IAGRO eleva o status sanitário do Mato Grosso do Sul com estratégia em Qlik

Fundada em 1979, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, IAGRO, é vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, SEMAGRO, atuante no Mato Grosso do Sul. Dentre diversas ações realizadas, a IAGRO possui a incumbência da defesa sanitária, animal e vegetal, seus produtos e subprodutos dentro do Estado, por meio de fiscalizações e monitoramento das atividades agropecuárias. Agora, com o objetivo de elevar o status sanitário, a Agência passará a contar com o apoio do Business Intelligence (BI) da Qlik.

Com o objetivo de elevar o status sanitário da região para ‘livre de aftosa sem vacinação’, a IAGRO aposta em estratégias que, de fato, darão suporte à retirada da vacina. Para tanto, será necessário apostar ainda mais na qualidade da análise de dados, ponto em que contará com a Qlik. O Grupo Toccato, excelência em estratégia de dados e com expertise em transformar dados em decisões, em parceria com a equipe de TI da IAGRO, foram os responsáveis pela implementação da ferramenta e todo o suporte quanto ao gerenciamento dos dados.

“Temos um alto volume de dados, toda documentação para a movimentação de trânsito é feita via web, mas a análise em si era muito simplificada. Antes da Qlik, para termos um relatório de análise de dados, o processo era bem obsoleto, em planilhas. Estamos inovando cada vez mais e a Qlik conta com uma plataforma que vai nos ajudar no monitoramento, controle e análise de dados para trabalharmos com maior eficiência”, diz Robson C. dos Anjos, Coordenador de Inteligência da IAGRO.

A assertividade na divisão em 1,9 mil quadrantes

Atualmente, o painel da movimentação de trânsito de animais já está estruturado no software, facilitando a análise das guias de trânsito animal (GTA) obrigatória, que contém informações como a origem, destino, idade do animal, entre outras. A IAGRO está investindo no novo painel que será o grande trunfo para todo o projeto, ligado às vigilâncias.

A estratégia adotada consiste na divisão do Estado em 1,9 mil quadrantes, organizando e distribuindo a vigilância dos fiscais em todas as regiões. O projeto piloto é um sucesso na capital Campo Grande. “Temos relatórios de vigilância, que apresentam as coordenadas de onde foi realizada cada ação. Teremos um controle efetivo e acredito que a ferramenta conseguirá revolucionar nosso serviço, além de dar eficiência como um todo”, explica Robson.

Hoje, a agilidade no processamento dos dados e entrega da informação, e as funcionalidades da ferramenta, são os fatores que mais beneficiam a Agência. Para se ter uma ideia, os dados podem ser obtidos em menos de cinco cliques, de forma assertiva e rápida. A IAGRO também coordena diversos outros programas que também serão trabalhados com o BI. Cada coordenador terá acesso aos dados para elevar a visão do que está acontecendo dentro do programa sob sua responsabilidade.

Elevando o status sanitário do Mato Grosso do Sul

Para conseguir o status de ‘livre de aftosa sem vacinação’, ações inovadoras e estratégicas tiveram de ser bem desenhadas. As próprias vigilâncias não eram auditáveis e, com a ajuda da tecnologia, os processos se tornaram muito mais eficazes e transparentes.

Guilherme Tavares, CEO do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) do Grupo Toccato, ressalta a importância da tomada de decisão para a IAGRO. “Notamos que a inovação está sendo ponto fundamental na nova gestão da IAGRO. Há uma vertente tecnológica muito forte, que apoia os negócios da Agência. Estamos felizes em apoiá-los nessa evolução e buscamos avançar cada vez mais na elevação do status sanitário do Estado”, comenta.

Daniel Ingold, Presidente da IAGRO, finaliza ressaltando que “nossa missão é elevar o status sanitário, aumentando ainda mais a relevância e importância do Mato Grosso do Sul na produção agropecuária. Utilizamos a tecnologia como aliada fundamental e temos certeza de que nosso trabalho progredirá cada vez mais”, conclui.

Editorias:   Negócios
Empresa: IDEIACOMM | Bianca Bispo