McAfee alerta sobre golpes de cibercriminosos durante as compras de fim de ano

Hoje, a McAfee – empresa de segurança cibernética para dispositivo na nuvem, anunciou as descobertas de sua recente pesquisa “Um canto de Natal: edição de fraudes”, revelando que quase metade (48%) dos americanos foi vítima - ou conhece alguém que foi - de Robocalling (chamadas telefônicas fraudulentas feitas por robôs) em 2019, tornando-o, assim, o pior golpe do ano e um dos que mais chamam atenção nesta temporada de festas. Enquanto os crimes cibernéticos têm crescido em sofisticação, os golpes do Natal do ano passado ainda estão assombrando os americanos hoje – na pesquisa, muitos relataram ter sido alvo de phishing (prática de engenharia social para roubar dados pessoais) em email (41%) e SMS (35%). Segundo o relatório, estes golpes, juntamente com o robocalling, são os três principais do ano.

Por este motivo, os entrevistados da pesquisa admitiram que tiveram um grande impacto financeiro em 2019. 74% deles relataram que perderam mais de US$ 100 e quase 1/3 (30%) perdeu mais de US$ 500. De acordo com a McAfee Advanced Threat Research (ATR), mais de 2,2 bilhões de credenciais de contas foram roubadas e disponibilizadas na deep web durante o primeiro trimestre de 2019.

Essa tendência crescente de dados pessoais sendo disponibilizados na deep web, somado a novas ameaças cada vez mais sofisticadas, significa que os feriados de final de ano podem ser perigosos para os consumidores desavisados. “Assim como sua família, os cibercriminosos estão ligados nas tradições de fim de ano e estão constantemente procurando maneiras de tirar proveito dos consumidores nessa época”, diz Flavio Elizalde, Head of Brazil Consumer & SMB Sales.

Cada vez mais as pessoas têm usado seus smartphones para quase todas as atividades, como compras online, assistir aos seus programas favoritos, entrega de refeições por meio de aplicativos e acabam por compartilhar mais informações pessoais do que nunca. Tendo como alvo aplicativos populares voltados ao consumidor final, os cibercriminosos podem coletar e armazenar dados importantes, incluindo endereços residenciais, informações de cartão de crédito e senhas de contas. Isso adiciona uma camada de complexidade à segurança cibernética, que os consumidores não enfrentavam anos atrás, e aumenta o potencial dessas informações serem usadas para atividades maliciosas em algum momento no futuro.

“Embora a maioria dos consumidores acredite que os golpes cibernéticos se tornam mais frequentes durante as festas de fim de ano, um terço deles não toma nenhuma medida para mudar seu comportamento online. É crucial que estejamos atentos aos riscos potenciais e tomemos as medidas adequadas para nos protegermos durante Black Friday, Natal e Ano Novo”, alerta Elizalde.

Uma nova tendência que deve atingir duramente os consumidores nesta temporada são os cartões-presente falsos, segundo a equipe de ATR da McAfee. No entanto, a pesquisa constatou que nem a metade (43%) dos entrevistados têm conhecimento de vales-presente falsos. Os consumidores também não estão fazendo sua própria pesquisa quando se trata de verificar sites de compras. De acordo com o estudo da McAfee, mais do que um terço (37%) dos entrevistados admite que não verifica a autenticidade de um remetente de e-mail ou site do varejista.

Editorias: Ciência e Tecnologia
Empresa: GABRIEL BONAFE COMUNICACAO