Empresas conquistam resultados positivos com investimentos na promoção da diversidade e inclusão

Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria e auditoria PwC aponta que 76% das organizações afirmam que os investimentos em diversidade e inclusão se tornaram prioridade. Realizado em 40 países, inclusive no Brasil, o estudo revela que as empresas que investem nesse segmento atraem os melhores talentos, promovem maior inovação e melhoram o desempenho financeiro. Neste mês, foi celebrado o Dia Nacional da Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência (21 de setembro), que, além conscientizar sobre a importância da inclusão, fortalece as políticas de empregabilidade para pessoas com deficiência (PCDs) e promove uma reflexão para a construção de novos caminhos sobre a valorização desses profissionais no mercado de trabalho.

Na Vitallis, operadora de planos de saúde pertencente ao Grupo Keralty, a inclusão de PCDs faz parte de um valor básico da empresa: a valorização dos colaboradores. “Nós sempre prezamos pela diversidade no nosso time; por isso, nossas vagas estão abertas para todos, sem distinção de gênero, cor ou algum tipo de deficiência”, afirma Cibele Esteves, diretora de Recursos Humanos e Comunicação Interna da Vitallis. “Nosso objetivo é tornar a convivência mais enriquecedora, além de promover a inovação e trabalhar o respeito em todas as frentes”, complementa.

O foco em ter equipes diversas não termina na contratação; ele faz parte da cultura interna da Vitallis. Buscando intensificar a inclusão, a operadora realiza, desde 2016, o programa “Incluir para Evoluir”, que oferece treinamentos e sensibiliza os colaboradores quanto ao tema, levando o assunto da diversidade para o dia a dia e tirando dúvidas comuns. Divididos em módulos, os treinamentos são abertos a colaboradores de diversas áreas e unidades da empresa. “Promovemos debate de temas, como autoconhecimento, diversidade, inclusão, respeito e desenvolvimento pessoal e profissional. O projeto foi criado para conceituar a diversidade e iniciar um processo de mudança de percepção entre os colaboradores sobre a importância de as diferenças individuais serem sempre respeitadas”, conta a diretora.

A Vitallis promove também ações internas de comunicação e conscientização que impactam todos os colaboradores. “Todo esse esforço na valorização e bem-estar dos profissionais faz com que nosso capital humano se sinta acolhido”, explica Cibele. Uma pesquisa de comportamento realizada pela AON na empresa mostrou que 82% dos colaboradores avaliaram positivamente o ambiente estruturado para a diversidade e inclusão. “Procuramos criar uma cultura inclusiva, que reconhece a colaboração e estimula a diversidade e a abertura ao novo. Com isso, nossos colegas se sentem seguros ao perceber que diferenças são respeitadas dentro da organização. Somente no ano passado, foram cerca de 110 profissionais atingidos positivamente pelo ‘Incluir para Evoluir’; sem contar lideranças e demais profissionais, que chegamos a atingir 100% por meio das ações internas”, afirma a diretora.

Editorias: GLTB  Recursos Humanos
Empresa: LARA COMUNICAÇÃO