Ceias por encomenda e cestas sofisticadas serão as apostas do varejo nas festas de fim de ano
Divulgação Amipão

Para atrair a clientela pela praticidade e variedade de sabor, para esse ano a grande aposta do varejo será as ceias por encomenda. Vinícius Dantas, presidente do Sindicato e Associação da Indústria Mineira de Panificação (Amipão), conta que as padarias vão oferecer opções de pratos de diversos sabores para atender a todas as famílias. “As ceias são um investimento que vem se mostrando cada vez mais sustentável no setor de panificação. A prática de encomendar comida já se tornou um costume no dia a dia dos brasileiros. Para as ceias de final de ano não é diferente, e isso se reflete na alta dos pedidos nas padarias nesse período”, avalia.

Entre as opções de pratos estão saladas especiais, farofa, peru, chester, lombo assado, salpicão, rabanadas recheadas e diversas outras variedades de entradas, massas, acompanhamentos e sobremesas, além dos tradicionais panetones. \"Já estamos com várias ceias contratadas, um número bem superior ao ano anterior. Tem muitas pessoas querendo que a gente entregue a ceia na casa dos pais, na casa da sogra, então nós já estamos prontos para isso\", diz.

Esse aumento na procura faz com que o setor aumente também o número de contratados. A estimativa é de que haja um crescimento de 10% neste fim de ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, principalmente \"na área de atendimento para construção e execução de cestas\", segundo Dantas.

Pratos congelados

O Empório Aiala, novo empreendimento online do Armazém do Mar, oferece pratos prontos congelados que são feitos apenas com produtos do Armazém do Mar, a partir de várias receitas gourmet e outras da família, com pedidos e entregas realizadas via delivery. O projeto nasceu para oferecer aos clientes um cardápio de altíssima qualidade, aliado ao conforto, praticidade e ao verdadeiro sabor de receitas caseiras.

Quem está à frente da produção são Gleide e Tatiana Aiala, que curiosamente são mãe e filha. Para o Natal, elas prepararam um menu especial, com receitas que são de dar água na boca. \"A edição desse cardápio especial oferece uma experiência gastronômica mais requintada, com receitas saborosas que remetem o gostinho de fim de ano. A ideia nasceu também para contribuir para uma mesa posta impecável, com o intuito de trazer, além de comidas muito saborosas, pratos bem apresentados em uma data tão importante como é o Natal\", declara Gleide.

Tatiana e Gleide prepararam quatro pratos para o cardápio de Natal: o macarrão bavette com camarões grelhados envolvidos em um molho aveludado de couve-flor; uma posta de bacalhau com crosta de castanha do pará e de caju, que acompanham tomates e cebolas assados no azeite; o lombo de porco suculento marinado à moda Aiala, que é uma receita secreta da família; e o camarão ao pesto do Empório, servido com tomates assados e burrata.

\"Cozinhamos há muitos anos, gostamos de fazer pratos com frutos do mar bem frescos e carnes nobres. Nossa família sempre nos incentivou a abrir um restaurante, mas terminamos não investindo. Porém, este ano, durante o isolamento social, decidimos tentar uma nova proposta e inaugurar o nosso Empório Aiala, que oferece pratos com produtos de alta qualidade garantidos pelo Armazém do Mar, e decidimos apostar no delivery, que se tornou um dos métodos de consumo favorito das pessoas. É tudo muito simples e prático, quem deseja encomendar, consegue fazer os pedidos por telefone e recebe tudo em casa\", conta Tatiana Aiala.

Cestas de Natal

As cestas de natal gourmet também são apostas tradicionais. A rede de supermercados Verdemar oferece mais de 20 opções de cestas contendo de 17 a 58 itens, além de estojos de vinhos, baldes de cervejas, panettones especiais e outras ofertas de padaria exclusivas da época.

A qualidade dos produtos, nacionais, importados e exclusivos da rede, são destaque dos kits, que cabem em todos os bolsos, com opções a partir de R$ 29,90 (quatro variações do Kit Lembrança, com quatro cervejas cada). Já a opção mais luxuosa, a Cesta de Natal Ingredientes do Chef (R$3.599,80), apresenta 58 itens, incluindo sete vinhos importados, rum cubano, champagne francês, licor Limoncello, gin francês, chocolates belga e suíço e uma seleção dos melhores ingredientes para preparo de uma verdadeira ceia de Natal gourmet.

O proprietário e diretor comercial do Verdemar, Alexandre Poni, destaca a variedade e qualidade das Cestas de Natal. “Sempre buscamos mesclar qualidade e acessibilidade dos nossos produtos no Natal. Este ano conseguimos conciliar muito bem com os Kits Lembrança, num valor muito bom, sem deixar de lado o posicionamento gourmet característico do Verdemar”, explica.

Editorias: Economia  Gastronomia  Negócios  Serviços
Empresa: LARA COMUNICAÇÃO