Ranking Great Place to Work 2019 coloca o Banco Votorantim entre as melhores empresas para se trabalhar no país

Criar um ambiente saudável, estimular o compartilhamento de ideias e recrutar colaboradores que se identificam com a cultura da empresa. Essas são algumas das iniciativas que levaram o Banco Votorantim, quinto maior banco privado brasileiro em ativos, ao ranking das Melhores Empresas para Trabalhar 2019, do Great Place to Work (GPTW).

\"Acreditamos que estar entre as 150 melhores empresas para se trabalhar fortalece a nossa cultura enquanto motor estratégico da nossa organização. Enxergamos nessa conquista a satisfação dos nossos colaboradores, o respeito e a valorização que temos dado a todos, sempre priorizando um ambiente de trabalho simples e ágil, e que coloca os nossos talentos como protagonistas da nossa história, ao lado dos nossos clientes\", comemora Ana Paula Tarcia, head de Recursos Humanos do Banco Votorantim.

Entre as práticas adotadas pela empresa estão: a mudança de dress code, implantação do trabalho remoto, flexibilidade de horário e reformulação dos espaços, tornando-os cada vez mais colaborativos. A flexibilidade também está relacionada ao intercâmbio de conhecimento dentro da organização e com parceiros. Hoje, as áreas do Banco conduzem trocas de experiências de forma orgânica valorizando o conhecimento que possui dentro de casa e estimulando o aprendizado contínuo.

Como parte das mudanças, os processos seletivos também foram remodelados. O Banco utiliza vídeos e games para tornar o recrutamento e seleção mais dinâmicos e atrair profissionais com diferentes habilidades, aplicando testes para avaliar o grau de afinidade dos candidatos com as premissas institucionais da empresa. Para o desenvolvimento e construção de carreira, existe ainda o fomento à programas de movimentação interna, trilhas de formação, cursos, palestras, além do Edu.ca, plataforma online de treinamentos para reciclagem, aprimoramento de competências e conhecimentos-chave do negócio.

\"Nossos talentos são os principais representantes e difusores da nossa cultura, por isso acreditamos que, tão importante quanto atrair profissionais com qualificações técnicas, precisamos recrutar pessoas que combinem com o nosso jeito de ser e fazer. É uma relação de ganha-ganha onde nos consolidamos, cada vez mais, como uma boa empresa para se trabalhar e uma marca empregadora atraente e de referência no setor em que atuamos\", reforça Ana Paula.

Em sua jornada de transformação digital, o Banco Votorantim vem explorando diferentes práticas por meio da utilização de metodologias ágeis, organizando-se em times multidisciplinares formados por tribos e squads. Este formato permite ganhar ainda mais sinergia entre as diferentes áreas da instituição, que prioriza as ações pela capacidade de entrega de valor aos clientes. A inovação também é estimulada no dia a dia e todos os colaboradores podem participar contribuindo com ideias e projetos para desenvolvimento de novas soluções ou melhorias diversas.

Adicionalmente, há a preocupação contínua em estimular que os gestores se tornem referências e atores da transformação e mobilização de suas equipes. Para isso, em 2018, foi criado o Programa de Desenvolvimento da Liderança, que debate temas voltados para o autoconhecimento, pessoas, negócios e inovação. A iniciativa já contou com a participação de mais de 180 líderes e até o final deste ano todas as camadas de liderança serão contempladas.

O ranking do GPTW é publicado anualmente e é o pioneiro em avaliar o ambiente corporativo. Atualmente ele é feito em 53 países, dos seis continentes. No Brasil, ele realiza avaliações de âmbito nacional, regional, setorial – como Tecnologia da Informação e Saúde, por exemplo – e temáticos, além de divulgar frequentemente estudos setoriais e regionais. Para ser classificada, a empresa precisa se encaixar nos critérios do instituto que vão além dos programas e benefícios, passando pelas relações entre os times, como respeito, satisfação, confiança e qualidade do ambiente de trabalho.

Editorias: Negócios  Recursos Humanos
Empresa: Aline Ramos do Nascimento