E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Profissionais do amanhã: avanços na sociedade e evolução tecnológica criam novo mercado de trabalho
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) oferece formação por competência e desenvolve habilidades pessoais exigidas pelo mercado de trabalho




Mudanças na sociedade e avanços tecnológicos estão desenhando um novo mercado de trabalho: cada vez mais são criadas profissões com conteúdos inovadores e novas dinâmicas de trabalho.

Na esteira dessas mudanças, a universidade tem papel crucial para preparar os futuros profissionais para as próximas fases do mercado de trabalho. Para isso, é necessário reconhecer novas tendências e oferecer alternativas.

Novo mundo, nova universidade

Um dos desafios mais urgentes para o futuro do mercado de trabalho é preparar os jovens para os empregos do futuro, segundo relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

De acordo com a entidade, é necessário garantir que os futuros profissionais estejam equipados com o tipo certo de habilidades para se sobressair em um ambiente de trabalho em constante mudança e rico em tecnologia. [1]

Por isso, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) delineou seu currículo para garantir uma formação alinhada às novas demandas. Os cursos da instituição são voltados para o desenvolvimento de competências e habilidades alinhadas ao perfil do aluno - habilidades que poderão ser empregadas na geração de renda, seja no mercado de profissões ou no empreendedorismo.

“O papel da universidade não é formar o aluno do zero, mas trazer as potencialidades, a questão ética, a questão ambiental e a questão familiar”, diz o reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski.

Formação personalizada

De acordo com a pró-reitora de Graduação da PUCPR, Maria Beatriz Balena, o papel da universidade hoje é focar menos em conteúdos e mais no desenvolvimento de habilidades criativas e analíticas. Para isso, os cursos da PUCPR são baseados no ensino de competências: fugindo do modelo tradicional, com aulas mais dinâmicas, trabalho em equipe e resolução de problemas reais.

“A melhor preparação para um mercado de trabalho em constante evolução é aprender a aprender sempre”, diz Maria Beatriz. “O estudante precisa desenvolver habilidades e competências baseadas na criatividade, na resolução de problemas complexos e na capacidade de usar a técnica em novos cenários”, completa.

Uma das iniciativas da PUCPR é o American Academy, que proporciona a oportunidade de graduação em parceria com a Kent State University (Ohio - EUA). Baseado no modelo de liberal arts, o programa oferece a possibilidade de uma formação ampliada e flexível, na qual os estudantes passam os dois primeiros anos da faculdade em contato com disciplinas mais abrangentes, fundamentais para todas as profissões. Posteriormente, conscientes de suas habilidades e preferências, os estudantes definem com maior segurança a formação desejada – nesta etapa, podem escolher entre mais de 300 opções de cursos no Brasil e nos Estados Unidos.

Preparados para empreender

Por outro lado, o empreendedorismo é apontado como um dos pilares das profissões do futuro. Pesquisa desenvolvida na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) aponta que ele tem sido a alternativa para a geração de emprego e renda no contexto atual de transformações estruturais nas relações de trabalho e das profissões. [2]

“Há expectativa de aumento da participação das atividades empreendedoras no mundo do trabalho no futuro, as quais conviverão com as profissões com conteúdos inovadores”, diz a pesquisa. Segundo o estudo, os aspectos mais impactantes para a criação de novas profissões incluem a ênfase crescente na inovação, a busca por qualidade de vida, o envelhecimento da população e a preocupação com o meio ambiente.

Na PUCPR, o desenvolvimento empreendedor dos estudantes é fomentado dentro da universidade. Uma das iniciativas é a Hot Milk, a aceleradora de Startups da PUCPR que oferece laboratórios de prototipagem, mecanismos de internacionalização e infraestrutura totalmente dedicada para evolução dos negócios. “Temos investido pesado em aceleradoras e programas voltados para o empreendedorismo”, conta Balena.

Além disso, a PUCPR também oferece trilhas de empreendedorismo para os estudantes construírem sua carreira enquanto estão na universidade. “Esse também é um diferencial que constrói a carreira dos estudantes a partir dos seus interesses ou a partir do que ele descobre ser uma possibilidade que ainda não existe no mercado”, completa.

Planeta PUC

Para despertar o interesse dos estudantes antes mesmo de ingressar no ensino superior, a PUCPR realiza anualmente o Planeta PUC – Feira de Cursos e Profissões da PUCPR. O evento oferece a oportunidade de conhecer os cursos de graduação oferecidos pela instituição e vivenciar a realidade de várias profissões.

Com o objetivo de aproximar estudantes do Ensino Médio, o evento conta com espaços informativos sobre bolsas e financiamentos, Orientação Profissional, Internacionalização, Pesquisa e Identidade Institucional. Uma equipe do Núcleo de Prática em Psicologia dá orientações para auxiliar aqueles que têm dúvidas na escolha profissional.

[1] http://www.oecd.org/els/emp/wcms_556984.pdf

[2] http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79186

Editorias: Economia  Educação  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Assessoria PUCPR  
Contato: Assessoria PUCPR  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.