Brinquedos reciclados para crianças carentes da região dos lagos

No sábado passado, as crianças da comunidade de Baía Formosa, Búzios, receberam 290 kits com brinquedos, reciclados por voluntários da Universidade Veiga de Almeida (UVA), e livros. No próximo sábado, serão entregues mais 610 kits na comunidade de Sobradinho em Araruama.

A oficina dos ajudantes do Papai Noel, um projeto de extensão da UVA, recebeu brinquedos quebrados, sujos e faltando peças, que foram limpos e consertados pelos alunos e professores do campus da UVA em Cabo Frio e embalados em kits acompanhados de livro, gibis ou revistinhas de atividades. O trabalho de triagem e recuperação dos brinquedos é feito de forma muito meticulosa. Os brinquedos reciclados ficam com aparência de totalmente novos.
A Oficina atingiu a meta de produzir 900 kits de presentes para as crianças carentes da região dos Lagos. A coordenadora do projeto, a professora de Biologia, Claudia Oliveira, explica que os voluntários passaram por um treinamento específico para garantir o máximo de higienização dos brinquedos. “Quando recebemos ursinhos de pelúcia, por exemplo, eles ficam numa estufa por alguns dias para eliminar todos os ácaros e outros componentes que possam causar alergia”, conta Claudia.
“Apoiamos totalmente a iniciativa da professora Claudia. A universidade cede o espaço para a oficina dos Ajudantes do Papai Noel e fornece o ônibus que leva os brinquedos até as crianças. Muitos alunos participam como voluntários, inclusive quem personifica o bom velhinho é um ex-aluno. É um trabalho muito gratificante para todos nós e não tem preço ver o olhar de uma criança, que em muitos casos nunca viu um brinquedo, receber o presente”, relata Luciana Pinheiro, diretora do Campus Cabo Frio da UVA.

Editorias: Educação
Empresa: Danthi Comunicações