5 passos para montar um negócio em Duque de Caxias e sair do vermelho
Empreendedor Vinicius Veiga revela 5 passos para abrir um negócio em Duque de Caxias RJ

Duque de Caxias é o segundo maior polo econômico do Rio com grande potencial de geração de renda embora existam cerca de 30 mil desempregados, entre jovens e adultos, segundo dados da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda do município. Mas a boa notícia é que os caxienses podem começar o ano com o pé direito, driblar o desemprego e ter uma fonte de renda fixa.

De acordo com o administrador e empreendedor Vinicius Veiga, morador de Duque de Caxias há mais de 30 anos, a fórmula do sucesso para quem quer ganhar dinheiro é ter vontade de trabalhar, se dedicar a atividades que são apreciadas pela população caxiense e movimentam a economia na região.

“Comércio e serviços são atividades que rendem um bom dinheiro mesmo na crise. Ter um pequeno negócio em casa, seja uma lojinha de conveniência, uma pensão que serve comida caseira, vender doces caseiros e kits de aniversário para festas podem ser sinônimos de oportunidade.” destaca Veiga.

Para quem precisa trabalhar por conta própria mas não sabe por onde começar, o empresário enumerou 5 passos simples para se tornar um profissional autônomo em 2020. São eles:

Tenha Atitude
O primeiro passo para que quer trabalhar por conta própria é ter atitude e deixar de olhar a situação econômica do município com pessimismo. É preciso entender que no auge dos problemas também surgem oportunidades. Quem tem criatividade e busca inovar oferecendo coisas diferentes para o cliente, sem dúvida terá mais sucesso.

Escolha um ramo que você conheça
Procure abrir um negócio cujo o ramo você já tenha tido algum tipo de contato ou seja algo relacionado a sua formação e experiência profissional. Todos temos talentos e somos bons em alguma coisa. Abrir um negócio em uma área desconhecida certamente virá a dificuldade de saber comprar, precificar, vender e até produzir. Os desafios são muitos, sobretudo para quem nunca trabalhou por conta própria.

Estabeleça metas financeiras
Se empreender é a sua meta para 2020, estipule o quanto você deseja faturar para que você possa, daqui a algum tempo, ganhar o mesmo ou até mais do que você ganhava em seu último emprego. Estabelecer metas reais e em que velocidade você deseja alcançá-las é fundamental para o seu crescimento.

Formalize a sua atividade
Quem decide trabalhar por conta própria ou abrir um negócio precisa ficar atento para não cair na informalidade. Abrir um MEI é importante pois o trabalhador paga poucos tributos tendo a chance de ficar com boa parte dos lucros, assegura seus benefícios previdenciários e ainda poderá emitir nota fiscal sendo capaz de vender seus produtos e serviços para qualquer pessoa.

Promova o seu negócio
Um empresa nova precisa ser descoberta pelos clientes. Existem formas baratas de fazer com que as pessoas conheçam você gastando muito pouco. Ter uma página nas redes sociais, distribuir pequenas amostras grátis, anúncio em carro de som, participação em feiras e eventos são algumas das atividades baratas que ajudarão a trazer visibilidade para o seu negócio.

Editorias: Economia  Negócios  Sociedade
Empresa: strateDY