O Papel do Clorito de Sódio na Indústria de alimentos e higiene

O Grupo Sabará, único fabricante da matéria-prima na América Latina, comemora o crescimento dos setores e amplo uso de sua solução na fabricação de produtos finais

É fato que a pandemia mudou os hábitos alimentares e de limpeza de grande parte da população. E como resultado, na contramão da economia desaquecida, os mercados de higiene e de alimentos saudáveis vão muito bem. Afinal, em busca de mais qualidade de vida e principalmente saúde, o consumo desses produtos sofreu uma forte alta. O fato comprovado em diversas pesquisas, de acordo com a ABIQUIM, a produção de químicos de uso industrial subiu 11,26% e as vendas internas cresceram 19,53%. Já de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), o setor tem sido um dos motores para o saldo positivo no Produto Interno Bruto (PIB) do país nos dias de hoje. E em números reais, em 2019 obteve um faturamento de R$ 699,9 bilhões, 6,7% maior que no do ano anterior.

De olho no cenário, a BioE, unidade de negócios do Grupo Sabará, atua na criação de soluções para aumentar a eficiência de forma global em diversos segmentos industriais. Dessa forma, oferece ao setor de Higiene Pessoal o Clorito de Sódio que pode ser usado em formulações de produtos destinados à higiene bucal, como: antissépticos, produtos para clareamento dentário, pasta de dente, entre outros. Já para o mercado de alimentos, o Clorito de Sódio é matéria-prima fundamental para a geração de Dióxido de Cloro (Diox®), que é aplicado no pós-colheita de frutas e verduras e assim eleva o tempo de prateleira dos alimentos, favorecendo o processo de transporte e garantindo a chegada ao destino final em melhores condições de consumo.

Mas o uso dessa matéria-prima, cuja obtenção no Brasil só era possível por meio de importação, hoje é viável devido à planta de Clorito de Sódio em Santa Bárbara d\'Oeste, em São Paulo, inaugurada em 2019, que se tornou uma conquista inovadora que transformou o Grupo Sabará no único fabricante de Clorito de Sódio da América Latina. A fábrica oferece processos 100% automatizados, com maquinários da mais alta tecnologia, a fim de entregar a máxima segurança, produtividade e rendimento que aumentam a eficiência de seus clientes de forma global. Além disso, para garantir a proteção do meio ambiente, toda energia utilizada no processo de fabricação é obtida por meio de fontes 100% renováveis do mercado livre de energia.

Vantagens do Dióxido de cloro que usa o Clorito de Sódio para geração:

• Ação biocida mais rápida, ou seja, eficaz mesmo em pequeno tempo de contato;
• Os micro-organismos não criam resistência ao produto;
• Não forma triahalometanos (THMs);
• Ambientalmente seguro, não reage com os compostos orgânicos para formar
subprodutos ecotóxicos e biocumulativos;
• Mais eficaz contra vírus que o cloro ou ozônio;
• Excelente neutralizador de odor;
• Muito eficaz sobre o biofilme e algas.

O Clorito de Sódio além do segmento de alimentos e higiene pessoal, também tem papel fundamental no tratamento e desinfecção de água, no processamento de couro, na indústria do papel, na indústria têxtil e no combate a incrustações em equipamentos industriais.

Sobre a BioE
A BioE é a unidade de negócio do Grupo Sabará que atua em segmentos industriais tais como sucroalcooleiro, nas indústrias de bebidas, mercado de energia, couro, têxtil, papel e celulose, entre outros. Seus negócios estão direcionados à criação de soluções que aumentem a eficiência de seus clientes de forma global. Para isso, conta com sistemas altamente seguros e técnicos capacitados para realizar a instalação, manutenção e auxiliar na aplicação dos produtos. Em seu portfólio, estão soluções que auxiliam em todas as etapas do processo produtivo, como a adequação da água utilizada em bebidas, fator considerado determinante para garantir a qualidade do produto final.

Sobre o Grupo Sabará:
O Grupo Sabará, com mais de 60 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui distribuição em mais de 40 países ao redor do mundo. É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de águas, cosméticos, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas.

Editorias: Alimentos  Industria  Negócios  Serviços  Sociedade
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Renata da Silva Monteiro
Contato: Renata da Silva Monteiro