Cietec busca startups para o Samsung Creative Startups

A Incubadora USP/IPEN-Cietec foi a selecionada do estado de São Paulo para receber a 5ª edição do Samsung Creative Startups, programa de aceleração de startups da empresa em parceria com a Anprotec e com o Centro Coreano de Economia Criativa e Inovação. A chamada tem por objetivo selecionar até 20 empreendimentos que receberão aporte financeiro de até R$ 200 mil livres de equity, além de treinamentos, assessoria, mentoria, suporte às atividades de Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação. As atividades de apoio terão duração de até nove meses.

O programa busca projetos voltados aos setores de saúde digital, bem-estar, fitness, segurança, criptografia, privacidade e furto, inteligência artificial, Realidade Virtual e Realidade Aumentada e Internet das Coisas. As empresas podem enviar suas propostas até o dia 20 de dezembro. A análise e seleção ocorrerá entre janeiro e março do ano que vem e, nesta etapa, os selecionados podem ser chamados para entrevistas virtuais.

Para participar do Samsung Creative é necessário estar vinculado a uma Incubadora. O programa pré-selecionou 17 incubadoras credenciadas junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e/ou ao Comitê das atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (CAPDA), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), além de estarem regularizadas para a aplicação de recursos provenientes de Lei de Informática. No estado de São Paulo, a escolhida foi a Incubadora USP/IPEN-Cietec.

O Samsung Creative já acelerou 45 startups desde a sua primeira edição, sendo que seis delas selecionaram o Cietec para participar, entre elas a Epistemic, empresa que desenvolveu um aplicativo que funciona como um diário de epilepsia, em que o paciente ou cuidador pode inserir diversos tipos de dados sobre as crises epilépticas, a DEV Tecnologia criadora de um dispositivo Bluetooth Low Energy, com a finalidade de ensino de biologia a crianças e com potencial de viralização - o bichinho virtual 4.0, e a VRMonkey, desenvolvedora de um jogo em Realidade Virtual de Escape de Room com tema de Alice no País das Maravilhas.

Paula Gomez, CEO da Epistemic, conta como está sendo a experiência de participar do Samsung Creative. “O programa é bem completo, com sessões informativas de diversos assuntos relevantes e nos proporcionou entregas que dão evolução ao nosso projeto, bem como diversas sessões valiosas de feedback, além de contato com outras startups geniais selecionadas. O Cietec também está sendo muito importante neste projeto, pois nos orienta a chegar no objetivo do produto desenvolvido”, afirma.

Já Sílvia Takey, sócia-diretora da DEV Tecnologia, aponta que o programa trouxe grande aprendizado em termos de Design Thinking para desenvolvimento de produtos utilizados por consumidores finais, já que o histórico da DEV é todo pautado em negócios B2B. “A Samsung nos permitiu ampliar o olhar para os mercados que podemos atingir e o Cietec foi muito importante neste processo, pois foi o viabilizador do aproveitamento da verba da Lei da Informática, sem a qual o investimento não-reembolsável não seria possível, além do apoio no processo de prestação de contas exigido pela Samsung”.

Para Pedro Matsumura Kayatt, CEO da VRMonkey, os bootcamps de design thinking e diversas consultorias do projeto ajudaram a empresa no alinhamento do produto da empresa para um de maior sucesso.

Segundo Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, uma das missões do Cietec é proporcionar a captação de recursos de fomento e investimento. ”Para nós é muito gratificante contribuir para que as empresas comecem a atuar efetivamente no mercado por meio de programas como o Samsung Creative. Estamos muito orgulhos dos resultados que o projeto tem gerado para nossas incubadas”, finaliza Risola.

As inscrições podem ser feitas pelo site https://gust.com/programs/chamada-para-selecao-de-empreendimentos-batch-5 e a empresa interessada deve indicar que pretende rodar o programa no Cietec para se integrar a incubadora.

O anúncio das startups pré-selecionadas para fase de avaliação presencial será feito dia 10 de março e a divulgação do resultado acontece em 6 de abril de 2020.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Informática  Negócios
Empresa: Fábio Saulo Costa