STECK apresenta a linha Smarteck®
Linha chega ao mercado com a proposta de democratizar a automação residencial

Para atender uma casa cada vez mais conectada, a STECK lança a linha Smarteck® com a proposta de trazer ao mercado de automação residencial um mix mais acessível, interligando materiais elétricos à Internet.

A linha contempla soluções inteligentes para iluminação (lâmpadas), segurança (fechadura) e instalações elétricas (interruptores externos e interno e plugue/tomada). Em breve, contará ainda com opções em câmeras e alarmes.

Uma vez conectados, os usuários interagem remotamente com os dispositivos por meio de um aplicativo. O app, totalmente em português, está disponível para download no Google Play e Apple Store para uso nos sistemas Android (Google) e iOS (Apple).

“A ideia é descomplicar o dia a dia das pessoas, como por exemplo acender as luzes até o banheiro sem sair da cama, ou carregar menos chaves com a facilidade de uma fechadura eletrônica”, explica Nayara Diniz, gerente de produto da STECK.

Toda a linha Smarteck® é certificada pela ANATEL e atende aos padrões da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O aplicativo foi submetido a testes de certificação da CQC no padrão ISO 9001:2015, e pela SGS para os padrões ISO/IEC 27018:2014, 27001:2013 e 27017:2015.

Uma nova realidade

Os avanços tecnológicos como o 5G vão facilitar e acelerar a integração a essa nova realidade, mas não é preciso esperar para já desfrutar dos benefícios da automação na esteira da chamada Internet das Coisas ou IoT, na sigla em inglês.

Segundo a consultoria de gestão global Oliver Wyman, em estudo sobre o setor de telecomunicações, em 2012 já existiam cerca de 10 bilhões de objetos conectados e integrados, e hoje se estima que estamos próximos ao patamar de 80 bilhões.

Apesar desse crescimento considerável de objetos conectados ter despertado a chamada Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0, há uma margem bastante considerável para se avançar em automação no âmbito residencial.

“O grande desafio é aumentar a velocidade de banda e diminuir a latência das comunicações, de modo que pessoas e aparelhos possam interagir mais rapidamente sob menos interferências”, afirma Nayara. “A velocidade média da banda larga no Brasil é quase cinco vezes menor que a média na Coreia do Sul”, explica.

Por outro lado, a massificação da telefonia móvel no Brasil – existem mais acessos à rede móvel do que habitantes no País – é um caminho que permite a rápida assimilação de produtos cuja interação se dá por meio de canais já conhecidos pelo usuário.

Segundo dados do International Data Corporation (IDC) em pesquisa realizada para identificar e analisar a adoção de tecnologias, novas e existentes atualmente, 51,5% dos brasileiros tem conhecimento teórico sobre casas inteligentes e 48,2% usam frequentemente o smartphone. A linha Smarteck® alia as duas tecnologias para o controle remoto de uma casa.

Conheça agora as novidades:

Lâmpadas

Disponível nas versões de 7W ou 12W, a Lâmpada Smarteck® oferece 16 milhões de cores, permitindo o ajuste conforme a necessidade do ambiente ou do momento, já que a intensidade e a cor podem estimular sensações como a de relaxamento.

O produto de LED RGBW é bivolt e possui funções como temporizador, ajuste de intensidade, cronômetro, cria ambientes programáveis e também pode ser acionado por comando de voz por meio da Amazon Alexa ou do Google Assistente.

Fechadura

Controlar quem pode entrar na casa, criar senhas individuais e temporárias e acesso por cartão, chave, aplicativo ou biometria. A Fechadura Digital Smarteck® torna tudo isso possível com um tempo de identificação de apenas 0,3 segundos.

Com suporte de áudio em português, alarme e visual contemporâneo na cor preta, a fechadura é alimentada por quatro pilhas alcalinas AA, cuja vida útil pode chegar até dois anos operando como uma média de 10 aberturas/dia.

Interruptores

O Interruptor Smarteck® tem design de 4x2 polegadas em painel de vidro temperado com indicador de luz LED. Além das versões de um a três módulos para iluminação, possui ainda as variações para ventiladores e dimmer.

Pode ser acionado tanto por toque sensível quanto remotamente. Assim como as lâmpadas da linha, o interruptor recebe comandos à distância via aplicativo ou por voz via sincronização com a Amazon Alexa ou o Google Assistente.

Disponível nas cores preta e branca, o produto é fácil de instalar e pode ser configurado para atuar nos modos de monitoramento de consumo de energia, temporizador ou cronômetro.

Interruptor Interno

O interruptor interno, como o nome sugere, pode ser instalado em diversos pontos de energia, o que permite que diversos produtos sejam automatizados no acionamento, mesmo que ele não seja novo ou planejado para essa finalidade – facilitando reformas em geral.

Plugue Tomada

Se o interruptor interno leva a automação para diversas tomadas de uma casa, o Plugue 10A Smarteck® a leva aonde você desejar: basta uma conexão à Internet para acionar remotamente aparelhos em tomadas de uso geral (TUG), o que pode ser uma mão na roda em viagens à lazer ou a trabalho.

Desenvolvido no padrão brasileiro de tomadas (2P+T), conforme a norma ABNT NBR 14136, o plugue suporta dispositivos de tensões 127V ou 220V com corrente nominal até 10 A, o que significa que ele não deve ser utilizado em tomadas de uso específico (TUE), como as que alimentam micro-ondas ou aparelhos de ar-condicionado, por exemplo.

Para mais informações sobre a Smarteck®, acesse o site exclusivo da linha http://www.smarteck.com.br

Smarteck®, sua casa conectada a você!

Sobre a STECK
Líder no fornecimento de materiais elétricos para usos residencial, comercial e industrial, a STECK possui mais de 50 linhas de produtos, de acordo com as mais rigorosas normas nacionais e internacionais de segurança e qualidade, garantindo a posição da marca entre as mais conceituadas do mercado. Presente em 18 países da América Latina, a STECK conta com uma fábrica e um centro de distribuição em São Paulo, uma fábrica em Manaus, uma unidade na Argentina, uma na Colômbia e outra no México. A empresa é vencedora dos principais prêmios do setor elétrico e está presente em todas as fases de uma obra. Hoje, qualquer profissional sabe que é impossível falar em materiais elétricos, sem falar em STECK.

STECK. Esta é a sua marca!

STECK Indústria Elétrica
(11) 2248-7000

Editorias: Ciência e Tecnologia  Construção e Arquitetura  Informática  Industria
Empresa: Diego