Jovens e mulheres adotam o consórcio de olho no primeiro carro e no sonho da casa própria

Junho de 2021- Com planejamento e muita disposição para investir, os jovens e as mulheres estão fazendo a diferença no sistema de consórcios no Brasil. E na BR Consórcios (http://www.brconsorcios.com.br), que reúne o Consórcio União, Consórcio Araucária, Consórcio Santa Emília, Consórcio Lyscar, Mapfre Consórcios e Rede Lojacorr Consórcios, a crescente participação desses dois públicos é notável.

Só no primeiro quadrimestre do ano, a procura por consórcio entre as mulheres registrou uma variação de 43%, contra 34% dos homens. Considerando apenas o mês de abril, o crescimento foi de 85% em relação ao mesmo período de 2020. “Os homens são os maiores compradores, mas as mulheres têm despertado interesse pelo consórcio, liderando o ranking de pesquisas sobre o negócio”, afirma José Roberto Luppi, diretor Comercial da BR Consórcios.

A BR Consórcios registra crescimento de 8% no número de cotas ativas entre janeiro e abril deste ano comparado ao quadrimestre de 2020. As mulheres representam 37% dos novos consorciados. A participação delas na categoria de Serviços, que contempla créditos, por exemplo, para estudos, viagens e tratamentos de beleza, é espantosa, com 65%. Em imóveis, motocicletas e automóveis, elas contabilizam 37%, 35% e 34%, respectivamente, dos consorciados.

As vendas de novas cotas, segundo a BR Consórcios, são feitas predominantemente para solteiros, tanto mulheres quanto homens, especialmente na faixa dos jovens entre 20 a 30 anos de idade, com 26%, e 30 a 40 anos, com 29%. Se contabilizado apenas o mês de abril, há uma inversão: os jovens de 20 a 30 anos representam 29%, seguidos por aqueles na faixa dos 30 aos 40, com 22%.

De olho no primeiro carro – A estudante Morgana de Figueiredo Lichti, 21 anos, é uma jovem que ingressou na modalidade de consórcio no princípio deste ano em busca do sonho do primeiro automóvel. Conheceu o sistema por meio de um amigo, fez pesquisas no mercado e chegou a consultar bancos para um empréstimo ou financiamento. “Optei pelo consórcio pela segurança que oferece e também por me fazer ser disciplinada financeiramente. Sei que o consórcio é como um investimento de poupança que não posso mexer e que ao final terei crédito para comprar meu carro”, explica.

Morgana afirma que entre os principais motivos que a levaram a adotar o consórcio foi a ausência da taxa de juros, parcelas que cabem no bolso e a possibilidade de planejar-se diante das necessidades. “É preciso investir bem meu dinheiro e pensar no futuro, ainda mais para quem está começando a vida financeira. O consórcio veio de encontro às minhas necessidades, agora já me programo para dar um lance e pegar o carro depois de formar-me na faculdade em 2022”, afirma.

O sonho da casa própria - Aos 25 anos, a advogada Vanessa Soares Rafaine adotou o consórcio de olho na compra da casa própria. As primeiras pesquisas ocorreram no final do ano passado e o fechamento do negócio ocorreu em fevereiro último. “Estou casada há três anos e coloquei, juntamente com o meu marido, a meta para ter o nosso imóvel. A única certeza era de que não o faríamos por meio de financiamento bancário em razão dos altos juros. Assim, a opção mais segura foi o consórcio”, diz.

A pesquisa pelo imóvel dos sonhos já começou. “O consórcio nos dá essa segurança de procurarmos algo que esteja dentro do nosso alcance, sem qualquer burocracia. E com ele conseguimos nos planejar, pagando valores mensais adequados à nossa renda e com boas condições de pagamento até o fim do contrato”, diz Vanessa. “Agora, quero ser contemplada até o final de dezembro”, completa.

SOBRE A BR CONSÓRCIOS (http://www.brconsorcios.com.br)
A empresa iniciou suas operações em 2012 com o objetivo de unir e fortalecer operadoras de consórcios nacionais que desejam expandir sua atuação. Seu modelo de negócio agrega administradoras diversas dentro de uma mesma plataforma, sendo pioneiro no Brasil. Tem sua sede administrativa em Londrina (PR) e conta com cerca de 320 funcionários diretos. As empresas associadas à BR Consórcios são: Consórcio União, Consórcio Araucária, Consórcio Santa Emília, Consórcio Lyscar, Mapfre Consórcios e Rede Lojacorr Consórcios. As empresas têm juntas, uma carteira de mais de 60 mil clientes ativos.

A BR Consórcios projeta a ampliação dos seus canais de distribuição com a adesão de novos associados e parcerias. Para alcançar essa meta, além de manter suas equipes próprias de vendas continuará firmando novas parcerias para vendas de cotas de consórcios com empresas dos mais diversos setores, entre elas revendedores de automóveis, concessionários de motocicletas, corretoras de seguros, imobiliárias e empresas especializadas na venda de consórcios.
_______________________________________________________
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA BR CONSÓRCIOS