Como escolher a manta asfáltica

Saiba como aplicar um dos materiais mais utilizados no processo de impermeabilização

A manta asfáltica é um dos materiais mais utilizados no sistema de impermeabilização para proteger, sobretudo, superfícies de lajes e telhados contra possíveis infiltrações.

Criada na década de 1970, a manta asfáltica é produzida à base de asfalto modificado com polímeros e estruturantes – poliéster, polietileno ou fibra de vidro. Flexível ou pré-fabricado, o material é indicado, especialmente, para aplicação em estruturas que sofrem movimentações.

Tipos de mantas
De acordo com a norma NBR 9952/2007, da ABNT, que especifica os requisitos mínimos necessários para a aceitação de mantas asfálticas utilizadas para impermeabilização, as principais características técnicas do material são divididas em tipos I a IV e variam de 3mm a 4 mm de espessura. As mantas diferem, ainda, quanto ao tipo de acabamento, que podem ser de alumínio, polietileno, ardosiado, geotêxtil e areia.

“Normalmente, o critério para a escolha do sistema de impermeabilização utilizado vem das exigências mecânicas e térmicas da estrutura. O projeto de impermeabilização precisa levar em conta as condições da obra, a localização, as interferências, a exposição e definir as soluções para atender às exigências de desempenho em relação à estanqueidade”, explica Jorge Marcondes, coordenador técnico da DRYKO Impermeabilizantes.
Aplicação
Os detalhes que antecedem a impermeabilização em si são extremamente importantes. Por isso, a aplicação da manta asfáltica deve ser feita por profissionais especializados. “Deve ser realizada a regularização da superfície, respeitando o caimento mínimo no sentido dos condutores de água. É preciso remover também as imperfeições dos substratos para uma superfície seca, firme, sem trincas ou saliências e bordas que possam danificar a manta”, explica o Jorge.

Depois de todos os detalhes de preparação concluídos, é a hora da aplicação da demão do produto de imprimação, ou primer, que deve ser feita em uma demão, de forma homogênea. “Após a aplicação e secagem do primer, é feita a aplicação da manta, geralmente com maçarico ou asfalto a quente. Para a sobreposição da segunda manta, se desenrola a bobina paralelamente à primeira, independentemente do sistema de aplicação adotado – maçarico ou asfalto, por exemplo. É importante deixar 10 cm de sobreposição e começar a aplicar a manta, indo no sentido dos ralos para as cotas mais elevadas.

Em seguida, deve ser feito o teste de estanqueidade que confirmará a efetividade da impermeabilização realizada”, esclarece o coordenador técnico da DRYKO Impermeabilizante.

Editorias: Construção e Arquitetura
Empresa: Gotcha Comunicação