Projetos de Incentivo à Leitura instalam biblioteca e cinemateca em instituições de Caçapava
Foto: Divulgação

APAE e Casa da Criança recebem livros, brinquedos, kits de cinema e materiais lúdicos

A APAE e a Casa da Criança de Caçapava recebem projetos de incentivo à leitura no dia 8 de novembro. O primeiro deles é o Cinemateca – Cultura e Vida, que irá distribuir gratuitamente estruturas de cinematecas (livros e kits de cinema). Já o segundo é o Universo de Histórias, que, além de livros, oferece oficinas de contação de Histórias para os alunos. Os eventos simbólicos de entrega das estruturas são gratuitos e abertos ao público (veja programação abaixo).

Ambas iniciativas são realizadas pelo Governo do Estado de São Paulo, através do ProAc, com patrocínio do Grupo SADA e produção da Incentivar. O objetivo dos projetos é proporcionar às crianças carentes o acesso às obras audiovisuais e literárias.
Cada estrutura do Cinemateca – Cultura e Vida conta com um acervo de 20 mídias em DVD e uma biblioteca com 40 livros de diferentes editoras infantis e 5 (cinco) exemplares em braille. O Universo de Histórias, por sua vez, possui 60 livros, 20 fantoches e um acervo contendo 10 unidades distribuídas em brinquedos e jogos culturais. Após a instalação das estruturas, as instituições beneficiadas recebem ainda oficinas de Contação de Histórias.

Para o supervisor de marketing da Incentivar Produções, Welson Ribeiro, as iniciativas são importantes instrumentos para democratizar o acesso a bens culturais, como livros, materiais lúdicos e filmes infantis. “Queremos colaborar com o direito a cultura e, com isso, expandir o universo das crianças, alimentar a imaginação e estimular o aprendizado. Os dois projetos cumprem essa missão”, conclui.

\"Queremos transformar para melhor o mundo em que vivemos com as pessoas e para as pessoas através da cultura, da informação de qualidade, do esporte e da responsabilidade socioambiental. Por isso, estamos felizes em poder participar deste projeto e estarmos presentes na construção do futuro de centenas de crianças”, lembra a vice-presidente do Grupo SADA, Daniela Medioli.

Cinemateca

Quando: 8 de novembro, às 10h

Onde: APAE – Rua Antônio Feliciano de Barros, 111, Jardim Rafael.

Universo das Histórias

Quando: 8 de novembro, às 14h

Onde: Casa da Criança de Caçapava – Rua Tem. Mesquita, 211, Vila Pantaleão.

Editorias: Criança  Cultura e Lazer  Educação
Empresa: Jeferson Batista