E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Patrimônio histórico de Itu completa 150 anos com circuito de atrações grátis
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
1ª indústria a vapor no Estado de São Paulo, Fábrica São Luiz chega aos 150 anos unindo a memória da cidade à cultura da orquidofilia.
1ª indústria a vapor no Estado de São Paulo, Fábrica São Luiz chega aos 150 anos unindo a memória da cidade à cultura da orquidofilia.

De 15 a 20 de novembro, o público poderá conferir uma programação gratuita com exposição de presépios, obras de artistas da região e apresentações musicais

Itu, 11 de outubro de 2019 - Patrimônio histórico de Itu, a Fábrica São Luiz impulsionou a economia do interior paulista ao gerar oportunidades de emprego para as mulheres, chamando a atenção de D. Pedro II pelo bom desempenho no setor têxtil.

Sede da primeira indústria a vapor no Estado de São Paulo, o espaço chega aos 150 anos com um colorido especial, unindo a memória da cidade à cultura da orquidofilia.

De 15 a 20 de novembro, o público poderá conferir uma rica seleção de orquídeas, arte sacra e outras obras produzidas na região durante a 14ª Feira “Orquídeas & Cultura”. A atração tem entrada gratuita e ocorre das 9h30 às 19h. No último dia, o evento se encerra às 17h.

Serão cinco dias de atrações para os mais diversos públicos, incluindo a exposição e o comércio de espécies nacionais e importadas, sorteios de orquídeas e a presença de especialistas para dar dicas sobre técnicas de cultivo.

Entre eles representantes da empresa NPK, que comercializa adubos, fertilizantes e substratos para flores.

Outro destaque é a distribuição de mudas, que será feita a quem doar 1 litro de leite sem lactose ou 1 kg de alimento não perecível à Irmandade do Lar Nossa Senhora da Candelária de Itu, que atende 40 idosos. No total serão disponibilizadas 1.000 mudas de orquídeas no posto de coleta.

Realizado pelo Espaço Fábrica São Luiz em parceria com o Orquidário Orquiflora, o evento tem o apoio da PROTUR, da Prefeitura de Itu e da empresa Mundo NPK.


PROGRAMAÇÃO PARA TODA A FAMÍLIA

Outra atração que promete emocionar o público é a tradicional Exposição de Presépios, uma seleção com mais de 200 montagens vindas de diversas partes do mundo, que visa resgatar e valorizar o espírito real do Natal: o Nascimento de Senhor Jesus Cristo.

Construídos em materiais, tamanhos e formas variados, os presépios integram uma coleção particular.


UM POUCO DE HISTÓRIA


A fábrica de tecidos São Luiz foi tombada em 1983 como patrimônio histórico-cultural paulista e permaneceu fechada até meados de 1997, quando foi iniciado o processo de restauro que a transformou em um Espaço Cultural. Em 2004 o salão de festas foi aberto com um evento que homenageou os ex-funcionários da fábrica.

O espaço foi construído em 1869 com foco na produção de tecidos de algodão para o mercado interno. Para este trabalho foram utilizados 24 teares e 1.000 fusos.

Após desembarcar no Porto de Santos, o maquinário comprado nos Estados Unidos seguiu para Jundiaí pela São Paulo Railway Company. A partir daí, levou três dias para chegar até Itu, sendo transportado por carros de bois.

Outra curiosidade é que o complexo fabril São Luiz foi construído em três períodos distintos: a parte mais antiga fica ao lado da Igreja do Bom Jesus, a segunda fase contempla a ala maior (com a instalação dos arcos) e a última tem estilo manchesteriano (com tijolos aparentes inspirados na arquitetura industrial inglesa).


SERVIÇO:

14ª Feira \"Orquídeas & Cultura\" + Exposição de Presépios
Quando: de 15 a 20 de novembro
Horário: das 9h30 às 19h. No dia 20, encerramento às 17h
Onde: Espaço Fábrica São Luiz - Rua Paula Souza, 492, Centro – Itu/SP
Informações: (11) 4013-4554, em horário comercial
Entrada: gratuita
Realização: Espaço Fábrica São Luiz
Exposição: Orquidário Orquiflora
Apoio: PROTUR, Prefeitura de Itu, Mundo NPK

Editorias:   Cultura e Lazer  Serviços  Terceiro Setor  Turismo  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Orquidário Orquiflora  
Contato: Orquidário Orquiflora  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook: https://www.facebook.com/orquidarioorquiflora/
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.