Céus de monet por toz
Céus de monet por toz
...

A inspiração não deve ter limites, quando se trata de arte. O artista é livre para criar e transformar sua obra, influenciado por suas vivências. Foi assim com Toz, que traz em sua nova fase a marca do impressionismo de Claude Monet. CÉUS DE MONET é uma exposição inédita que visa proporcionar uma experiência artística, visual e meditativa. Nuances de cores e dégradés estão presentes em suas obras expostas a partir de 14 de novembro na Fábrica Bhering (R. Orestes, 28 - Santo Cristo, Rio de Janeiro), das 12h às 18h (quinta e sexta-feiras) e das 12h às 20h (sábado).

A mostra CÉUS DE MONET estará aberta à visitação até o dia 12 de dezembro. O artista reúne 05 (cinco) telas inéditas de grandes formatos (200x300cm), 02 (duas) esculturas inéditas, um vídeo, e 03 (três) fotografias. As visitas serão agendadas previamente através de uma plataforma online de eventos ( http://www.doity.com.br/toz-monet ), no qual será possível marcar o dia e a hora da visitação. O link para a marcação estará disponível nas redes sociais do artista. Para proporcionar maior segurança para o público e funcionários do espaço, será permitido um número reduzido, abaixo da capacidade total, com entradas espaçadas, e apenas a permanência de poucas pessoas no espaço expositivo.

A inspiração em Claude Monet:

A série CÉUS DE MONET foi concebida a partir da observação do artista durante um projeto comissionado, realizado entre 2018 e 2020 em uma fazenda do século 18, no Estado do Rio de Janeiro. Lá, Toz realizou grandes painéis de grafite representando dégradés coloridos, pintados em cima de antigos equipamentos da fazenda. Uma livre inspiração na qual o artista tenta capturar as texturas e movimentos de luz e sombra do ar livre, própria dos impressionistas. Um encontro imaginário e atemporal de um artista contemporâneo com um dos mestres dessa expressão.

O efeito visual do colorido no meio da natureza em redor teve um impacto imediato na concepção do espaço do artista: seu olhar, em vez de se perder nos vales verdes entornos, ficou irresistivelmente atraído por esses recortes coloridos.

A partir dessa observação, o artista refletiu sobre a percepção dos objetos, sua relação com o espaço e idealizou uma reformulação pictural intitulada CÉUS DE MONET. A escolha da data de inauguração da mostra, também foi uma homenagem ao pintor francês. Dia 14 de novembro 2020 é aniversário dos 180 anos do nascimento de Claude Monet.

Trilha Sonora:

A concepção da exposição propõe uma ambientação com trilha sonora criada pelo Rod Abranches, parceiro do Toz desde a época da Flesh Beck Crew. A trilha será exclusiva para o projeto, e irá completar a imersão do público.

Democratização e acessibilidade:

Através de um vídeo, Toz falará das obras e do conceito exposição. Assim que o público chegar ao espaço, poderá acessar as mídias sociais do artista e se beneficiar da visita guiada virtual.Também é previsto a criação de um QR Code, que, ao ser escaneado pelo celular, dará acesso a um link no qual serão detalhadas todas as referências e temáticas artísticas as quais se refere a exposição e o texto curatorial. O espaço expositivo é localizado no térreo e conta com rampa de acesso para cadeirantes.

Visitas Guiadas virtuais :

É previsto a realização de duas lives, durante as quais Toz fará uma visita guiada da exposição e poderá́ conversar com o públicoatravés da sua conta Instagram @tozfbc.

Sobre o Artista:

Tomaz Viana, natural de Salvador, é um artista visual brasileiro que vive e trabalha no Rio de Janeiro. TOZ, como é conhecido nas artes, dedica-se à pesquisa e experimentação do grafite há 20 anos e à criação de telas e objetos há 10 anos, já tendo participado de várias exposições coletivas e individuais, no Brasil e no exterior, vem ao longo do tempo ganhando notoriedade e reconhecimento pela identidade do seu trabalho. Ao longo da sua carreira, criou diversos personagens cujas cores e padronagens se espalham nos muros das cidades e das instituições culturais.

Em 2014, fez sua primeira exposição institucional individual: Metamorfose, no Centro Cultural Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, 2015, abre sua primeira exposição individual em Paris com a Instalação Vendedor de Alegria. Em 2017, veio o convite da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira para pintar um carro alegórico do Carnaval carioca. No mesmo ano, ele realiza a exposição POVO INSÔNIA, no museu Chácara do Céu (Rio de Janeiro/RJ). Em 2018 e 2019 é realizada a mostra individual TOZ CULTURA INSÔNIA nas unidades da Caixa Cultural Rio de Janeiro e Recife. Internacionalmente, já realizou diversos trabalhos em Paris, Genebra, Lisboa, Miami, New York e Hong Kong.

Entre 2018 e 2020 foi realizado o projeto “Graffiti Rural”, em uma fazenda colonial no Estado do Rio de Janeiro, onde Toz pintou grandes painéis de grafite representando dégradés coloridos em cima de antigos equipamentos da fazenda. Em paralelo a este projeto ele começou a desenvolver a sua mais nova série: Céus de Monet.

Realização / Produção:

Parceiro de confiança dos eventos culturais, a Valeu Produções prepara, realiza, administra e gerencia projetos de todos os segmentos culturais, com um foco particular para as artes visuais. A empresa está estruturada para garantir a realização de projetos culturais inovadores, com responsabilidade e transparência. Oferece aos seus parceiros e clientes soluções criativas, baseadas em profissionalismo e atualização constante no mercado cultural.

Desde sua criação em 2014, a empresa realizou vários projetos de produção cultural, com recursos privados e/ou incentivos públicos. Entre outros: em 2015, o PROJETO PAZ / Oficinas de Graffiti em escolas da rede municipal carioca, a través do programa de Fomento Direto à Cultura; em 2016, o Projeto de reabilitação da Vila Olímpica do Caju para a empresa NIKE; e em 2018/2019, a exposição itinerante TOZ CULTURA INSONIA nas unidades da Caixa Cultural de Rio de Janeiro e Recife. Mais detalhe no site:http://www.valeuprod.com.

Editorias: Cultura e Lazer  Turismo
Tipo: Evento  Data Publicação:
Local a ser realizado: Rio de Janeiro  Data a ser realizado: 14/11/20
Empresa: Mvigo Assessoria de Comunicação