De 6 a 8 de abril (sábado a segunda-feira), acontece em São Paulo mais uma edição da Estética in São Paulo, evento de beleza, saúde e bem-estar que reúne de forma simultânea feira, congressos e fórum que destacam as tendências do setor e as últimas novidades em produtos, serviços e equipamentos. Para este ano, a organização estima que serão gerados R$ 45 milhões em negócios durante os três dias de evento, um aumento de 15% em relação ao ano anterior. “A Estética in São Paulo tem uma grande preocupação em criar oportunidades de negócios dentro desse mercado que é o que mais cresce no país”, explica Eduardo Gouvêa, sócio-diretor de negócios do Grupo Estética in. “Nossos visitantes são profissionais com poder de decisão na definição e na compra de produtos ou equipamentos”.
A expectativa para esta edição é que mais de 18 mil pessoas, entre esteticistas, dermopigmentadores, maquiadores, investidores, cirurgiões plásticos, dermatologistas, cosmetólogos e fisioterapeutas, passem pelo Palácio de Convenções do Anhembi, na feira e nos congressos. “Temos participantes de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, e de outros países como Peru, Colômbia, Equador, Argentina, Paraguai, Uruguai, Estados Unidos e Portugal e estamos trabalhando muito para ter grandes novidades em 2020 que já tem estima crescer 21%”, explica Gouvêa.
Dados do Euromonitor mostram que, em 2017, o Brasil terminou o ano como a oitava maior economia do planeta. No mercado nacional, o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) movimentou o equivalente a US$ 32,1 bilhões em consumo, colocando o país na quarta posição do ranking mundial (atrás de Estados Unidos, China e Japão). Nesta categoria estão incluídos cortes e tratamentos de cabelos, manicure, pedicure, atividades de estética e outros serviços relacionados aos cuidados de beleza.
Empreendedorismo
Segundo o Portal do Empreendedor, no Brasil, existem mais de 800 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) relacionados ao setor de beleza, que compreende atividades de serviços pessoais como cabeleireiros, manicures, pedicures, atividades de estética e outros de cuidados. O Caderno de Tendências 2019-2020 desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que a venda direta, no Brasil, garantiu trabalho para 3,99 milhões de pessoas em 2017. Os serviços de beleza, representados pelos salões, geram 1,33 milhão de postos de trabalho. Em seguida vem as franquias, com 221 mil vagas, e depois, as indústrias, com 120,5 mil.
Os expositores
A Axigram iniciou a sua participação em feiras e congressos do mercado de estética no ano passado e já identificou um crescimento de 41% em 2018. Hoje, o carro-chefe da marca é a proteção solar, chamada de Solst. “O crescimento no faturamento no primeiro bimestre de 2019 foi de 132% se comparado ao mesmo período do ano passado”, explica Cecilia Fanucci Almeida, diretora de marketing da empresa. “Nós estamos investindo no aumento dos pontos de venda físicos e online, e em ações de marketing digital”. No início desde ano, a marca firmou também uma parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo e se tornou o protetor oficial da seleção da modalidade.
A Extratos da Terra, por sua vez, investe no mundo digital e lança uma nova plataforma de relacionamento com foco em negócios. O público-alvo, formado tanto por profissionais da estética como por consumidores finais que buscam empreender, encontra no NÓS uma comunidade para compartilhar maneiras de promover a beleza que faz bem e o autocuidado. Outro expositor da Estética in São Paulo que investiu no mundo digital é a BIOAGE. Com o objetivo de oferecer maior praticidade, aperfeiçoar tratamentos e incrementar os lucros, a DERMA EXPERT é uma plataforma online e gratuita exclusiva para o profissional de estética fazer indicações de produtos home care para seu cliente dar continuidade no tratamento em casa. Do total da venda, 25% é do esteticista.
Para a Mezzo Dermocosméticos, que comemora 10 anos de sucesso neste ano, 2018 também foi um ano de crescimento. Ao todo, foram 45 lançamentos e um boom no e-commerce. “Mesmo em meio à crise, não podemos reclamar. Tivemos um crescimento de 150% em comparação ao ano anterior”, conta Joyce Rodrigues, diretora científica da empresa, que acaba de lançar também um canal no YouTube para compartilhar conhecimento. “É uma forma de estar mais perto do meu público e ajudar a transformar vidas através da Estética”, finaliza.
Com expectativa positiva de crescimento para 2019, a HTM Eletrônica estima aumentar seu número de vendas em mais de 20% na capital paulista. “O mercado de estética está em alta e o nível de empreendedorismo no mundo da estética é crescente, uma característica que acentua-se em períodos como o de crise. Este cenário possibilitou um avanço na ordem de mais de 30% em 2018 e para 2019, temos uma expectativa de um aumento de 20%” comenta João Augusto Geraldini, Gerente de Marketing e Comercial da HTM Eletrônica.
Já a Ibramed, empresa fabricante de equipamentos estéticos, de reabilitação física e esportiva, espera crescer no mercado internacional com o lançamento (na Estética in São Paulo) do Antares, equipamento que ganhou o apelido de “Arco-Íris da Beleza” e combina LED com lasers coloridos para mais de 30 procedimentos de beleza e saúde. “Nossa meta é aumentar as vendas em outros países em cerca de 15%. O equipamento traz resultados incríveis aos pacientes e ainda proporciona economia aos profissionais, já que possibilita variados tipos de tratamentos em um único aparelho”, informa Daniel Marques, gerente de comércio exterior da Ibramed.
A Pegolia PRO, marca de dermocosméticos voltada ao mercado profissional e dedicada à inovação de tratamentos faciais e corporais, desenvolveu um plano de negócios para assessorar, de forma completa, o seu representante. Para Kevin Zehil, diretor comercial da empresa, o objetivo foi agregar às clínicas de estética todo o know how e conhecimento de mais de 43 anos de experiência que a Anna Pegova tem no Brasil. “Com isso, buscamos gerar um resultado financeiro superior para o parceiro, que terá dicas de como gerir melhor seu espaço e trazer mais clientes”, explica.
Serviço:
Estética in São Paulo
Data: de 6 a 8 de abril de 2019 (sábado a segunda-feira)
Horário: 11h às 19h
Local: Palácio de Convenções do Anhembi
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209 - Santana - São Paulo