E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Casa de Saúde São José marca presença na 74º edição do Congresso Brasileiro de Cardiologia
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

A Casa de Saúde São José (CSSJ) participará do 74º Congresso Brasileiro de Cardiologia, a partir do dia 20 de setembro, em Porto Alegre (RS). Em parceria com a Estácio, o hospital irá promover a 7ª edição da Oficina de Casos Clínicos com o tema: \"Como trato os casos do mundo real?\".

O evento será realizado no dia 20 de setembro, das 8h30 às 12h10, no auditório 3 do Centro de Eventos FIERGS, com a presença de médicos da CSSJ e convidados. Entre os assuntos apresentados estão casos de síndrome coronariana aguda e de pacientes com cardiomiopatia hipertrófica que fazem exercício físico.

\"Este ano, nosso serviço de Cardiologia completa duas décadas e estamos orgulhosos em participar, novamente, de uma agenda nacional tão importante na área. Montamos o nosso sétimo simpósio dentro do Congresso Brasileiro de Cardiologia, com a já tradicional oficina de casos clínicos, com temas que envolvem pacientes admitidos em nosso hospital. Este ano abordaremos condutas em pacientes com Insuficiência Cardíaca Aguda, Síndrome Coronariana Aguda, Endocardite Infecciosa e o papel do exercício físico em pacientes com Cardiomiopatia Hipertrófica\", destaca o diretor técnico do hospital, Augusto Neno.

“Para a Diretoria de Medicina da Estácio é um grande orgulho poder contribuir para realização deste Simpósio, fomentando o compartilhamento de conhecimento médico de alta qualidade. Iniciativas como esta são fundamentais para que os profissionais possam interagir e construir uma rede colaborativa, que resulta em uma formação continua mais robusta e, consequentemente, melhor assistência aos pacientes atendidos por estes médicos e demais profissionais da área da Saúde envolvidos”, reforça Dr. Silvio Pessanha Neto, Gestor Nacional do Curso de Medicina da Estácio.

PROGRAMAÇÃO - VII OFICINA DE CASOS CLÍNICOS: COMO TRATO OS CASOS DO MUNDO REAL?

20/09/2019 | 08h30 às 12h10
Coordenador: Dr. Gustavo Gouvêa

Moderadores: Dra. Lílian Soares da Costa (Universidade Estácio) e Dr. Augusto Neno (CSSJ)

Debatedores: Dr. José Kezen (CSSJ), Dr. André Feijó (CSSJ), Dr. Rodrigo Salomão (CSSJ), Dra. Maria Eduarda Derenne (CSSJ), Dr. Ronaldo Leão (CSSJ), Dr. Paulo Amorim (CSSJ), Dr. Luis Eduardo Drumond (CSSJ), Dr. Roberto Hugo Costa Lins (CSSJ), Dr. Diego Gaia (Hospital Santa Catarina)

MÓDULO 1

08h30 às 09h00 – Paciente com IC sintomática e QRS largo

Apresentador: Dr. Leonardo Bandeira Arantes

09h00 às 09h30 – Paciente com endocardite complicada

Apresentadora: Dra. Paula Medeiros

09h30 às 10h00 – Síndrome coronariana aguda

Apresentadoras: Dra. Milena Espelta e Dra. Paula Gorgulho

10h00 às 10h40 – Coffee break

MÓDULO 2

10h40 às 11h25 – Paciente com IC aguda

Apresentador: Dr. Gustavo Gouvêa

11h25 às 12h10 – Pacientes com cardiomiopatia hipertrófica que fazem exercício físico

Apresentador: Dr. Fabrício Braga


Sobre a Casa de Saúde São José

Com quase 100 anos de história, a Casa de Saúde São José (CSSJ) faz parte da Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), uma rede social a serviço da vida. A Associação conta, atualmente, com 23 casas nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, cujos projetos e iniciativas beneficiam, anualmente, milhões de pessoas em sete estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Santa Catarina.

Mantendo a essência católica e filantrópica, a CSSJ se estabeleceu no coração da Zona Sul do Rio de Janeiro como um hospital de excelência, com mais de 30 especialidades, primando sempre pelo acolhimento e atendimento humanizado de seus pacientes.

Cerca de 3 mil médicos estão cadastrados no hospital. Toda a assistência aos pacientes e seus acompanhantes é realizada por uma equipe de 1,4 mil colaboradores. Além do corpo médico altamente qualificado, o hospital recebe cirurgiões renomados para procedimentos diversos, contando com enfermeiros e assistentes treinados para emergências e cirurgias de rotina.

Por ano, o hospital soma aproximadamente 12 mil internações, 15 mil cirurgias nas mais diversas especialidades e 2 mil partos. A instituição conta com 205 leitos – sendo 72 de terapia intensiva, divididos entre Unidades Coronariana, Semi-Intensiva e Neonatal. O Pronto Atendimento 24 horas oferece Clínica Geral, Cardiologia, Ortopedia, Obstetrícia, Neurologia, Neurocirurgia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Urologia e Cirurgia Cardíaca.

Estácio: mais de 20 anos de experiência na área de Medicina

A experiência da Estácio na organização de cursos de Medicina começou em 1997 com a autorização do curso no campus Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, e em 2000, o curso em Juazeiro do Norte, no Ceará. Os dois cursos foram criados tendo como eixo principal a Estratégia da Saúde da Família e aprovados pelo MEC com conceito MB (Muito Bom) em todas as dimensões (projeto pedagógico, instalações e corpo docente), equivalente à nota 5 (máxima) utilizada hoje no SINAES.

Em 2014, foi autorizado, com conceito 4, o Curso de Medicina do Centro Universitário de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Também em 2014, a Estácio apresentou proposta vencedora no edital do Ministério da Educação para o Programa de Transferência Assistida (PTA) dos alunos da extinta Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. “Em um trabalho implementado em tempo recorde, a Estácio resgatou a regularidade dos estudos de mais de seis mil alunos, sendo quase dois mil só no curso de Medicina, e retomou sua prática nos hospitais públicos que tinha sido interrompida”, destaca o Gestor Nacional do Curso de Medicina da Estácio, Dr. Silvio Pessanha Neto.

As instituições do Grupo ofertam cursos de Medicina com alto nível de desempenho acadêmico e, por isso, a Estácio foi escolhida pelo MEC (na primeira fase do Programa Mais Médicos) para implantar o projeto em quatro municípios: Angra dos Reis (RJ), Juazeiro (BA), Alagoinhas (BA) e Jaraguá do Sul (SC). Em Dezembro de 2018, a instituição assinou termo de compromisso de execução (para a segunda fase do Programa) para implantar três novos cursos nas cidades de Castanhal (PA), Canindé (CE) e Quixadá (CE). Essa competência e experiência também se evidenciam na pós-graduação, com destaque para o Mestrado em Saúde da Família, oferecido pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, e pelo elevado número de egressos que ocupam vagas de residência médica nas mais renomadas instituições hospitalares do país.

Editorias: Ciência e Tecnologia  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Joana Fróes/ FSB Comunicação  
Contato: Joana Fróes  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.