Presbiopia: perspectivas de um futuro mais nítido

Conhecida como a doença da “vista cansada”, a presbiopia tem como principais sintomas a sensação de visão borrada para perto e meia distância e dificuldade para fazer a transição da visão de perto para longe. O Dr. Claudio Domingues, médico do Centro Oftalmológico Perdizes, explica que, a partir dos 40 anos, o cristalino dos olhos perde elasticidade e a capacidade de focar as imagens com mais agilidade: “As pessoas brincam dizendo que, nessa idade, os braços ‘encurtam’ e já não conseguimos afastar suficientemente o objeto – ou as letrinhas de um texto – para enxergar melhor”.
Em geral, é nesse momento que aquelas pessoas que nunca antes tiveram qualquer outro problema de visão, passam a usar óculos. E os que já têm miopia, astigmatismo ou hipermetropia, precisam ajustar suas lentes para corrigir mais essa condição.
A notícia promissora, no entanto, é que uma fabricante internacional de produtos para cuidados ópticos está desenvolvendo um colírio para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade da visão.
A etapa final do estudo relatou resultados positivos na qualidade da visão próxima e intermediária, sem alterar a de longa distância: os pacientes que receberam o colírio observaram que, a partir de 15 minutos depois de aplicado o medicamento, já conseguiam ler e enxergar com mais facilidade, e o efeito permaneceu por até 6 horas depois.
A avaliação clínica do laboratório atestou, ainda, a tolerância, a eficácia e a segurança do novo medicamento. O estudo completo foi apresentado na mais recente reunião anual da Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa, e agora segue para aprovação final da FDA - Food and Drug Administration, órgão americano que licencia medicamentos.
Se além da vista cansada, você também está cansado de usar óculos, os avanços médicos da Oftalmologia prometem um futuro próximo bem mais nítido.

Dr. Cláudio Domingues
CRM 49624
Graduado em 1984 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com especialização no Instituto Tadeu Cvintal do Hospital Santa Catarina e pós-graduado pelo Centro de Extensão Universitária, Dr. Cláudio Domingues, Oftalmologista e cirurgião, está à frente do Centro Oftalmológico Perdizes – COP.

Sobre o Centro Oftalmológico Perdizes – COP
Clínica especializada, criada em 1988 pelo Dr. Cláudio Domingues, reúne profissionais de todas as principais áreas da oftalmologia: córnea, retina, estrabismo, catarata e glaucoma.
Rua Cardoso de Almeida, 634 – Perdizes – São Paulo
F.: 11 3862-2441 ou 3868-1312

________________________________________________________________

Se você achou a pauta interessante e quiser mais informações, esclarecer dúvidas sobre Oftalmologia, obter entrevista ou imagens, entre em contato com a Assessoria de Imprensa:
Ideia Contexto
Rosa Cristina Visconti