Grupo Sabará se torna membro do CEO Water Mandate e fortalece compromisso com práticas sustentáveis em gestão corporativa de água

As empresas que fazem parte da plataforma têm acesso a informações que apresentam as tendências de gestão corporativa da água e as melhores práticas no setor

O Grupo Sabará, referência no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de águas, cosméticos, nutrição animal e à indústria de alimentos e bebidas, acaba de anunciar o compromisso com o CEO Water Mandate, uma plataforma que reúne líderes empresariais para enfrentar os desafios globais da água por meio da administração corporativa da água, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), governos e organizações da sociedade civil.

Ao participar da iniciativa, as empresas se conectam com as principais tendências de gestão corporativa da água e as melhores práticas inovadoras na área, fortalecendo seu compromisso em relação a práticas sustentáveis e o comprometimento com investidores, clientes, funcionários, comunidades e outros stakeholders.

Anualmente, o Grupo Sabará irá relatar publicamente seu progresso em relação à gestão corporativa da água, o qual será feito por meio da Comunicação de Progresso - COP, que também é utilizado para reportar-se ao Pacto Global da ONU, do qual é signatário desde 2007.

Esse comprometimento reflete a atuação da empresa com base nos princípios da economia circular, que têm como fundamento o melhor aproveitamento dos recursos naturais, evitando desperdícios e descartes. O conceito vem ganhando destaque nos últimos anos, pois integra o desenvolvimento sustentável aos aspectos econômicos, inspirado na permacultura econômica ou, simplesmente, na economia verde. No Brasil, o setor industrial tem se mostrado cada vez mais empenhado em adotar e incentivar as melhores práticas, visando menos impacto ambiental, a partir de novos meios de trabalho em prol da sustentabilidade.

Vale ressaltar, ainda, que as operações de todas as plantas do Grupo Sabará trabalham em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), que fazem parte do plano estratégico do Grupo. A planta de Clorito de Sódio inaugurada recentemente atende aos ODS 6 - itens 6.3 / 6.4 (uso racional recursos naturais/redução consumo água), ODS 7 - item 7.2 (redução consumo energia), ODS 8 - itens 8.1 / 8.4 (sustentabilidade/aproveitamento recurso natural) e ODS 12 - itens 12.2 / 12.5 (benefício ambiental / redução de resíduos).

“O Grupo Sabará conta com a unidade Sabará Químicos e Ingredientes e BioE, que fornecem insumos para o setor de saneamento e tratamento de águas públicas e privadas. Portanto, para nós, esse compromisso com o CEO Water Mandate é muito importante e reforça nossa atuação com base nos princípios da sustentabilidade. Além disso, muitos potenciais parceiros também participam desta plataforma e a troca de ideias é extremamente enriquecedora para as nossas estratégias”, ressalta André Sabará, Diretor de Marketing e Supply Chain do Grupo Sabará.

Sobre o Grupo Sabará
O Grupo Sabará possui mais de 60 anos de história e é genuinamente brasileiro. Especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, atua nos mercados de tratamento de águas, com a unidade de negócio Sabará Químicos e Ingredientes, e de health and personal care, com a Beraca. Já a unidade BioE é a responsável pelo setor sucroalcooleiro, indústria de bebidas e mercado de energia, enquanto a Concepta Ingredients atende os segmentos de alimentos, nutrição animal e farmacêutica veterinária.

Informações à imprensa – Image 360
Kethylin Pinheiro