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Corrida de clientes aos mercados faz crescer perdas no PDV
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Abril de 2020 – Filas e mais filas de pessoas, com carrinhos cheios de produtos e lojas completamente lotadas. Essa cena tornou-se comum nos supermercados nos últimos dias, quando governos estaduais e municipais adotaram a quarentena para combater a disseminação do covid-19 (coronavírus) pelo país. Segundo a Associação Paulista de Supermercados (Apas), houve um aumento de até 50% na movimentação de clientes em determinados períodos. Se por um lado esse crescimento abrupto de consumidores e o volume grande de compras ampliaram as vendas dos varejistas, por outro também aumentaram as perdas na frente de caixa (PDV).

Um levantamento da área de monitoramento da Gunnebo, empresa que é referência em soluções para a proteção eletrônica no varejo, aponta que as perdas no PDV cresceram, tanto em valor nominal quanto em quantidade, no período do pico das compras quando comparadas antes da crise. Os dados foram obtidos junto aos clientes usuários do Gatecash, tecnologia da Gunnebo que atua integrado ao software de automação comercial de frente de caixa da empresa e reúne imagens, vídeos e áudios captados no PDV, com o diferencial de produzir a contagem cruzada com o que foi efetivamente registrado. “Habitualmente, a frente de caixa já é uma das áreas mais sensíveis da loja, responsável por cerca de 30% das perdas. Mas o que constatamos recentemente foram índices muito acima da curva”, revela Vanessa Urbieta, gestora do Gatecash.

Vanessa diz que, comparadas aos períodos normais, as perdas em Frutas, Verduras e Legumes (FLV) aumentaram 254% e perecíveis, 181%. O que a surpreendeu é que na lista surgiram itens de mercearia, como arroz e açúcar, que no período anterior à crise não constavam na lista de mercadorias com perdas e passaram a fazer, e papel higiênico de 59%. Produtos como leite longa vida, refrigerante e cerveja, vendidos em múltiplos, registraram, respectivamente, aumento de perdas de 176%, 130% e 72%.

Desatenção dos operadores – Segundo Vanessa, 90% das perdas no PDV dos supermercados foram oriundas de erros operacionais. “Grandes filas se formaram nos PDVs e os operadores de caixa ficaram totalmente expostos e na linha de frente dessa situação. O medo, a falta de concentração na atividade e a vontade de acelerar o processo de passagem dos produtos são fatores impactantes para o resultado da operação. Tudo isso favorece os erros”, argumenta.

A gestora da Gunnebo também chama a atenção para outro detalhe importante. “Além dos erros operacionais, pela crise financeira que se põe ainda mais forte, o caixa pode ser um ambiente vulnerável para situações de conluios nas passagens dos produtos e de desvio de dinheiro. Nesses casos, é preciso investigar a causa-raiz. Por isso, a necessidade do varejista em controlar essa operação por meio de tecnologias, processos bem amarrados e pessoas aderentes à cultura de prevenção de perdas da companhia”, completa.

Às empresas monitoradas, a Gunnebo envia relatórios com os vídeos analíticos e os cupons fiscais registrados, apontando os erros encontrados para que as varejistas promovam as suas ações, a começar normalmente por advertências ao operador. “O sistema já vai com um combo de filtros parametrizados, criado pela nossa equipe. Ele foi desenvolvido de forma estratégica com base na experiência acumulada com o monitoramento de grandes redes em todo o Brasil e consegue identificar eventos de possíveis fraudes de forma mais assertiva”, afirma Vanessa.

Webinar no dia 9 de abril – Com o tema “Perdas na frente de caixa em tempos de crise”, a Gunnebo promove, no dia 4 de abril, a partir das 15 horas, um webinar com a própria Vanessa Urbieta, cujas inscrições podem ser feitas por meio do link http://info.gunnebo.com.br/capacita_acao. Ela dará dicas e apresentará as funcionalidades do Gatecash, que também pode ser utilizado como ferramenta de gestão para revisar e acertar processos de trabalho e oferecer subsídios ao RH quanto ao desempenho dos operadores. “A ferramenta permite que avaliações sejam produzidas, investindo na qualificação dos profissionais que necessitam de treinamento, por exemplo”, afirma.

A plataforma Gunnebo Academy, com aulas online exclusivas para clientes Gunnebo, permite o acesso às informações sobre o sistema, com dicas de utilização e treinamento para operadores de caixa, de forma a capacitar a equipe sem prejudicar a rotina de trabalho.
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SOBRE A GUNNEBO (http://www.gunnebo.com.br) 
Com sede na Suécia, e presente em 28 países, a Gunnebo destaca-se no Brasil como fornecedora de equipamentos de proteção eletrônica para o varejo (antenas, etiquetas, cadeados, CFTV e acessórios), além de ser uma referência em soluções de tecnologia para performance de loja (contadores de fluxo, cofres inteligentes, monitoramento de PDV e transferência de mercadorias) que contribuem para melhorar a gestão e os resultados das companhias da indústria e do varejo. A empresa, certificada com a ISO 9001 na categoria Produtos e Serviços, atende redes varejistas em todo o país, como Carrefour, GPA, Sonda, Atacadão, C&A, Riachuelo, Marisa, Lacoste, Giorgio Armani, Centauro, Kiabi, Raia Drogasil, Leroy Merlin, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Coop, etc. 
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 ASSESSORIA DE IMPRENSA DA GUNNEBO BRASIL 
Core Group (http://www.coregroup.com.br) 
Sandra Takata (sandra@coregroup.com.br) – Tel. (11) 2832-5507 
Helder Horikawa (helder@coregroup.com.br) – Tel. (11) 2832-5511 






Editorias: Ciência e Tecnologia  Negócios  Serviços  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Core Group  
Contato: Helder  
Telefone: 11-28325511-

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