STECK fornece dispositivos essenciais para proteção de instalações elétricas hospitalares
Montagem de quadros e painéis no setor de Unidades Combinadas (Unicom) da STECK

Soluções da empresa protegem instalações e equipamentos essenciais no tratamento de pacientes hospitalares, especialmente durante a pandemia do Covid-19

PONTOS-CHAVE DO TEXTO

● STECK é líder no fornecimento de materiais elétricos;
● Além do mix em portfólio, empresa dispõe de serviço de montagem sob medida;
● Soluções tornam instalações elétricas hospitalares mais seguras;
● Dispositivos impedem a ocorrência de sobrecargas, curtos-circuitos e choques;
● Tomadas com bloqueio mecânico impedem o desligamento de aparelhos.

Além do risco de contaminação por vírus e bactérias, outra ameaça invisível e igualmente danosa em ambientes hospitalares é a ausência de proteção elétrica adequada em serviços tão essenciais à saúde e ao bem-estar da população.

Em épocas sensíveis como as de epidemias de doenças contagiosas, a necessidade de cuidados médicos aumenta exponencialmente e o risco é ainda maior tanto para os pacientes quanto para os profissionais que estão trabalhando.

A demanda elevada aumenta o uso de aparelhos em exames, análises laboratoriais, cirurgias, bem como no tratamento de pacientes em cuidado intensivo, onde o funcionamento desses equipamentos não pode ser interrompido em hipótese alguma.

O consumo elevado, contínuo e simultâneo eleva a pressão sobre as instalações elétricas dos hospitais, aumentando o risco de acidentes de origem elétrica que podem causar sequelas e mortes, além de danos permanentes à infraestrutura dos hospitais.

Imagine ter de paralisar atividades tão essenciais porque houve sobrecarga na rede ou um incêndio causado por curto-circuito. Imagine perder um paciente por choque elétrico depois de tanto se investir em cuidados para salvar a vida dele.

O atual estado de conservação da infraestrutura elétrica dos hospitais brasileiros é algo que demanda atenção, especialmente os da rede pública. Somente em São Paulo capital, um levantamento interno da Autarquia Hospitalar Municipal identificou que pelo menos 12 dos 15 hospitais municipais precisam de obras urgentes para receber pacientes em meio à crise da Covid-19.

Líder no fornecimento de materiais elétricos, a STECK desenvolve soluções integradas entre dispositivos de comando, proteção e alimentação que tornam a infraestrutura hospitalar mais segura aos profissionais de saúde e principalmente aos pacientes.

Um bom exemplo está no fornecimento de minidisjuntores, interruptor diferencial residual (IDRs), disjuntores de caixa moldada, tomadas, interruptores e quadros elétricos para proteger hospitais convencionais e em especial os de campanha, instalados sob a pandemia do Covid-19.

“Os hospitais já possuem problemas demais para lidar e a parte elétrica não pode ser mais um. Por isso, estão investindo na proteção em diferentes níveis de instalação para absorver a grande demanda por cuidados médicos com a devida segurança”, observa Viviane Dias, gerente de vendas da STECK no Nordeste. “Concluímos recentemente a venda de dispositivos para cinco grandes hospitais em Pernambuco, um em Alagoas e outro no Pará, que investiram em novas alas e aproveitaram o momento para realizar manutenções preventivas nas áreas já existentes”, conclui.

A proteção em diferentes níveis é essencial para um hospital porque, diferente de uma casa, este possui necessidades elétricas segmentadas e complementares. Cada dispositivo vai desempenhar seu papel para formar um todo uniforme e eficiente.

Os minidisjuntores são suficientes para garantir a segurança de toda uma casa contra sobrecargas e curtos, mas em um hospital, poderia no máximo proteger ambientes específicos como os quartos dos pacientes.

É aí que entram os disjuntores de caixa moldada, responsáveis pela proteção de um conjunto de áreas e instalações com maior capacidade e exigência energética, o que é comum em empreendimentos de grande segmentação como shoppings centers, por exemplo.

Os IDRs são essenciais porque protegem diretamente a vida contra os choques elétricos, interrompendo o circuito ao menor sinal de fuga de corrente – o que pode acontecer via contato direto ou por meio de excelentes condutores de eletricidade como a água e os metais.

“Além das soluções em portfólio, as empresas podem contar com os nossos serviços de montagem sob medida de quadros, painéis, centros de medição e conjuntos de tomadas. Esse serviço não só permite desenvolver ajustes exclusivos às necessidades do projeto ou produto, mas também agiliza a obra, pois o cliente recebe o conjunto montado, bastando conectá-lo à rede”, explica Lucas Machado, coordenador de engenharia de desenvolvimento da STECK.

Tão essencial quanto as instalações, os equipamentos de um hospital não podem parar de funcionar, especialmente aqueles envolvidos no tratamento de pacientes sob cuidados intensivos. Muitos desses pacientes precisam do auxílio contínuo de aparelhos para realizar necessidades fisiológicas tão elementares quanto respirar. O oxigênio pode ser o que vai mantê-los vivos até se recuperarem.

Não há margem para riscos como um desligamento indevido. É por isso que novas tecnologias são aplicadas aos materiais elétricos para que a equipe de profissionais de saúde possa se preocupar apenas em cuidar dos pacientes.

É o caso da Surelock®, a linha de tomadas com bloqueios mecânicos da STECK. São tomadas industriais com sistema de proteção mecânica que impede a retirada do plugue enquanto o conjunto está energizado, ou seja, em funcionamento.

“Este mecanismo com elevado grau de proteção permite que as tomadas sejam aplicadas para conectar à rede aparelhos essenciais, como por exemplo os respiradores tão usados no combate ao novo coronavírus e outras doenças”, explica Machado.

As tomadas Surelock® se dividem em modelos de correntes de 16 até 250 A: quanto maior for a corrente, maior é o modelo de bloqueio. Elas possuem de 3 a 5 polos e tem tensões que variam entre 24 até 600 V em corrente alternada.

A STECK é líder em vendas de tomadas industriais com intertravamento mecânico, prova disso é recente aquisição de conjuntos para compor a fabricação de respiradores pela Air Liquide Brasil, indústria química do setor de gases industriais e medicinais.

Para acelerar a montagem de respiradores, soluções híbridas também podem ajudar. As caixas de passagem e distribuição Light® da STECK podem também ser utilizadas para montar equipamentos elétricos.

A adaptação com as caixas termoplásticas auto extinguíveis com duplo isolamento vai permitir que a BioGeoEnergy monte mais de 2.000 unidades de respiradores. A STECK projeta que a solução pode resultar na montagem de 20.000 respiradores nos próximos 90 dias, ajudando a salvar muitas vidas.

As caixas Light® são versáteis e fáceis de recortar, além de altamente resistentes, com parafusos de 1/4 de volta sem elementos metálicos, com opções em tampas opacas e transparentes, altas e baixas, com dobradiças e grande variedade em dimensões.

Tomando os devidos cuidados indicados pelo Ministério da Saúde, a STECK mantém a fabricação de materiais elétricos nas fábricas de São Paulo-SP e Manaus-AM, de forma a se posicionar como um fornecedor de bens essenciais em meio à pandemia.

Com ajustes em processos e turnos de trabalho, a empresa tem mantido abastecido o mercado de revendas, distribuidores, indústrias e construção civil no Brasil e também na América Latina, por meio das unidades de negócios na Argentina, na Colômbia e no México.

Sobre a STECK
Líder no fornecimento de materiais elétricos para usos residencial, comercial e industrial, a Steck possui mais de 50 linhas de produtos, de acordo com as mais rigorosas normas nacionais e internacionais de segurança e qualidade, garantindo a posição da marca entre as mais conceituadas do mercado. Presente em 18 países da América Latina, a Steck conta com uma fábrica e um centro de distribuição em São Paulo, uma fábrica em Manaus, uma unidade na Argentina, uma na Colômbia e outra no México. A empresa é vencedora dos principais prêmios do setor elétrico e está presente em todas as fases de uma obra. Hoje, qualquer profissional sabe que é impossível falar em materiais elétricos, sem falar em Steck.
Steck. Esta é a sua marca!

STECK Indústria Elétrica

Editorias: Construção e Arquitetura  Industria  Terceiro Setor