É tempo de pera! USA Pears ensina receitas com frutas para as festas de final de ano
CORDEIRO COM ESPECIARIAS E PERAS

Dezembro é um mês de festas! E as comemorações de final de ano - Natal, Ano-Novo, confraternizações - coincidem com a safra das peras americanas no Brasil. Com todas as delícias tradicionais da data, adicionar alimentos ou ingredientes saudáveis pode ser um desafio. Por isso, a USA Pears, associação dos produtores de peras dos estados de Oregon e Washington, nos Estados Unidos, elaborou receitas especiais para as ceias com as frutas, que são ricas em vitamina C, potássio, fibras e água, além de serem livres de gorduras, colesterol e sódio.

As peras in natura são complementos ideais para uma tábua de queijos, por exemplo. O sabor doce e refrescante das frutas se unem à textura cremosa dos queijos que combinam, por sua vez, com vinhos. A variedade Bartlett, também conhecida no Brasil como Williams, é a combinação perfeita dos queijos Saint André e Fontina que, por sua vez, harmonizam com um Espumante Brut e um Merlot. Já a pera Anjou, por sua vez, vai muito bem com queijo de cabra e Brie; e vinhos Sauvignon Blanc e Espumante.

CORDEIRO COM ESPECIARIAS E PERAS
Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
6 costeletas de cordeiro
1 colher (chá) de sal
2 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de óleo de gergelim
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de gengibre ralado
2 peras americanas
¼ xícara (chá) de vinagre de maçã
2 colheres (chá) de mostarda
¼ xícara (chá) de molho de soja
2 anis estrelados
2 colheres (chá) de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de hortelã fresca picada

Preparo:
Tempere as costeletas de cordeiro com o sal e o alho e grelhe no óleo de gergelim 3 minutos de cada lado. Mantenha aquecido.

Na frigideira que grelhou o cordeiro, adicione o azeite e grelhe o gengibre e as peras cortadas em cubinhos, por cerca de 5 minutos. Acrescente o vinagre de maçã, a mostarda, o molho de soja, o anis estrelado, o açúcar mascavo e a água. Deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo até encorpar. Adicione o amido de milho dissolvido em quatro colheres (sopa) de água e deixe encorpar. Adicione a hortelã picada. Regue as costeletas e sirva com o nhoque de banana da terra

Editorias: Alimentos  Gastronomia  Saúde
Empresa: Jeanine Carpani Kobayashi