Afinal, existe uma melhor idade para abrir uma franquia?

*Por Leonardo Medina Bozone

Fevereiro 2021 - O ano de 2020 pode ter sido difícil, mas também foi um período de muitos ensinamentos e aprendizados. Diante de tantas mudanças na economia, muitas pessoas decidiram que era hora de diversificar, ou se reinventar, e não depender de um único negócio ou de uma única fonte de renda. Nesse sentido, a franquia mostrou-se um mercado em ascensão, visto que se trata de um negócio em que cada um faz o investimento que cabe no bolso, conta com suporte, treinamento, e muitas vezes não requer experiência anterior na área.

Mas, com tantas opções de franquias que existem no mercado e juntamente com elas a vantagem de não precisar iniciar um negócio do zero, fica também a pergunta: será que existe uma idade “certa” para isso?

Fato é que profissionais das mais diversas idades e áreas de atuação encontram nesse modelo de negócio a oportunidade de começar a empreender, ainda mais diante das grandes taxas de desemprego no país, que chegou a 14,1% até novembro de 2020, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para abrir uma franquia, na realidade, não existe uma idade certa ou melhor, porém, as necessidades e capacitação do futuro franqueado devem ser avaliadas, uma vez que iniciar um negócio é estar disposto a correr riscos. Nesse sentido, para gerir um negócio da melhor forma, é importante estar atento a detalhes e informações sobre a franquia, como o que ela exige e o que oferece.

Aos mais jovens, é uma ótima aposta de inserção no mercado e para começar no mundo do empreendedorismo. Apesar da falta de experiência, a energia, vontade de aprender, ganhar mais ‘bagagem”, além do conhecimento em tecnologias e do mundo digital, podem ser excelentes aliadas nessa faixa etária.

Já aos mais velhos, a maturidade e os anos de experiência, podem ajudar a tomar decisões mais sábias para o seu empreendimento, porém, se pessoa precisa buscar atualizações sobre o uso de mídias digitais e tecnologias que ajudam o negócio, para constatar o crescimento da empresa, tendo em vista que, atualmente, qualquer marca precisa estar presente na internet.

Portanto, para se abrir uma franquia, a idade não possui grande relevância ou influência, uma vez que, o que vai impactar no sucesso da sua franquia, é a forma de gestão e a capacidade e visão de negócios.

Se em algum momento você pensou que poderia estar muito velho ou muito novo para mudar o rumo da sua carreira e assumir a responsabilidade de gerir, saiba que arriscar e tentar novos meios não são questão de idade.

Abrir uma franquia é uma ótima oportunidade de crescimento pessoal e profissional, pois a dinâmica de cuidar da própria empresa exige uma grande responsabilidade, e isso, abre novos horizontes.

* Leonardo Medina Bozone, Diretor de Expansão de Franquias da TSValle.

Sobre a TSValle
Presente no mercado segurador desde 2003, a TSValle iniciou sua carteira no segmento de seguros transportes e, em 2015 deu início à linha de produtos e serviços financeiros no portfólio. Com o sucesso nessa modalidade, em 2016, a marca foi expandida para um novo modelo de negócios: Franquias voltadas para linha de Seguros, Consórcio e Linhas Financeiras. Atualmente, a TSValle possui 36 franqueados distribuídos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Alagoas. Recentemente firmou uma importante parceria de aceleração com o Grupo April Broker, que tem como objetivo unificar as forças das duas empresas, fazendo com que os franqueados atuais, além de venderem seguros em geral, possuem o know-how de Planos e Seguros Saúde de uma das maiores plataformas de seguros do mercado.

Editorias: Negócios  Seguro e Previdência
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Renata da Silva Monteiro
Contato: Renata da Silva Monteiro