SMC Automação do Brasil Prioriza Segurança e Avança em Gerenciamento de Dados na Nuvem com Veeam

A Veeam Software, líder em soluções de backup que entregam o Gerenciamento de Dados na Nuvem, foi a empresa escolhida pela SMC Automação do Brasil, líder no mercado global de automação pneumática, para adotar uma solução de recuperação de desastres eficaz, de fácil gestão e um serviço de valor agregado. Para essas finalidades, foi implementada a Veeam Availability Suite™, com apoio da CSU, provedora de serviços de alta tecnologia e parceira Veeam Cloud & Service Provider (VCSP).

“Nossa estratégia é usar dados para gerar informações para que as pessoas que estão à frente das diferentes áreas possam tomar decisões”, afirmou Mauricio Dall Acqua, diretor de TI da SMC Automação do Brasil. Com esse objetivo em mente, a TI percebeu que precisava de uma estratégia de Disaster Recovery (DR).

Apesar de a SMC já ter uma estratégia sólida de backup, DR era uma estratégia que precisava ser aprimorada. As informações poderiam ser recuperadas do ambiente externo de armazenamento de backup, mas em caso de paradas, os servidores não estavam disponíveis e os sistemas não podiam ser usados, resultando em perda de tempo e produtividade.

“Atuamos em uma indústria que está suscetível a acidentes, como de incêndio ou destruição de equipamento. Pensando também por esse lado, buscávamos uma solução que nos desse a segurança de ter nosso ambiente replicado e disponível”, explica Dall Acqua. Buscando uma solução confiável voltada para servidores virtualizados, a SMC contou com o apoio da CSU para a escolha da tecnologia ideal.

“Foi um projeto desafiador, porque a SMC é uma empresa de origem japonesa com padrões rigorosos de governança”, contou Anderson Müzel, diretor executivo da CSU. “Um dos pontos principais da nossa parceria é que tanto a Veeam quanto a CSU nasceram na nuvem, em um contexto mais moderno, mais novo e, consequentemente, mais preparadas para atender às novas tecnologias e exigências do mercado.”

A sugestão para a SMC Automação do Brasil foi o uso da solução Veeam Availability Suite combinado com os serviços da CSU. Através do Veeam Cloud Connect, a CSU copia os ambientes da SMC e transmite essas réplicas para sua nuvem privada. Enquanto o cliente consegue gerir facilmente o backup de seus dados pela solução da Veeam, o parceiro faz toda a gestão da replicação. Através da tecnologia, quase toda a estrutura da SMC é replicada, desde o sistema de e-mails, ERP, sistema de vendas, até sistemas legados e arquivos armazenados.

Como resultado, a SMC ganhou uma estratégia de recuperação de desastres eficaz, de fácil gestão e um serviço de valor agregado. Isso inclui atingir um curto Objetivo de Ponto de Recuperação (RPO) com as replicações incrementais, citadas pela equipe de TI da SMC como um dos recursos preferidos da solução. “A replicação é feita diversas vezes ao dia, o que significa que os dados são sempre mantidos atualizados e íntegros. Isso nos dá uma tranquilidade muito grande”, afirmou Mauricio Dall Acqua.

Além disso, houve ganho de produtividade e economia de tempo da equipe de TI, que consegue se concentrar em tarefas mais estratégicas para a empresa, e velocidade em restaurar os sistemas em caso de qualquer interrupção. “Antes da Veeam, já tivemos uma parada no ambiente que nos fez perder muito tempo para resolver, ficamos seis horas indisponíveis. Se tivéssemos a solução da Veeam na época, poderíamos ter resolvido rapidamente”, contou Dall Acqua.

Tanto a ferramenta da Veeam quanto o serviço da CSU oferecem relatórios e controles detalhados do backup e replicação dos dados, com informações como a quantidade de dados trafegados e tempo de replicação. Tudo isso permite à SMC Automação do Brasil acompanhar de perto como suas informações críticas estão sendo gerenciadas, tanto de forma automatizada quanto pela equipe qualificada da CSU, e evita que os profissionais de TI fiquem sobrecarregados ou que precisem dedicar muito tempo para resolver questões da gestão de dados.

“A partir de um teste de failover, conseguimos nos certificar de que todos os sistemas estão sendo replicados para a nuvem da CSU, que permite acessá-los remotamente de qualquer lugar do mundo, garantindo a verdadeira continuidade de negócios”, disse Mauricio Dall Acqua. “Além da qualidade da solução da Veeam, a CSU trabalhou muito bem, tomando muito cuidado com as nossas necessidades e garantindo que tivéssemos as replicações incrementais.”

Para mais informações, acesse: http://www.veeam.com/br/success-stories/smc-pneumaticos.html

Editorias: Ciência e Tecnologia  Economia  Informática  Industria  Negócios
Empresa: Medialink