ONG apoiada pela Coca-Cola FEMSA Brasil realiza ações em Campinas e Hortolândia no Dia Mundial do Meio Ambiente

A ONG Lona das Artes, de Campinas, que desenvolve o programa Biocircos com o apoio da Coca-Cola FEMSA Brasil (maior fabricante de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas), realizará no dia 5 de junho ações em Campinas e em Hortolândia, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Celebrada em todo o planeta, a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a Conferência sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia.

A importância da reciclagem dos resíduos para a preservação do meio ambiente é o tema de um espetáculo circense educativo que a ONG apresentará para estudantes de 12 a 17 anos de escolas estaduais em ambas as cidades.

Além disso, a instituição buscou trabalhar a temática entre os alunos do projeto por meio de ações como a montagem de lixeira para coleta seletiva e floreiras com o aproveitamento de pneus descartados. Também foi produzido um vídeo sobre reciclagem para ser exibido nas redes sociais da organização a partir do dia 5 de junho.

A Lona das Artes utiliza a arte circense como instrumento de educação ambiental e foi uma das ONGs selecionadas na terceira edição do edital ‘Ideias para um Mundo Melhor’, em 2018, recebendo apoio e incentivo financeiro da Coca-Cola FEMSA Brasil para seguir com suas atividades voltadas à educação, cultura, cidadania e ao meio ambiente.

“Fazemos a gestão adequada dos resíduos resultantes de nossas operações, bem como incentivamos a cultura da reciclagem nas comunidades em que atuamos”, salienta Wanessa Scabora, Gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil. “A proposta da Lona das Artes contribui para a conscientização sobre temas tão relevantes para a empresa e para toda a sociedade, em uma data bastante oportuna para esse tipo de reflexão, como o Dia Mundial do Meio Ambiente”, complementa.

Impactos para o ecossistema

O enredo do espetáculo Aqua Circus que será encenado nas escolas aborda os malefícios do descarte incorreto de resíduos para o ecossistema, como a poluição da água de rios e córregos, conta Rodrigo Cachanco, coordenador pedagógico da ONG Lona das Artes. No dia 5 de junho, a primeira apresentação será às 9h30 na Escola Estadual Professor Messias Gonçalves Teixeira (Rua Adão Gonçalves, s/n, bairro Conjunto Habitacional Padre Anchieta), em Campinas. Às 14h00, a encenação ocorrerá na Escola Estadual Jardim Aline (Rua Projetada, s/n, bairro Jardim Aline), em Hortolândia.

De acordo com Rodrigo, palestras e rodas de conversas promovidas ao longo do mês de maio por monitores e educadores do projeto também contribuíram para conscientizar crianças e adolescentes atendidos pela ONG sobre a importância do descarte adequado dos resíduos.

Os encontros foram complementados por atividades práticas, como a utilização de pneus descartados na montagem de lixeira para coleta seletiva e floreiras, e a realização de um vídeo didático sobre reciclagem (disponível em facebook.com/lonadasartes) durante as aulas de produção audiovisual ministradas na instituição.

Sediada há 16 anos na Vila Padre Anchieta, a Lona das Artes oferece aulas gratuitas de técnicas circenses, teatro e balé para aproximadamente 70 crianças e adolescentes entre 13 e 17 anos, oriundos de Campinas, Hortolândia e Sumaré. Conta ainda com programas voltados à capacitação profissional de jovens em áreas relacionadas às atividades artísticas, como cenografia, maquiagem, figurino, iluminação e sonorização, entre outras. Educandos do projeto incorporam palhaços, bailarinas e demais personagens lúdicos nas apresentações. Voluntários que atuam como educadores e monitores também integram os espetáculos socioeducativos.

Rodrigo informa que, recentemente, a Lona das Artes passou a oferecer serviços de coleta de resíduos plásticos para venda a recicladoras especializadas. Instalada próxima à sede da ONG, a atividade emprega pais de jovens atendidos pela instituição e tem a proposta de gerar recursos para a sustentabilidade financeira da entidade além, é claro, de colaborar para a necessária preservação ambiental.

Apresentações do Biocircos pelo Dia Mundial do Meio Ambiente
Data: 5 de junho
Horários e locais:
9h30 – E.E. Professor Messias Gonçalves Teixeira (R. Adão Gonçalves, s/n, Vila Padre Anchieta, em Campinas)
14h00 – E.E. Estadual Jardim Aline (R. Projetada, s/n, bairro Jardim Aline, em Hortolândia)

Sobre a Coca-Cola FEMSA

Coca-Cola FEMSA, SAB de C.V é a maior engarrafadora do mundo em volume de vendas. A empresa produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 154 marcas para mais de 290 milhões de consumidores a cada dia. Com mais de 80 mil funcionários, a empresa comercializa e vende cerca de 3,4 bilhões de caixas unitárias por meio de 2 milhões de pontos de venda por ano. Operando 48 fábricas e 292 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida com a criação de valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor.

A companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes da Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance da Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index, dos índices IPC e de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Bolsa Mexicana de Valores, entre outros índices. Tem operações em determinados territórios no México, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina e a nível nacional na Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Uruguai e Venezuela. Para mais informações, visite http://www.coca-colafemsa.com

No Brasil, a empresa está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil em 48% do território nacional, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 88 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em parte do estado de Goiás. No Brasil, são 10 fábricas, 44 centros de distribuição, 24 Cross Dockings e 21 Cross Trucks, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior no mundo em volume de vendas em produtos Coca-Cola.

Editorias: Ecologia e Meio ambiente  Educação  Sociedade  Terceiro Setor
Empresa: PCN COMUNICAÇÃO