial de resistência ao desgaste em toda a área da báscula e praticamente elimina-se a necessidade de estruturas complementares de sustentação do assoalho, o que contribui consideravelmente para a redução de peso do implemento. O usuário final se beneficia tanto pelo aumento de produtividade com maior carga útil a cada ciclo operacional, quanto pela redução de custos operacionais e de manutenção pois na prática a báscula fica bem mais leve e resistente”, finaliza Frayha, da SSAB.
A SSAB é a única usina siderúrgica atuando no Brasil que conta com um time técnico local, disponível para auxiliar seus clientes em todos os passos no projeto de upgrade de implementos de carregamento e transporte. O Hardox® 500 Tuf já se encontra disponível nos estoques da SSAB Brasil para pronta entrega.

Editorias: Industria
Empresa: Communica Brasil