E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Livro revela como o fenômeno das fake news se consolidou na sociedade brasileira
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Livro revela como o fenômeno das fake news se consolidou na sociedade brasileira
...

Doutorando em Direito e Mestre em Direito na Sociedade da Informação lança livro sobre os fatores sociológicos que tornam o país um terreno fértil para a disseminação das fake news e as suas motivações sob o ponto de vista do direito

Campanhas de Desinformação, Deep Fake e Pós-verdade são alguns conceitos que ganharam força no Brasil nos últimos cinco anos. Todas essas nomenclaturas representam uma evolução do fenômenos das fake news, as famosas notícias falsas que são rapidamente disseminadas na internet. De acordo com laboratório de segurança da PSafe, só em 2018 foram mais de 4,4 milhões de casos de notícias falsas sendo compartilhadas.

E para esmiuçar esses conceitos e avaliar os fenômenos sociológicos que fazem dos brasileiros grandes fomentadores de notícias falsas, o advogado André Faustino, mestre em Direito na Sociedade da Informação acaba de lançar a obra ‘Fake News - A liberdade de expressão nas redes sociais na Sociedade da informação’, publicada pela editora Lura.

O livro é fruto de sua dissertação de mestrado e aponta as razões pelas quais as fake news se consolidaram na seara de conteúdos disponíveis na internet. “Há um protagonismo do indivíduo que no contexto social é indiferente à verdade. Cada qual se apega ao apelo emocional. Embora saiba que se trata de uma mentira, o indivíduo prefere acreditar nela porque é mais conveniente com as suas percepções e ideologia”, explica Faustino.

A evolução das Fake News: Deep Fake e Pós-verdade

As deep fakes são a evolução das fake news, sob o ponto de vista tecnológico, já que as deep fake buscam ser mais contundentes, pois utilizam inteligência artificial como vídeo, por exemplo, para gerar desinformação e com a qualidade desses vídeos, em muitas vezes, é impossível identificar tratar-se de uma mentira. Um exemplo foi um vídeo de um discurso do ex - presidente Barack Obama, que também é lembrado no decorrer do livro.

Já a Pós-verdade é um fenômeno que permite, justamente, o protagonismo das fake news já que o indivíduo no atual contexto social é indiferente à verdade. “O próprio conceito de verdade é relativo e, justamente, dessa relatividade é que a pós-verdade ganha força. Vivemos na era da desinformação”, conclui o especialista.

Mais Informações: http://bit.ly/33S6rdS

Sobre André Faustino:

É Consultor e Advogado. Doutorando em Direito pela FADISP. Mestre em Direito na Sociedade da Informação pela FMU. Especialista em Direito Imobiliário pela FMU. Especialista em Direito Civil pela FMU. Especialista em Direito Digital Aplicado pela FGV/ SP. Extensão em Compliance e Lei Anticorrupção pela FAAP. Extensão em Compliance pela AASP. Extensão em Direito Digital pela FAAP. Bacharel em Direito pela FMU. Bacharel em Música pela FAMOSP. Desenvolve pesquisa na área do Direito e da Sociologia voltadas para a liberdade de expressão, redes sociais e uso dos algoritmos.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Educação  Informática  Internet  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: strateDY  
Contato: Yngrid  
Telefone: 21-20518419-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.