E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Uso adequado de botijões de GLP evita acidentes
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Uso adequado de botijões de GLP evita acidentes
...


Uso adequado de botijões de GLP evita acidentes

Liquigás traz dicas do que fazer e do que não fazer para usar o gás com segurança

O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é sinônimo de energia limpa e sustentável, sendo comercializado pela Liquigás Distribuidora em recipientes de 5, 8, 13 e 45 kg, fabricados com os mais rígidos critérios de qualidade e de acordo com a norma NBR 8460 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A Liquigás utiliza no processo de envasamento do GLP técnicas e equipamentos modernos, o que resulta em um produto mais seguro. Porém, como todo combustível, o uso dos botijões requer cuidados em seu manuseio.

Visando garantir a segurança do consumidor, a Liquigás criou uma série de dicas sobre o que fazer e o que não fazer. Além dessas informações, o consumidor também pode baixar gratuitamente o Manual de Segurança para Consumidores de GLP, que está disponível em: https://goo.gl/utzJNn.

Dicas do QUE FAZER para o uso seguro do seu botijão de GLP

Para que todo o cuidado adotado no envase do GLP da Liquigás se estenda até o consumidor, é fundamental que botijões e cilindros sejam manipulados e armazenados corretamente.

Pensando nisso, a Liquigás elaborou valiosas dicas para que os consumidores se utilizem da energia do GLP com segurança, desde o momento da aquisição até o uso final do produto:

• Compras só em revendas autorizadas e identificadas
Visando manter a integridade do produto, a Liquigás recomenda que os produtos sejam adquiridos apenas nas revendas credenciadas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), que mantêm entregadores treinados e devidamente identificados.

• Atenção aos itens de identificação da marca
Já no momento da compra é importante que o consumidor fique atento à marca da distribuidora visível no botijão ou cilindro (estampada em alto relevo no corpo do recipiente), ao lacre e à etiqueta (rótulo) de segurança. A marca deve ser a mesma nesses três itens. Recuse botijões sem lacre, com o lacre sem marca ou com o lacre violado (quebrado ou solto).

• Cuidado redobrado com os itens de instalação
Examine sempre as condições da mangueira e do regulador de pressão de gás, verificando sempre as condições de conservação e o prazo de validade. Recomenda-se total atenção com os acessórios, pois reguladores e mangueiras devem conter, além do símbolo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), o número da norma técnica de fabricação e a data de validade impressos em seus corpos. Lembrando sempre que esses equipamentos têm prazo de validade de cinco anos. O uso de reguladores e mangueiras vencidas, ou clandestinos, pode causar vazamento.

• Antes de trocar o botijão
Certifique-se de que todos os botões dos queimadores do fogão estejam desligados e de que não haja presença de chamas, brasas, faíscas ou qualquer outra fonte de ignição. Em caso de dúvidas, os revendedores da Liquigás Distribuidora são treinados e estão capacitados para realizar a instalação dos botijões de forma segura.

• Atenção aos vazamentos
Vazamento de GLP é sinal de perigo. Por isso, a atenção com a instalação da mangueira, do regulador e das abraçadeiras é fundamental. Para se certificar de que não há vazamentos, recomenda-se a utilização de espuma de sabão nas duas extremidades da mangueira. Se a espuma se expandir, o gás está vazando e será necessária a reinstalação. Se ainda assim o vazamento persistir, desconecte o regulador de pressão de gás e verifique se existe vazamento na válvula, também por meio da espuma de sabão. Caso o vazamento continue, leve o botijão para um lugar ventilado, deixando o regulador de pressão de gás desconectado e chame a assistência técnica do fornecedor de gás.

• A segurança na armazenagem
Armazenar corretamente os recipientes é sinônimo de segurança, por isso é preciso que botijões e cilindros sejam mantidos em locais bem ventilados, para que haja a dispersão do gás em caso de vazamento. O ideal é que ele fique do lado de fora da cozinha, coberto e protegido das intempéries, mas não fique confinado.

Dicas do QUE NÃO FAZER

Adotando os cuidados necessários, os recipientes de gás GLP são fontes de energia limpa, segura e muito importantes para o dia a dia das pessoas.

Já foi mostrado o que fazer para ter segurança desde a compra, armazenamento e instalação do botijão (ou cilindro) de GLP. Mas também é imprescindível informar o que não deve ser feito e assim garantir o uso seguro do equipamento.

Como evitar os dez erros mais comuns que podem causar acidentes graves

• Nunca armazene o botijão em compartimentos fechados (armários, gabinetes, vãos de escada, porões etc);
• Nunca coloque o botijão próximo a tomadas, interruptores e instalações elétricas (mantenha distância mínima de 1,50m);
• Jamais instale cortinas ou coloque panos de prato ou outros materiais que possam pegar fogo próximos ao fogão;
• Nunca instale o botijão próximo a ralos ou grelhas de escoamento de água (mantenha distância mínima de 1,50m). Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se depositar nesses locais em caso de vazamento, e qualquer chama ou faísca poderá provocar um acidente;
• Nunca efetue a troca do botijão na presença de chamas, brasas, faíscas ou qualquer outra fonte de calor;
• Nunca role o botijão. Transporte-o preferencialmente na posição vertical;
• Não utilize ferramentas como martelo ou alicate para instalar o botijão. Use apenas as mãos;
• Jamais passe a mangueira por trás do fogão, pois poderá derreter e provocar vazamento. Se for necessário alterar a posição de entrada de gás, chame profissionais credenciados pelo fabricante do fogão;
• Não instale o fogão onde há corrente de ar que possa apagar a chama e causar vazamento de gás;
• Nunca vire ou deite o botijão. Se ainda existir algum resíduo de gás, ele poderá escoar na fase líquida, o que anula a função do regulador de pressão, podendo provocar graves acidentes, assim como entupir o regulador de pressão, a mangueira e os queimadores.


Segurança que vem da origem

Todos os recipientes da Liquigás são submetidos à requalificação, um processo periódico de avaliação, recuperação e validação dos botijões que determina a continuidade de sua utilização, conforme normas estabelecidas pela ABNT (Norma ABNT NBR 8865).

O Programa Nacional de Requalificação, gerido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), é o maior e mais bem-sucedido do mundo nessa área. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), desde o início do programa, em 1996, até dezembro de 2019, foram requalificados 222,5 milhões de recipientes e adquiridos 63,2 milhões de novos botijões. Hoje, existem 121 milhões de recipientes em circulação no Brasil e, a cada ano, 11,5 milhões de botijões são requalificados.


Saiba mais sobre a Liquigás
Líder no segmento de botijões de gás de uso doméstico, a Liquigás é uma empresa brasileira do Sistema Petrobras e uma das maiores distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) do país. Fundada em 1953, a companhia é reconhecida pelo investimento em tecnologia e inovação, fornecendo soluções em GLP e correlatos com qualidade, segurança e responsabilidade social e ambiental.
Tais ações renderam importantes prêmios para a Liquigás, com destaque para as medalhas de ouro nas categorias Gestão, Produção, Aplicações do GLP e Meio Ambiente do Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia 2019, assim como a primeira colocação no setor Combustíveis, Óleo e Gás da premiação As Melhores da Dinheiro 2019.
No segmento de GLP a granel, a companhia oferece produtos e serviços para diversos setores, desde hotéis e comércios, passando pela indústria e o agronegócio, além de unidades de consumo em condomínios por meio do Sistema de Medição Individualizada. Já no segmento GLP envasado, a companhia atende mensalmente em torno de 8 milhões de residências, por meio de uma rede de aproximadamente 5.000 revendedores.
A companhia tem sede em São Paulo e conta com uma equipe com mais de 3.000 colaboradores.
http://www.liquigas.com.br
facebook.com/liquigas

Mais informações à imprensa:
Apex Conteúdo Estratégico
Sandra Cunha - (11) 99694-8607 / liquigas@apexagencia.com.br

Editorias: Alimentos  Feminina  Gastronomia  Saúde  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Sanspress  
Contato: Sandra Cunha  
Telefone: 11-3628.1608-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.