Centro de Comando Operacional da SONDA alcança 60 mil dispositivos monitorados em tempo real

CCO SONDA para outsourcing de impressão é o maior do mercado e atende desde os principais bancos do País às grandes e médias empresas

São Paulo, 04 de fevereiro de 2020 - A SONDA, maior empresa latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, anuncia o atingimento de 60 mil dispositivos monitorados simultaneamente e em tempo real para os serviços de outsourcing de impressão. O feito se deve ao Centro de Comando Operacional (CCO), localizado em Brasília (DF), que oferece inteligência preditiva e proativa para garantir disponibilidade contínua a um serviço simples, mas que tem impacto direto na experiência do usuário final, ou seja, o cliente do cliente.

Entre as principais instituições atendidas pelo CCO encontram-se dois dos maiores bancos do Brasil. Cada um deles com mais de 14 mil impressoras conectadas e cerca de 1,5 bilhão de impressões por ano.

“O mercado de outsourcing de dispositivos avança com o incremento de novas tecnologias, além de uma camada de serviços personalizados. É assim que agregamos valor e nos diferenciamos. Por isso, a SONDA lidera o segmento de impressoras e outros dispositivos conectados no País”, explica Richard Carnelossi, diretor da Unidade de Digital Workplace.

“Utilizamos IoT para monitorar os dispositivos e associamos os dados coletados à nossa camada analítica. Essa solução nos alerta, por exemplo, de falhas antes mesmo delas acontecerem, antecipa o momento correto para realizar a substituição de toner e papel e sugere períodos para manutenção preventiva”, explica o diretor.

Além da equipe de 30 profissionais que monitoram os 60 mil dispositivos à distância, a SONDA conta com mais de dois mil técnicos, capazes de atender mais de cinco mil cidades do Brasil. Vários desses dispositivos são direcionados para serviços críticos. A combinação do analytics com aplicações nos sistemas dos dispositivos também auxilia na redução do uso do papel, tornando ecologicamente mais sustentáveis as grandes empresas consumidoras desse insumo.

Adicionalmente, a solução entrega relatórios de desempenho constantes e disponibiliza acesso a serviços extras ao longo do mês. Assim, os clientes acompanham os custos do período, número de páginas impressas e volume de toners substituídos, evitando, dessa forma, surpresas no fim do mês.

Para este ano, o CCO vai receber um investimento para estender o número de dispositivos conectados. “Além das impressoras, adicionaremos computadores, notebooks e smartphones aos ecossistemas de monitoramento e devemos incrementar consideravelmente o número de dispositivos conectados e monitorados em tempo real”, explica Carnelossi.

Essa nova funcionalidade compõem o Workplace as a Service (WaaS), pacote de soluções que oferece para as companhias todos os serviços de TI, dispositivos, suporte, camadas de aplicações e inteligência artificial, em um modelo de contratação como serviço. A oferta é moldada conforme a demanda, tendo impacto direto na redução do Custo Total de Propriedade (TCO), uma vez que diminui a necessidade de imobilizar ativos, além de facilitar o descarte sustentável de equipamentos.

Editorias: Ciência e Tecnologia
Empresa: Karla Vitória