E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Segurança do Paciente: Brasil é campeão em eventos adversos preveníveis
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Fórum de Inovação para Segurança do Paciente ocorreu no Hospital Santa Cruz, em Curitiba (PR)
Fórum de Inovação para Segurança do Paciente ocorreu no Hospital Santa Cruz, em Curitiba (PR)

Como evitar esses incidentes e como reforçar a qualidade da assistência pautaram os debates do Fórum de Inovação do Hospital Santa Cruz, em Curitiba (PR)

Identificar corretamente o paciente, realizar a transferência do cuidado, higienizar corretamente as mãos e reduzir os riscos de quedas são ações fundamentais para reduzir o volume de intercorrências e o número de infecções dentro de uma unidade de saúde. Para debater o assunto, o Hospital Santa Cruz promoveu, no último dia 17 – Dia Mundial da Segurança do Paciente, um Fórum de Inovação sobre o tema. O evento reuniu mais de 70 pessoas, entre técnicos, enfermeiros, médicos e outros profissionais da área da saúde de Curitiba (PR) e região.

“Mesmo com uma equipe assistencial consciente e protocolos de segurança muito bem estruturados, precisamos entender que os resultados alcançados ontem, já não são suficientes hoje. Todos os dias a jornada começa do zero, porque cuidamos de pessoas e convivemos com o risco constante”, destacou o diretor geral do Hospital Santa Cruz, Claudio Enrique Lubascher, durante a abertura da programação. “O que faz diferença é ter atitude para promover qualidade e uma cultura permanente de segurança dentro da instituição”, completou.

Segundo a diretora de Relações Institucionais da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobraspe), Andrea Drumond, um incidente acresce mais ou menos nove dias ao tempo de internação do paciente e ocupa 10% da quantidade de leitos do país. “O Brasil é campeão em eventos adversos preveníveis, mas 70% deles não teriam acontecido se tivéssemos agido da forma certa”, enfatizou.

Para a gerente de Qualidade do Hospital Santa Cruz, Dra. Adriana Blanco, é preciso envolver todos os participantes no processo terapêutico, destacando o protagonismo do paciente e de seus familiares no sucesso do tratamento. “Eles também precisam ser engajados. E quando trazemos o paciente para o centro do cuidado, todas as estratégias ficam mais fáceis de ser implementadas”, compartilhou.

O evento contou ainda com a participação do idealizador do Robô Laura, o hacker ativista Jacson Fressato. O sistema desenvolvido por ele, baseado em Inteligência Artificial e Machine Learning, é capaz de identificar e alertar a equipe médica sobre os primeiros sinais de sepse em pacientes internados. Durante o Fórum, Jacson falou sobre o uso de tecnologia na prevenção de infecções hospitalares e a necessidade de políticas públicas nacionais sobre o tema, tanto para a saúde suplementar como para a rede pública.

Sobre o Hospital Santa Cruz
Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR). É considerado um centro de excelência em alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto Atendimento, Checkup e Maternidade, que é referência em Curitiba. Oferece estrutura privilegiada, equipe multidisciplinar, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico. É referência no serviço de hotelaria e em atendimento humanizado, com qualidade assistencial e foco na segurança do paciente. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência, o mais alto nível de certificação nacional, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Paraná.

Editorias: Negócios  Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Camila Tsubauchi  
Contato: Camila Tsubauchi  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.