Marcenaria, muito mais que um trabalho em madeira
Marcenaria, muito mais que um trabalho em madeira
...

*Por Joana Carluci

Responsável por transformar a madeira em algo aproveitável e que ainda reúna beleza e funcionalidade para o dia a dia, o trabalho de um marceneiro ou carpinteiro certamente está presente no lar de muitas pessoas. Comemorado em 19 de março, o dia desses profissionais surgiu em homenagem a São José, marido de Maria, mãe de Jesus, que tinha como profissão a marcenaria.

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL), as vendas de móveis no varejo no Brasil avançaram 7,3% em dezembro de 2018 referente ao mês de novembro do mesmo ano. Além disso, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) divulgou dados informando que as vendas de imóveis registraram um aumento de 23,1% em 2018 e que para 2019 a tendência é que o cenário permaneça favorável para mais crescimentos.

Diante de um cenário tão positivo para o mercado, é normal que a procura por marceneiros e carpinteiros também cresça, uma vez que o trabalho deles é quase que indispensável para aqueles que desejam montar e decorar uma casa ou apartamento com produtos personalizados e exclusivos. Com a evolução da profissão, a todo momento surgem novas tendências no mercado, o que obriga esses profissionais a estarem sempre capacitados e atualizados no que se diz respeito à utilização de materiais, ferramentas, entre outros.

Marcenaria há muito tempo deixou de ser uma simples oficina no quintal de casa. Atualmente, existem escolas de design de ambientes, interiores e de móveis, para que esse profissional possa buscar as novidades que o setor exige. Até mesmo na arquitetura é preciso que marceneiros e designers estejam alinhados em projetos, uma vez que seus trabalhos são complementares.

Assim como a profissão, as ferramentas também evoluíram. É imprescindível que marceneiros e carpinteiros utilizem bons equipamentos para garantir um trabalho perfeito, preciso e que ainda ajude a acelerar a entrega do produto final ao consumidor. Por isso, a IRWIN conta com ferramentas de excelência para que esses profissionais possam realizar seus serviços de forma segura e com qualidade.

* Joana Carluci é gerente sênior de ativação de marca da Stanley Black & Decker.

Editorias: Construção e Arquitetura  Industria  Masculino
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Tâmara Scala
Contato: Tâmara Scala