Rede de cabeleireiro infantil possui atendimento diferenciado para crianças autistas
Gabriel e Alexandre cortando os cabelos

Domingo é o dia destinado na rede Corte Kids para o atendimento de crianças portadoras de autismo e outras síndromes.

Este transtorno de desenvolvimento com origem ainda desconhecida, faz parte do grupo TEA (Transtornos Espectro Autista) e geralmente apresenta os seus primeiros sintomas a partir dos primeiros anos de vida do bebê, comprometendo suas habilidades de comunicação e interação social. Crianças com autismo podem desenvolver sensibilidade sensorial (visão, audição, paladar, tato e olfato) e devido a isso, atividades simples como ir ao cabeleireiro pode se tornar um desafio.

O Corte Kids, rede de cabeleireiros especializada nas madeixas infantis, entende e reconhece a importância desta inclusão e desde a sua fundação, há 10 anos, treina os seus profissionais para realizar atendimento diferenciado nestas crianças. “Estabelecer um relacionamento de confiança é de extrema importância, já que assim, elas conseguem se sentir seguros e relaxar enquanto o trabalho é feito” – resume Tio Alê, idealizador da rede Corte Kids.

“Levei meu filho em uma unidade do Corte Kids quando ele tinha apenas dez meses, o Tio Alê foi quem o atendeu e a afinidade foi enorme. Nesta época eu ainda não sabia do autismo do Gabriel, mas hoje, com 12 anos, o único cabeleireiro que encosta no cabelo do Gabriel é o Tio Alê. Esse laço de carinho e afeto que eles criaram é incrível e uma atividade que poderia ser bem complexa, tornou-se um momento de diversão para todos nós” – resume Ana Pierroti, mãe do Gabriel, diagnosticado com autismo.

“Desde que o Gabriel apareceu, comecei a enxergar com outros olhos essa relação que criamos com as crianças. Aqui no Corte Kids toda a nossa equipe é treinada e preparada para atender com total cuidado e respeito, acolhendo as crianças e tornando o momento de cortar o cabelo prazeroso e divertido” – garante o Tio Alê.

E para que a atenção seja ainda maior e as crianças consigam interagir e socializar, o Corte Kids criou o Domingo Azul, um dia diferente para o atendimento de crianças especiais. No último domingo de cada mês, todas as unidades da rede destinam o atendimento para crianças portadores de TEA, onde os pais também são beneficiados, podendo trocar experiências e as crianças interagir umas com as outras.
Neste dia, o tempo para o atendimento é maior, com interações e estímulos para que as crianças se sintam mais confortáveis. “Se mais empresas tomassem a iniciativa de incluir quem é considerado diferente em suas atividades, a inclusão seria feita de forma natural e com toda certeza aprenderíamos tudo o que essas crianças têm a nos ensinar” – finaliza.

Saiba mais sobre o Corte Kids em: http://www.cortekids.com.br

Editorias: Criança  Estética e Beleza  Feminina