Dia do meio ambiente: Adimax é pioneira em embalagens sustentáveis e adota medidas para proteção do meio ambiente
...

A proteção e preservação do meio ambiente têm ganhado cada vez mais espaço nos debates da sociedade. Com a escassez dos recursos naturais, percebe-se a importância da matéria-prima e os consumidores pautam suas escolhas sob aspectos relacionados a práticas sustentáveis. Para lembrar a sociedade da importância da preservação da natureza, é comemorado, no dia 5 de junho, o Dia do Meio Ambiente. O assunto, no entanto, não é novidade para a Adimax, fabricante de alimentos para cães e gatos. Desde o início de suas atividades, em 2002, a empresa tem uma atuação marcante nos aspectos socioambiental, reforçando o seu comprometimento com a comunidade.

O compromisso com o meio ambiente é um dos pilares que norteiam as ações da empresa, que mantem a certificação na norma ISO 14001:2015, garantindo a redução dos impactos ambientais.

Segundo Célio dos Santos, engenheiro de segurança do trabalho da Adimax, “O meio ambiente influencia diretamente nas decisões da empresa, como investimentos, modernização, melhorias de processo e instalações ecologicamente eficientes. Todo projeto da empresa tem uma análise sustentável para que o consumo de recursos naturais seja reduzido, e que volte para a cadeia produtiva o que foi utilizado”.

Reuso da água da chuva:
A água é de fato um recurso valioso e a Adimax reconhece que a gestão responsável dos recursos hídricos é uma necessidade absoluta. Pensando nisso, a empresa realiza a captação da água da chuva, que é tratada e reutilizada na lavagem da frota dos veículos de transporte da empresa, proporcionando a economiza de centenas de metros cúbicos de água.

Embalagens:
Pioneira no uso de embalagens “I’m green”, as embalagens da linha Fórmula Natural são produzidas com polietileno verde oriundo da cana-de-açúcar, fonte renovável e que contribui para a diminuição do efeito estufa.
O selo “eureciclo” é a comprovação da compensação ambiental das embalagens, visando comunicar o diferencial sustentável dos produtos em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólido.

Eco Ponto:
Por fim, a empresa dispõe de coletores na entrada da instituição, a fim de que seus colaboradores tragam de suas residências resíduos de óleo vegetal. A Adimax fica responsável por fazer a destinação correta desse resíduo. Com este projeto, que teve início em 2014, a empresa e seus colaboradores deixaram de poluir 447 milhões de litros de água, considerando que, de acordo com a SABESP, 1 litro de óleo pode contaminar até 1 milhão de litros de água. O óleo vegetal coletado pela Adimax é encaminhado para uma ONG, que utiliza o óleo vegetal na fabricação de sabão ecológico.

Sobre a Adimax
Fundada em 2002, a Adimax tem a missão de promover o bem-estar animal, produzindo mais de 300 itens em diversas categorias. Entre as marcas de destaque estão a Fórmula Natural, Origens, Magnus e Qualidy. Com sede em Salto de Pirapora, interior de São Paulo, conta com mais três unidades fabris: Abreu e Lima (PE), Uberlândia (MG) e Goianápolis (GO), além de diversos centros de distribuição espalhados por todo o país. A instituição tem o engajamento com várias causas sociais, que fazem parte do seu propósito que é “Amparar idosos e pessoas com deficiência.”.

Editorias: Animais  Educação  Sociedade  Terceiro Setor
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Renata da Silva Monteiro
Contato: Renata da Silva Monteiro