E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Combate a incêndio: Sprinkler pode evitar tragédias como a do hospital Badim, no Rio de Janeiro
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Associação Brasileira de Sprinklers (ABSpk) explica a importância do sistema para combater incêndios como o que ocorreu no hospital Badim, no Rio de Janeiro

Na última quinta-feira (12), um incêndio de grandes proporções atingiu o hospital Badim, no Maracanã, zona norte do Rio de Janeiro, deixando 12 pessoas mortas.  A principal suspeita é que ocorreu um curto-circuito no gerador, espalhando fumaça para todos os andares.

Com intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância de medidas de proteção e combate a incêndios, a Associação Brasileira de Sprinklers (ABSpk), fundada no início de 2011, fomenta o uso de sprinklers, conhecidos como ‘chuveiros automáticos’, no mercado nacional. Este equipamento é considerado um dos mais eficientes no controle de incêndios, pois combate as chamas ainda no início, evitando que o fogo se alastre no estabelecimento.

Junto a outras medidas, como saídas de emergências amplamente sinalizadas, extintores portáteis e hidrantes, por exemplo, o sistema de sprinklers ajuda a evitar a perda do patrimônio e, o mais importante, a salvar vidas. É um dos componentes de maior importância de uma rede de combate a incêndio, pois tem a capacidade de inibir a propagação das chamas e, consequentemente, tragédias com incêndios de grandes proporções.

De acordo com Felipe Melo, presidente da ABSpk, em locais onde existe a dificuldade de locomoção pela própria característica dos ocupantes, no caso do hospital, pacientes em quartos, enfermarias e UTIs, dificulta a evacuação, portanto, é de extrema importância que as medidas de proteção e combate a incêndios sejam bem planejadas e executadas. “Em locais onde há restrição de locomoção, ou seja, dificuldade de escape dos ocupantes, o sprinkler é uma medida muito eficiente e mais do que necessária, que pode resguardar a vida e o patrimônio”, ressalta Felipe Melo. 

Se instalado de maneira correta e com manutenção em dia, o sprinkler entra em operação automaticamente, liberando água de forma rápida e de maneira circular, atingindo uma área aproximada de 16m², propiciando tempo de fuga para os ocupantes do local. Além do alastramento do fogo, consequentemente, o sprinkler também ajuda a evitar a propagação de fumaça tóxica e falta de visibilidade.                                                                                                   

Sobre a ABSpk

A Associação Brasileira de Sprinklers, fundada no início de 2011, nasceu com o objetivo básico de fomentar o uso de sprinklers no mercado nacional. Sua função é promover a discussão, bem como implementar ações, no intuito de que todo sistema de sprinkler, projetado, instalado e mantido, no Brasil, seja tratado de maneira técnica, profissional e ética.

Editorias: Construção e Arquitetura  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Kethylin  
Contato: Kethylin Tainá Pinheiro  
Telefone: 011-33923025-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.