Smart Campus da Facens vence edição 2019 do Prêmio InovaCidade, do Instituto Smart City Business America

Sorocaba, 04 de julho de 2019 – O Instituto Smart City Business America acaba de anunciar que o Smart Campus da Facens foi o grande vencedor do Prêmio InovaCidade 2019. A cerimônia de premiação será no dia 22 de julho, durante o Smart City Business Brazil Congress & Expo, um dos mais importantes eventos sobre cidades inteligentes da América Latina que acontece no Transamérica Expo, em São Paulo, de 22 a 24 de julho, com palestrantes nacionais e internacionais que discutirão as melhores soluções para o futuro das cidades.

“Saber que vencemos o Prêmio InovaCidade 2019 nos encheu de alegria e de orgulho. Reconhecemos a relevância do Instituto Smart City Business America e seu esforço para melhorar a qualidade de vida nas cidades, e fazer parte do seleto grupo de premiados nos faz acreditar que estamos no caminho certo, em busca do aperfeiçoamento do ensino, da pesquisa e da extensão”, diz a Profª Dra. Regiane Relva Romano, diretora de Pesquisa & Extensão da Facens e coordenadora geral do Smart Campus da Facens, centro universitário nota máxima do MEC.

O Smart Campus Facens é um laboratório vivo que busca solucionar problemas reais, conectando a comunidade acadêmica, mercado e sociedade, por meio de projetos que tornam as cidades mais humanas, inteligentes e sustentáveis. “Nos últimos 4 anos, mais de 300 projetos já foram realizados e vários estão implementados no campus da Facens, em Sorocaba, gerando dados e dashboards com métricas e indicadores que podem ser replicados nas
cidades”, diz Regiane. “Sorocaba, por exemplo, se tornou a terceira Fab City do país, a partir de várias ações propostas pelo Smart Campus Facens para tornar a cidade autossuficiente, globalmente conectada e na vanguarda da inovação urbana”, conta a coordenadora do Smart Campus Facens.

O Prêmio InovaCidade 2019 não é o primeiro reconhecimento conquistado pelo Smart Campus Facens, que desde sua criação vem acumulando prêmios dentro e fora do Brasil. Em 2016, conquistou o Top Educacional da ABMES, e o Automação, da GS1. Em 2017, foi condecorado na categoria Educação do Smart Cities UK 2017. Em abril de 2018, o IDTechEx Europa, realizado em Berlim, reconheceu o Smart Campus como o projeto mais inovador na categoria de IoT e, também no ano passado, ganhou o Prêmio Benchmarking e Prêmio de Melhor da Academia ABRFID (Associação Brasileira de Identificação por Radiofrequência).

O Smart City Business Brazil Congress & Expo acontece entre os dias 22 e 24 de julho no Transamérica Expo Center e reúne importantes nomes do Brasil e do mundo que atuam no ramo da educação e no desenvolvimento de cidades inteligentes na América Latina. As inscrições podem ser feitas pelo site http://expo.scbamerica.com/

Sobre o Smart Campus Facens: Criado em janeiro de 2015, o Smart Campus Facens é um laboratório vivo que busca solucionar problemas reais conectando a comunidade acadêmica, mercado e sociedade por meio de projetos que tornam as cidades mais humanas, inteligentes e sustentáveis. O programa Smart Campus Facens utiliza o campus universitário como uma área para estudos das soluções que possam ser replicadas nas cidades. Há projetos na área de Saúde e Qualidade de Vida, como o Engenhando para o Bem, de Educação e Cultura, como o Fab Lab Facens e o Jogo da Dengue, criado para a prefeitura de Sorocaba, de Mobilidade e Segurança, como a Carona Solidária, de Energia, como a criação da luminária de baixo custo para iluminação pública, e de Meio Ambiente, como a miniestação meteorológica e o aquecedor solar com produtos reciclados, entre outros.

Sobre a Facens: um dos quatro melhores centros universitários do estado de São Paulo e 13º no Brasil, a Facens é nota máxima (5) do MEC, tem foco na formação de profissionais cidadãos e 90% de empregabilidade nos últimos 12 anos. Oferece 11 cursos de graduação, sendo 9 de Engenharia (Mecânica, Computação, Química, Elétrica, Mecatrônica, Civil, Alimentos, Produção e Agronômica), um de Tecnologia em Jogos Digitais e um de Arquitetura e Urbanismo, além de cursos de Pós-Graduação, MBAs e Especializações. Referência em inovação, a Facens conta com mais de 50 laboratórios especializados, mais de 10 centros de inovação e diversas parcerias com empresas renomadas nacional e internacionalmente.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Educação  Negócios  Sociedade
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Rosa Arrais Comunicação
Contato: Gláucia Serinhano